Ícone do site Titi Vidal

Tempo

Começo o artigo deste mês com a frase de Charles Chaplin: “Um segundo é tempo suficiente para mudar tudo para sempre.”

Cada segundo é muito importante e ter mais TEMPO é um dos objetivos da organização.  

Quando o usamos de uma maneira equilibrada, criamos a oportunidade de curtir cada vez mais o que amamos fazer, aproveitamos o tudo de uma forma mais certeira e ele passa a ser nosso amigo, não mais nosso inimigo.

Quando planejamos e organizamos nossa agenda, por exemplo, conseguimos fazer tudo o que gostamos. Trabalhamos, mas também curtimos a vida! Obrigações e prazeres fazem parte do nosso dia! 

Como disse o professor Leandro Karnal: “Pessoas que ficando contando o tempo não são pessoas ocupadas, mas sim desorganizadas.”, ele citou esta frase durante uma aula na qual ele fez alusão ao Coelho Branco da história de Alice no País das Maravilhas. O personagem fictício da obra literária produzida por Lewis Carroll está sempre apressado e atrasado (“É tarde! É tarde! É tarde até que arde! Ai, ai, meu Deus! Alô, adeus! É tarde, é tarde, é tarde!”). 

É muito comum nos pegarmos falando ou ouvindo alguém dizer que 24h é pouco para fazer tanta coisa. Será mesmo? Esse desafio de ter mais tempo tem solução: organização. É uma fórmula bastante eficaz e que faz toda diferença em nossa vida! 

Há algumas dicas que costumo mencionar para nos mantermos mais produtivos e com horas livres: planejar e organizar o dia; priorizar as tarefas; moderar o uso de aplicativos de mensagens e redes sociais e fazer pausas para aliviar a mente.

Olhar o relógio também não é uma boa opção, porque enquanto olhamos, ficamos parados e parados, perdemos tempo e oportunidades! 

Sabe aquela frase “se podemos resolver alguma coisa hoje, por que deixar para amanhã?”, ela nunca fez tanto sentido. Procrastinar ou adiar algo causa stress e compromete o foco e a produtividade. 

A organização veio para nos ajudar nisso!

Adriana Rielo

Organização Prática Criativa

Sair da versão mobile