Ícone do site Titi Vidal

Urano em Gêmeos e as novas revoluções

de uma hora para outra, tudo pode mudar

Urano é o planeta da revolução, da inovação, das mudanças repentinas e imprevistos, dos contratempos e mudanças nos planos, das novidades e de tudo que é diferente.

Sua revolução é de 84 anos aproximadamente, ou seja, ele percorre o zodíaco durante esse período e, somente a cada mais ou menos 84 anos, volta ao mesmo signo.

Agora, tantos anos depois, Urano chega ao signo de Gêmeos, trazendo muitas mudanças e novidades. A grande chegada acontece no dia 7 de junho de 2025, mas ele só fica em Gêmeos nessa primeira passagem até novembro. Então, em abril de 2025 ele volta para ficar em Gêmeos, até novembro de 2032. Mas também não sai de uma vez. Ele ainda retorna para Gêmeos em dezembro de 2032 e somente sai de forma definitiva em maio de 2033. Assim, podemos considerar que de 2025 a 2033 Urano está com seus efeitos geminianos e isso significa que muita coisa vai mudar nesse mundo.

Os significados de Urano

Urano rege as grandes mudanças, especialmente as que acontecem de forma rápida e caótica. Com as boas ideias uranianas, vêm o caos e a falta de organização. É um planeta futurista e inovador, que rege parte da tecnologia e suas revoluções. Assuntos coletivos como tecnologia, economia e inovação têm a ver com os ciclos de Urano, incluindo o próprio capitalismo e as empresas de tecnologia. Tudo que é alternativo costuma ser regido por Urano. A ciência, inclusive, é também uraniana. Temas ligados à aviação, à energia elétrica e aos tratamentos alternativos também são regidos por Urano. Vale lembrar que Urano foi descoberto em 1781, para romper com os limites até então estabelecidos por Saturno e que, de lá para cá, muita coisa já mudou no mundo. Por sinal, quando Urano foi descoberto, ele estava no signo de Gêmeos, onde ingressa agora, enquanto Plutão estava no signo de Aquário, onde também se encontra nesse momento.

Em nosso mapa natal, onde temos Urano é uma área cheia de altos e baixos, de rupturas, de mudanças e instabilidades, mas também de inovação e criatividade.

Os significados de Gêmeos

Gêmeos rege a comunicação, os meios de transporte, a imprensa, a educação. Grandes mídias e redes de comunicação são associadas ao signo de Gêmeos. Dos transportes aéreos aos marítimos, todos caminhos e deslocamentos são regidos por esse signo. Um signo que abre espaço para ideias, para a razão e as descobertas, que inclui a própria internet, o mundo sem fio e as informações.

Onde temos Gêmeos no mapa temos curiosidade e multiplicidade.

Urano em Gêmeos: primeiros significados

Em Gêmeos, Urano promete trazer mudanças inovadoras e radicais. Vai abrir muitas novas possibilidades e oportunidades e, com suas novidades, tende a trazer o caos. Certamente viveremos grandes revoluções na comunicação, na educação, nos transportes, na mídia, nos serviços de entrega, nos carros, nos computadores e celulares, nos meios de comunicação em geral.

Novos negócios e setores irão surgir e, com eles, novos produtos e muita novidade.

Novas formas de pensar devem vir com tudo, mudando o mundo.

Haverá maior velocidade em tudo e uma maior fragmentação de nossa atenção, como já vem acontecendo.

Tende a haver mais instabilidade nos negócios, no dinheiro e nas negociações, com avanços e novidades científicos e educacionais.

Novas tecnologias certamente vão surgir, o que pode garantir mais agilidade em algumas atividades.

A saúde mental pode ficar ainda mais em pauta, com novos problemas e transtornos.

Novas formas de aprendizado certamente surgirão, levando escolas a terem que se adaptar a novos formatos pedagógicos.

Carros autônomos, drones para entrega, menos cabos e fios nas conexões e outro tanto de coisas que nem imaginamos vão não apenas surgir como se aprimorar.

Novas formas de comunicação ganharão espaço no mundo.

Ao chegar em Gêmeos, Urano desenvolve ciclos importantes

Urano e Plutão fizeram conjunção em 1965/66, no signo de Virgem, em um ciclo tão longo que o próximo encontro entre eles será apenas em 2104, no signo de Touro.

Com Urano em Gêmeos e Plutão em Aquário, eles estão em trígono, um aspecto harmônico e crescente que desenvolve muitos assuntos relacionados a esse ciclo, ligado, entre outras coisas, às grandes evoluções científicas e tecnológicas.

Uma combinação que fala não apenas da ciência, mas do poder gerado por ela. Inclui avanços científicos importantes. Está relacionado às empresas poderosas de tecnologia e a descobertas importantes, como os microchips. É bastante provável que vejamos muitas novas tecnologias de ponta sendo lançadas e muita inovação. Isso trará poder a quem detém o conhecimento e possivelmente em um primeiro momento apenas uma elite terá acesso a isso tudo, gerando também questões éticas e discussões a respeito.

Pode haver um medo geral por tantas mudanças e avanços que acontecem tão rápido.

É um aspecto bastante ligado ao capitalismo, que tende a desenvolver também novos meios de produção e alta tecnologia. Invenções como o ar condicionado e o transformador automático estão ligados a esse ciclo, que aborda todo conceito cibernético.

Por sinal, todos esses robôs e inteligência artificial se desenvolve e devemos ver avanços inimagináveis, o que ao mesmo tempo empolga e assusta.

Podemos ter mais medos como o do controle das máquinas. Energia atômica também está ligada a esse ciclo.

É possível acompanharmos avanços que trazem oportunidades, mas que oferecem mais poder e controle do futuro a uma minoria. Há uma relação, neste aspecto, entre poder político, ideologias e tecnologias.

Aspectos importantes da medicina estão ligados a esse ciclo, especialmente o que envolve alta tecnologia, dentro da genética, por exemplo, ou os transplantes. A primeira cirurgia de coração foi ligada a esse ciclo. O DNA foi fotografado pela primeira vez sob esse aspecto.

Podemos ver mais desse “brincar de Deus”, com poder de criar e recriar coisas e vidas.

Tecnologias do espaço também estão ligadas a esse ciclo, que está relacionado ao primeiro satélite artificial, a avanços importantes da Nasa e estudos sobre o universo. Avanços na tecnologia de aviação também são esperados (apesar dos riscos de acidentes “no ar” também aumentarem).

Inclusive o homem pisou na Lua sob as influências de Urano e Plutão, aspecto que também trouxe os primeiros computadores.

Empresas multinacionais podem crescer e surgir e esse aspecto favorece fusão entre elas, com maior dominação das poderosas sobre as menores.

É importante ressaltar que Urano em Gêmeos e Plutão em Aquário falam de alguns assuntos muito parecidos, como avanços científicos, mudanças nos hábitos, costumes e relações, revoluções de grande porte, controle por parte de quem domina a tecnologia e o conhecimento, além da maior fragmentação da atenção pelos nichos e algoritmos que aceleram as coisas, entre outros. O avanço do conhecimento é inegável em ambos aspectos e, com eles em aspecto, isso cresce esponencialmente.

Temos, portanto, o “ar” e o universo em pauta, o conhecimento e suas revoluções, a mente, a comunicação e a tecnologia em destaque.

Urano e Netuno também estão em aspecto, desenvolvendo um ciclo iniciado em 1993, quando ambos encontrarem-se em 1993. Agora Urano em Gêmeos faz um sextil, um bom aspecto, com Netuno em Áries.

Netuno em Áries

Esse aspecto se relaciona com determinados regimes políticos e muitos países se tornaram independentes sob esse aspecto ao longo da História. Esse aspecto tem relação especial com a União Soviética.

Escolas filosóficas, explicação de fenômenos espirituais e naturais, mudanças na religião e no papado, reformas religiosas, estão entre os assuntos desenvolvidos por esse ciclo. Algumas religiões, inclusive, foram criadas em tempos de Urano e Netuno, quando é comum surgir um “novo Deus”. O Islamismo é um exemplo. Roma também foi fundada com Urano e Netuno em aspecto.

Esse é um aspecto que revoluciona o pensamento e a ciência. Por outro lado, ao longo da História, os aspectos entre Urano e Netuno marcaram períodos de ignorância e retrocesso no conhecimento (inclusive em decorrência de discursos religiosos e líderes carismáticos que exerceram seu poder sobre a crença da população).

Enquanto a ciência avança, pode aumentar também o discurso anti ciência , anti conhecimento. E isso é interessante nesse contexto, porque temos ao mesmo tempo um discurso ultra cientificista e outro totalmente contra os avanços científicos e até mesmo contra o que já está estabelecido na ciência.

Há uma perigosa união entre política e religião nesse aspecto.

Quanto às invenções e descobertas, temos a invenção da imprensa, a industrialização da informação e a revolução industrial. Crescem os países que investem em conhecimento.

O fim da união soviética foi marcado pela presença de uma relação entre Urano e Netuno.

São períodos de transição ideológica, organização social da política e luta por hegemonia. A ciência pode interferir na religião e vice versa.

Clonagem e alimentos modificados geneticamente foram temas de aspectos anteriores, assim como discussões éticas sobre internet, tema que deve ganhar muita força nesse novo aspecto.

Saturno e Urano também estão em aspecto, desenvolvendo um ciclo que teve início em 1988, quando ambos encontraram-se no signo de Sagitário. O próximo encontro será em 2032, justamente no signo de Gêmeos. Ou seja, Saturno alcançará Urano ainda em Gêmeos e um novo ciclo terá início. Mas, por enquanto, o aspecto acontece entre o Urano em Gêmeos e o Saturno em Áries.

Uma nova configuração mundial está se desenhando e, até 2032, muita coisa vai acontecer para se consolidar em aproximadamente 7 anos.

Essa relação entre Saturno e Urano está ligada a marcos importantíssimos a tecnologia, a fins e começos de linhas de produção, produtos e serviços. Muitas coisas ficam obsoletas ou desinteressantes e novos produtos são lançados no mercado.

Há implatação de novas tecnologias, mas com discussões sobre a necessidade de mais infraestrutura e seus problemas. Tende a haver uma tentativa de tornar novas tecnologias viáveis e, com isso, muitas vezes há desaceleração do crescimento, criando desemprego e crises econômicas. Neste momento, temos algo a mais: as inteligências artificiais substituindo certos empregos e serviços, o que tende a impactar diretamente a economia mundial.

Assim, pode haver recessão, fábricas que não se atualizarem podem fechar e a substituição de humanos pelas máquinas de forma acelerada tende a ser algo presente. Podemos acompanhar crises nas tecnologias já existentes e caos pelas novas tecnologias.

Na política, a tendência é um endurecimento e mais conservadorismo.

E muita resistência às mudanças.

Vamos acompanhar quebra de contratos importantes.

As quedas de avião infelizmente se tornam mais presentes, assim como outras panes, aumento das turbulências e outros problemas aéreos.

A grande recessão econômica americana aconteceu sob um aspecto entre Saturno e Urano. Também acompanhamos cortes em programas especiais e outras pesquisas importantes.

Mais sobre a presença de Urano em Gêmeos nesse contexto

Como podemos notar, há muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e, não bastasse Urano em Gêmeos já trazer uma multiplicidade de assuntos, essas muitas configurações reforçam tudo isso.

A tendência é vermos uma ampliação do surgimento de mudanças rápidas e descontroladas. Com novas redes, novas tecnologias, novas mídias. Mais inteligência artificial e com inovações cada vez mais constantes e frequentes. Maior velocidade da informação.

Com a fragmentação da nossa atenção, aumento das fake news e uso maléfico da inteligência artificial, aumenta também o controle social, a manipulação. Isso tende a ser especialmente impactante na política. Já indiquei anteriormente um livro que fala a respeito:

Clique para saber mais sobre esse livro

Tendemos a ficar ainda mais ansiosos. Isso pode impactar ainda mais as gerações mais novas, mas de alguma maneira, todos nós seremos impactados.

Com isso, novos problemas de saúde mental podem surgir e temos que estar atentos a isso.

Falando em novidades, mudanças significativas devem acontecer na educação, nos transportes, na comunicação. A ciência está em movimento e podemos ver verdadeiras revoluções intelectuais acontecendo.

Acompanharemos o nascimento de novos comportamentos, sociais, novas formas de se relacionar e de se expressar. Surgirão novos negócios e mercados. Novas formas de ser, viver e se relacionar. Isso inclui mais diversidade, mais nicho. Entretanto, tendemos a ver mais intolerância e preconceito, tudo contra o nicho do qual cada um faz/não faz parte.

Há um aumento de poder das grandes redes e mídias e das empresas de tecnologia, com fusão de mercados e empresas. Grandes grupos estarão cada vez mais no domínio.

Movimentos revolucionários devem surgir.

Hábitos e costumes estão em transformação.

Em nível pessoal: Urano em Gêmeos e a vida de cada um

Urano está ligado a rupturas, mudanças, novas fases de vida. É associado ao que é novo ou excêntrico, ao que é diferente, ao sair da rotina e fugir do padrão. Fala sobre reviravoltas, e sobre a necessidade de entrar em contato com partes inexploradas da personalidade, como um alarme que soa, um despertador cósmica, que nos convida a olhar e expressar nosso eu mais profundo. A partir de um descontentamento, de uma inquietação, de uma ruptura, perda ou mudança, ele nos faz ressignificar a vida.

Onde temos Gêmeos no mapa, seja um planeta, ângulo ou casa, é onde teremos as revoluções uranianas no momento. Pode ser Sol, Ascendente, Lua ou qualquer planeta.

Clique aqui para descobrir Gêmeos no seu mapa

Assim, geminianos estão entre os mais afetados. Podemos esperar por grandes mudanças pela frente. As mudanças uranianas tendem a ser rápidas e ainda mais diversificadas acontecendo em Gêmeos.

Até porque, onde temos Gêmeos, já gostamos de mudar. Assim, para tirar da zona de conforto, Urano tende a inovar ainda mais.

Os signos mais beneficiados pela presença de Urano em Gêmeos são Áries, Leão, Libra e Aquário, que ganham boas novidades e mudanças, com mais criatividade, inovação, ousadia e mudanças mais fluídas.

Os que vão sentir de forma mais tensa e intensa são Virgem, Sagitário e Peixes. Nesses casos a inquietação e o desconforto tendem a estar mais presentes e as mudanças podem pegar de surpresa.

Em qualquer um dos casos, isso vale não apenas para quem é dos signos, mas que tenha Ascendente ou qualquer outro ângulo, Lua ou qualquer planeta em Gêmeos.

A área da vida onde temos Gêmeos (casa astrológica) fica em movimento. Fica mais agitada e caótica, com mais agilidade e diversidade nesses assuntos. Inquietações e mudanças radicais podem acontecer nessa área da vida e nos assuntos ali presentes.

As outras vezes que Urano esteve em Gêmeos

As últimas vezes que Urano esteve em Gêmeos foram entre 1942 e 1949 e, anteriormente, entre 1858 e 1865. Tivemos gerações criativas que revolucionaram a arte, a música e a política.

Tivemos aspectos complicados, como a segunda guerra mundial (que aconteceu com outras semelhanças ao céu atual).

O computador foi inventado e tivemos o início da comunicação digital. Avanços tecnológicos significativos e revoluções na comunicação, com novas formas e mais disseminação da informação que, em Gêmeos, apesar de mais abundante, também pode ficar mais superficial.

Surgem novas ideias e conceitos.

Tivemos a geração que nasceu nessa época e depois descobriu, inventou, ensinou e compartilhou.

O telégrafo teve uma revolução com Urano em Gêmeos, para comunicação de longa distância.

Dessa vez, podemos inclusive inventar novas formas de se comunicar à distância.

Mais possibilidades para esse novo período, considerando os anteriores

Assim, diante de tudo isso, podemos esperar realmente por revolução na inteligência artificial e em outras tecnologias de ponta, com novas formas de conectividade global e redes de dados mais rápidas. Devem surgir novas redes sociais e mídias mais revolucionárias, com crescimento de dispositivos de tradução automática, já que devem haver menos barreiras entre diferentes idiomas.

Deve haver a digitalização dos transportes, com mais veículos autônomos e, quem sabe, voadores, com novos aplicativos de mobilidade e de entrega, delivery.

Mudanças no jornalismo devem acontecer, especialmente no digital, com foco em notícias mais instantâneas e tecnologia de verificação.

A educação deve passar por uma super revolução, com o aprendizado ganhando novas formas e possibilidades. Devem surgir novos métodos de aprendizado, mais dinâmicos e acessíveis. Muito deve ser questionado sobre como aprendemos e ensinamos. Provas e vestibular devem ser repensados e talvez mudem ou até mesmo deixem de existir. Certamente haverão mudanças radicais nos currículos.

Até porque a própria mente está mudando e o mundo terá que se adaptar a isso. Há uma revolução mental em curso, com agilidade cada vez maior.

A diferença entre as diferentes gerações tende a ficar mais gritante e muitas revisões sobre conceitos e ideias e padrões estarão acontecendo.

Vamos debater sobre o que é inteligência, especialmente pelo surgimento cada vez mais das inteligências artificiais e, ao mesmo tempo, mudanças no nosso cérebro.

Mudanças significativas devem acontecer também no mercado de trabalho. Algumas profissões devem deixar de existir, mas outras devem surgir. A forma como fazemos muita coisa vai mudar.

Existirão novas formas de ganhos e um repensar sobre o capitalismo. Vamos desconstruir algumas ideias e inovar em outras.

Será um período de grandes inovações que mudam tecnologias e ideias, comunicação e ensino, conexão e transporte.

Na arte e na cultura, a tendência é uma arte mais transgressora e questionadora, especialmente pelo caos que se instala.

Rádio, cinema, internet, tudo deve estar em movimento. Surgirão ferramentas mais poderosas de comunicação em massa.

Novos conceitos na literatura e no jornalismo também tendem a revolucionar tudo. A comunicação fica mais rápida e mais difeta.

Essa tecnologia mais avançada, inclusive, surgiu em outros momentos de Urano em Gêmeos, até para comunicação durante períodos críticos, como a segunda guerra mundial.

Avanço em física nuclear, radar e outras tecnologias de guerra são esperados.

Mais propaganda sobre tudo, inclusive guerras e afins. O telégrafo por exemplo evoluiu durante a guerra civil americana, para coordenar tropas e transmitir informações

A guerra de informação é uma possibilidade cada vez mais presente.

Biologia e medicina tendem a avançar imensamente, com novas descobertas.

Nos transportes, teremos novos canais, incluindo transportes por ar, terra ou água.

O desejo de liberdade tende a ser grande e isso pode gerar disputas e revoluções mais intensas.

Em meio ao caos, muitas são as possibilidades

Diante de tudo isso, sabemos que podemos esperar o inesperado, que muito do que vem pela frente sequer podemos imaginar.

Mas é importante se manter informado, busando fontes sempre seguras e, cada vez mais, sabendo como checar cada informação que nos cerca.

É um momento caótico e delicado do mundo, mas também revolucionário e que nos oferece a opção de mudar voluntariamente em nome de um mundo melhor.

Podemos inventar tecnologias maravilhosas que chegam para nos ajudar e melhorar o mundo.

Mas precisamos estar conscientes de tudo que podemos e devemos fazer neste momento.

Como você está se preparando para isso?

Para saber mais sobre como Urano em Gêmeos te influencia, o ideal é fazer uma consulta astrológica completa, que inclui a análise personalizada do seu momento, uma vez que os principais aspectos de Urano duram em torno de 4 anos e, em uma determinada casa astrológica, em média, ele fica por 7 anos. Agende sua consulta pelo email contato@titividal.com.br.

Sair da versão mobile