Infelizmente, não aprendemos nas escolas e nas universidades a forma ideal para agirmos no ambiente profissional. Por isso, muitas vezes temos dificuldades de construir relações positivas e alianças que nos auxiliem a desenvolver um trabalho melhor. Mas não é uma questão de etiqueta empresarial e sim de colocar em prática comportamentos básicos – aqueles que aprendemos desde pequenos, como os sete descritos a seguir:
- Não faça com os outros o que não quer que façam com você: essa é a regra básica, a número 1. Se você se esquecer das outras, tenha pelo menos essa em mente.
- Escute atentamente: mesmo que não esteja interessado(a) no que a outra pessoa diz, espere o momento ideal para falar alguma coisa. Além de mostrar sua educação, mostra, também que está ouvindo e prestando atenção no que o outro diz, o que é essencial para uma boa relação. É claro que tem gente que fala demais e, para piorar, coisas que não são interessantes. Se esse for o caso, interrompa a pessoa no momento adequado, por exemplo, quando ela faz uma pausa.
- Fale a verdade: se você cometer um erro, não tente esconder ou mentir sobre ele. Pense no que aconteceu, avalie as possíveis soluções e fale com seus gestores imediatamente. Quanto mais cedo você apresentar a situação crítica, mais rápido poderá solucioná-la.
- Seja pontual: ao se atrasar, a mensagem que você transmite é que o seu tempo é mais importante do que o das outras pessoas. Mesmo que sua posição na empresa tenha mais relevância, não mostre isso fazendo os outros esperarem por você. As pessoas sabem. Além disso, você começa a perder a credibilidade. Outra mensagem que você passa com os atrasos é a de desorganização. Para ajudar a chegar no horário, bloqueie sua agenda por mais tempo do que imagina ser necessário para realizar alguma atividade. Além disso, sempre inclua em seu calendário o deslocamento para qualquer compromisso, principalmente aqueles que são fora do escritório.
- Controle o tom de voz: claro que em alguns momentos não conseguimos esconder a empolgação e falamos muito alto. Se isso acontecer, é só diminuir o tom de voz assim que se der conta. Pedir desculpas também ajuda. Para saber se você fala alto e não percebe, preste atenção na expressão das pessoas à sua volta quando diz alguma coisa – principalmente quando estiver ao telefone.
- Mantenha a limpeza: deixe limpos e organizados todos os locais por onde passa no escritório – tanto o seu espaço de trabalho, quanto as áreas frequentadas pelos demais funcionários.
- Seja silenciosa: não deixe seu celular em um volume alto – o ideal é usar a função de vibrar quando estiver no trabalho. Lembre-se também de que você não está em um show ou balada. Por isso, se quiser ouvir música, deixe o volume em um nível que não ultrapasse os limites do seu fone de ouvido. Sua saúde também agradece!
Esses comportamentos parecem básicos e simples. Mas é justamente por isso que acabam sendo esquecidos por muitos profissionais e, com isso, o ambiente de trabalho vai se tornando negativo – assim como a imagem de quem os ignora. Portanto, se eles ainda não fazem parte da sua rotina, anote-os na agenda até que sejam incorporados.
Foto: Edgar Pereira no site Unsplash