Não é raro ouvir alguém falar “se trabalho fosse bom, não chamava trabalho”. Minha resposta para esse comentário é que ele é tão bom que deveria se chamar relacionamento. Afinal, o tempo todo em que trabalhamos estamos em contato com outras pessoas: quando chegamos ao escritório, se não encontramos um(a) colega logo de cara, isso acontece pouco tempo depois. E mesmo quando fazemos home-office, não ficamos sozinhos, já que usamos, em algum momento, diferentes meios de comunicação, como email, telefone e mensagens de texto.
Quando assimilamos que trabalhar é nos relacionarmos com outras pessoas, temos mais chances de nos sentirmos felizes e, como consequência, sermos mais eficientes. Isso acontece porque adotamos um comportamento tão comum em nossa vida pessoal, mas muitas vezes esquecido na vida profissional: o cuidado com os outros.
Tente se lembrar de algum problema que enfrentou em um relacionamento com um membro de sua família ou com um amigo. É muito provável você tenha feito algo para resolver a questão, principalmente se convivia com a pessoa com frequência. E se pensarmos nos colegas de trabalho, chefes ou membros de equipe, você não deveria se empenhar para resolver qualquer problema que surja? Afinal, você interage com eles constantemente.
É claro que quando temos certeza de que não fizemos nada de errado, é mais difícil aceitar que devemos agir. Mas neste caso, recomendo que adote algumas características do signo do relacionamento, libra, e busque a diplomacia e a paz com imparcialidade. Para mim, que tem um sol libriano essa tarefa pode ser menos desafiadora e acho que justamente por isso que comecei a trabalhar como consultora, advisor e palestrante em felicidade profissional e eficiência. Afinal, um dos pilares para alcançarmos a satisfação profissional é a boa comunicação.
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