Astrologia de qualidade compartilhada com profundidade e leveza
Oi, tudo bem ?
Você que já acompanha meu trabalho há algum tempo sabe o quanto eu gosto de compartilhar conteúdo e falar sobre Astrologia.
Para quem não sabe, Astrologia é uma área do conhecimento bastante antiga, um saber complexo que inclui diversos outros saberes e que há milênios acompanha a história da humanidade. Nossos antepassados já olhavam para o céu buscando compreender seus ciclos e sentidos e, ao notarem que havia uma relação direta entre os ciclos celestes e os acontecimentos terrestres, foram desenvolvendo a Astrologia que, da forma como conhecemos hoje, já existe há milênios.
A própria Astronomia nasceu da Astrologia, justamente pela necessidade de povos antigos compreenderem a dinâmica e a lógica dos ciclos e fazerem cálculos para que pudessem antecipar ciclos futuros, na tentativa de prever e se preparar para acontecimentos. Vale ressaltar que por muito tempo a Astrologia era muito mais voltada aos acontecimentos coletivos, sociais, políticos, economômicos e climáticos, ou seja, voltada para o coletivo, no que hoje conhecemos como Astrologia Mundial. Tanto é que reis e rainhas e governantes ao longo dos séculos tinham seus astrólogos que auxiliavam em suas decisões mais importantes, pensando no futuro de suas sociedades e nações.
A Astrologia voltada ao indivídio, o autoconhecimento e as questões do nosso cotidiano vieram depois, com a própria busca do ser humano neste sentido, que encontrou nessa área do conhecimento um saber profundo o suficiente para oferecer respostas.
Assim como a Astrologia é um saber antigo, há tempos está presente na mídia
A Astrologia sempre esteve presente na mídia e sempre foi “oferecida” para a população especialmente em sua forma mais simples e genérica, o horóscopo. Desde os almanaques e, depois, os horóscopos que surgiram nos jornais e posteriormente foram levados para televisão, rápido, revistas, um pequeno recorte da Astrologia foi apresentado ao público leigo, que criou o hábito de consultar tais informações para saber um pouco mais sobre sua vida e futuro.
Posteriormente, com a chegada da Internet a Astrologia foi para os grandes portais ainda no formato anteriormente mais comum, os horóscopos, que ao mesmo tempo mostram a Astrologia, mas fazendo um grande recorte que muitas vezes acaba por estereotipar e até mesmo reforçar o preconceito que, infelizmente, ainda existe na Astrologia.
Com o surgimento dos blogs dos astrólogos e, depois, das redes sociais, muita coisa mudou na forma de se compartilhar Astrologia e produzir conteúdo e de desde então, segue mudando.
Este é um dos meus campos de estudo. Desde 2005 fortemente ativa nas diferentes mídias, fui uma das primeiras astrólogas no Brasil a ter blog, enviar newsletter, dar entrevistas e produzir conteúdo em portais e utilizar as redes sociais como se utiliza hoje em dia. Da prática aos estudos, em 2009 iniciei uma pós graduação em Jornalismo, na qual tive oportunidade de aprofundar minhas pesquisas sobre o tema, o que resultou na monografia Astrologia nas redes sociais: uma nova forma de compartilhar o céu, de 2011.
A monografia foi super inovadora na época e virou referência inclusive para outras áreas, por mostrar a força das redes sociais também na divulgação de conteúdo mais qualificado e seu poder em mostrar àreas como a Astrologia em sua profundidade, apresentando outros temas que iam além do horóscopo. As redes sociais foram extremamente importantes em mostrar para o público leigo que a Astrologia era algo que ia muito além do horóscopo e, ainda, que qualquer pessoa disposta a estudar poderia ser astrólogo, tirando a imagem que havia se construído sobre gurus e a relação com o mercado místico ou esotérico, que não têm nada a ver com a Astrologia em si.
Minha monografia virou um convite para um mestrado que fiz seguindo minhas pesquisas sobre o tema. Fiz, então, um mestrado em Comunicação, aprofundando meus estudos sobre a relação entre Mídia e Astrologia. Em 2015 defendi a dissertação Narrativas do Céu: a presença da Astrologia nos meios de comunicação.
Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto é só clicar aqui para ler minha dissertação de mestrado na íntegra.
Em 2019 iniciei outro curso de pós graduação, desta vez em Influência Digital, que resultou em mais um trabalho importante sobre o assunto, um trabalho de conclusão de curso em forma de artigo acadêmico, entregue em 2020, no qual fiz a atualização da primeira monografia, pesquisando e apresentando as mudanças que aconteceram na última década. Em breve este artigo também estará disponível.
Criei o primeiro podcast de Astrologia no Brasil
Como comentei acima, desde o início das redes sociais estive ativa nelas e também tive participações importantes em outras mídias. Fui astróloga da Revista Cosmopolitan – Ed Abril, por alguns anos, fazendo horóscopo e outros conteúdos para a revista impressa e também para as redes sociais. Infelizmente a revista foi extinta, mas até isso acontecer, foram mais de 3 anos produzindo bastante conteúdo astrológico para a revista.
Também tive um quadro importante na televisão durante 4 anos participando semanalmente do Programa Mulheres, na TV Gazeta, falando sobre o horóscopo e o céu de cada semana.
Em 2018, em parceria com a Deezer, criei o primeiro podcast de Astrologia do Brasil, o Céu da Semana com Titi Vidal, que apresentei até fevereiro de 2021. Importante ressaltar que durante meses foi o único podcast de Astrologia no Brasil.
Em fevereiro de 2021 lançamos o Podcast Astrológicas
Desde fevereiro de 2021, eu e a astróloga Isabel Mueller temos o Podcast Astrológicas, produzido pela Milk Podcasts e realizado pela Globo/Gshow/Globoplay.
Um projeto bastante inovador, que apresenta uma Astrologia mais profunda, de qualidade, mas de um jeito didádico, leve e acessível ao público leigo.
O objetivo do nosso podcast é mostrar o que de fato é Astrologia e o quanto ela pode ser importante e útil na vida das pessoas.
Por ser uma forma de ver e compreender a vida e seus ciclos, ela nos ajuda a saber quem somos, como vivemos, em que fase da vida estamos e o que esperar do nosso futuro. Mais do que isso, a Astrologia é uma espécie de guia para nossas tomadas de decisão, para compreensão de todo nosso potencial e que nos prepara para os desafios, ofererendo recursos para que possamos superá-los.
Conhecer o céu de cada momento nos ajuda a compreender o clima de cada período e saber de suas potencialidades, o que nos auxilia a viver muito melhor.
Conhecer mais profundamente a aplicação prática da Astrologia nos ajuda a enxergar a vida de uma outra maneira, explorando todo nosso potencial para sermos pessoas melhores.
Astrologia é, entre outras coisas, uma ferramenta preciosa na busca por autoconhecimento e um saber que estuda o tempo, nos apontando o tempo certo para cada coisa. Astrologia é, de fato, tudo isso e muito mais.
Assim, em nosso Podcast Astrológicas, estamos criando conteúdo profundo, de qualidade, levando ao público a Astrologia com toda sua potencialidade.
Todo domingo temos um episódio sobre o Céu da Semana, no qual apresentamos os aspectos mais importantes de cada período, com bastante profundidade e dicas práticas para vivermos melhor cada momento.
É um conteúdo que vai muito além do horóscopo, sem compartimentar o ser humano que, na verdade, é muito mais do que o seu signo. Somos todo nosso mapa astrológico e temos todos os signos e planetas dentro de nós mesmos.
Justamente pensando nisso, toda quarta-feira temos um episódio chamado “astrologuês”, no qual traduzimos os temas astrológicos e também trazemos os temas e aspectos mais relevantes da vida para olhar para cada um deles com o olhar da Astrologia. Uma forma de desvendar o universo dos astros, signos e planetas, traduzindo de forma profunda e didática, com leveza.
E para mostrar a aplicação prática da Astrologia em nossas vidas, toda sexta-feira temos o Café com Astros, um quadro no qual entrevistamos pessoas – artistas, talentos, gente interessante – conversando sobre suas vidas e trajetórias tendo a Astrologia como fio condutor, mostrando o quanto seus mapas astrológicos natais e momentos podem ser narrados a partir dessa área do saber.
Conheça o Podcast Astrológicas
O Podcast Astrológicas é roteirizado e apresentado por Titi Vidal e Isabel Mueller. Realização Globo e Gshow e uma produção Milk Podcasts. Na produção Executiva: Josy Ane Siqueira e na edição Duda Suliano. Trilha Sonora de Bian, Duda Suliano, e UGot.
Para ouvir o Podcast Astrológicas:
O Podcast Astrológicas pode ser ouvido em Gshow e em Globoplay, mas também está disponível nas demais plataformas de áudio:
Ouça em Gshow * Ouça no Globoplay * Ouça no Spotify • Ouça no Deezer • Ouça no Apple Podcasts • Ouça no Castbox • Ouça na Amazon Music • Ouça no Google Podcasts
Vem ouvir a gente?
Espero que você se apaixone pelo nosso podcast tanto quando nós estamos apaixonadas por ele. Tem sido incrível compartilhar tanto conteúdo tão profundo com vocês.
Gostou do nosso Podcast Astrológicas? Lembre-se de comentar em nossas redes sociais @titividal e @isabelmuellerastrologa e/ou em seu próprio perfil utilizado #podcastastrologicas
Também ficaremos muito felizes se você compartilhar os episódios com seus amigos 🙂
Um beijo,
Titi