Ícone do site Titi Vidal

Urgência não é prioridade

Urgência não é prioridade

Urgência não é prioridade

Tanto na consultoria individual, quanto nos cursos e workshops, existe um ponto que sempre gera dúvidas: a diferença entre urgência e prioridade. É muito comum as pessoas acharem que toda urgência é prioridade e que toda prioridade é urgente. Pense um pouco sobre o seu dia a dia e, com certeza, você vai perceber que age dessa forma – principalmente no trabalho. Mas existem muitas diferenças entre esses dois tipos de atividades e compromissos. Para entendermos melhor, precisamos partir da premissa que urgência não é prioridade.

Agora que estamos alinhados, vamos nos aprofundar na forma como precisamos classificar esses dois tipos de tarefas:

Uma urgência é algo que não nos dá a opção de escolha.

Precisamos parar tudo o que estamos fazendo para resolvê-la. Neste caso, saber prazos é fundamental. Neste texto, também publicado na coluna Trabalhe Feliz, falo mais sobre isso.

Uma prioridade deve ser feita em primeiro lugar.

Ou seja, ela vem antes de qualquer outra atividade, por exemplo, uma  tarefa de rotina. Mas como não necessariamente a prioridade é uma urgência, você ainda tem opção para escolher em que momento vai realizá-la. Para saber como identificar uma prioridade, você pode se fazer algumas perguntas, que descrevi neste outro texto também publicado em minha coluna na Rede Bellatrix.

A partir disso, é possível definir melhor as urgências e prioridades e, assim, ter uma rotina mais organizada e, principalmente, mais tranquila. Afinal, saber que urgência não é prioridade e aplicar isso no dia a dia nos permite escolher o que iremos fazer primeiro e essa liberdade é fundamental para alcançarmos a felicidade no trabalho.

Para ter uma rotina mais organizada e tranquila, entre em contato. Você também pode baixar o e-book gratuito Organização para a Eficácia. E, neste mês de agosto, pode participar do curso Eficácia na Organização – inscreva-se com desconto até o dia 07/08.

Foto: Rod Long no site Unsplash

Sair da versão mobile