Em pleno domingo de Páscoa
Chegamos ao quarto minguante da Lua e isso acontece neste domingo de Páscoa, dia 04 de abril, com a Lua no produtivo signo de Capricórnio. É o momento de fechamento do ciclo de Lunação Pisciano, que fez nossas emoções transbordarem e tanta coisa perder o controle no mundo.
É hora de fechar alguns dos assuntos que foram iniciados ou potencializados durante o Ciclo de Lunação Pisciano.
Esta semana que tem início com o quarto crescente da Lua tende a ser, provavelmente, a mais produtiva deste ciclo e podemos resolver pendências e assuntos que foram se acumulando nas últimas semanas. Os próximos dias são bons para colocarmos coisas em prática e fazemos com que as coisas aconteçam.
Mas também são dias de mais contato com a realidade e a perceção sobre o quanto as coisas estão ou não funcionando. Tanto que é um ótimo momento para diminuir o ritmo e fazer tudo com mais calma, cautela e atenção, com respeito aos tempos e limites, mas sem deixar de agir e fazer acontecer.
É um ciclo atípico, que permite, inclusive, os inícios durante esta semana de Lua Minguante, tão produtiva e cheia de energia de começo e ao mesmo tempo de realização e produtividade.
Vale rever seu ritual da Lunação Pisciana e avaliar se conseguiu cumprir tudo que desejava e avaliar o que deve ser prioridade nos próximos dias e o que pode ficar para o próximo ciclo de Lunação que terá início em breve. Mais abaixo retomarei esse assunto.
Porque agora quero te contar sobre a relação entre a Páscoa e o céu
Você sabia que a Páscoa sempre acontece na primeira Lua Cheia após o ingresso do Sol no signo de Áries?
Todo ano acontece o equinócio de março, no momento em que o Sol ingressa em Áries e tem inicio uma nova estação – primavera no hemisfério norte, outono no hemisfério sul – e o ano novo astrológico começa. Assim que, após esse evento, acontece uma Lua Cheia, temos a Páscoa.
Este ano, curiosamente, dois domingos com energia de Lua Cheia após o equinócio fizeram com que a Páscoa fosse para o segundo e já numa energia de Lua Minguante, já que no da 04 de abril saímos oficialmente da fase cheia para ingressar na minguante. Talvez um indício extra de que devemos nos recolher…
Em outras palavras, a Páscoa é celebrada na primeira Lua Cheia após o início do ano astrológico, o que significa que ela é marcada de acordo com os ciclos celestes.
Para os cristãos, a Páscoa está relacionada à ressurreição de Jesus Cristo. Curiosamente, é o momento em que o Sol aparentemente cruza a linha do horizonte rumo ao hemisfério norte, o que para os antigos representava uma espécie de retorno do Deus Sol.
Por se tratar da ressurreição de Cristo, é também um evento associado a um ritual de passagem e à ideia de renascimento e renovação.
Apenas uma “coincidência” com o momento astrológico que celebra o início do ano, quando o Sol inicia mais uma volta pelo zodíaco e começa tudo de novo.
Ainda sobre a simbologia desta data, o coelho, símbolo da Páscoa, é associado à esta data por ser símbolo também de fertilidade. Bem no clima da potência e fertilidade do início do ano que, astrologicamente, acabou de começar.
Alias, os ovos são uma boa imagem simbólica daquele que rompe uma casca e renasce totalmente novo e modificado, ou seja, é a própria imagem de um renascimento.
E, assim, além de ser um momento para celebrar o amor, a Páscoa é tempo de renascimento.
Mas, se eu puder te dar um conselho, com base no céu…
Minha dica é seguir sendo responsável, ou passar a ser, se for o caso, e tentar seguir à risca as recomendações da ciência que têm nos pedido mais isolamento e distanciamente social, a necessidade de seguir à risca os protocolos que visam reduzir a transmissão do coronavírus.
A Lua minguando em Capricórnio é uma boa indicação sobre diminuir ritmo e agir com responsabilidade e de forma mais conectada às questões sociais. Além disso, o próximo ciclo, que terá início no próximo dia 11/04, pode ser devastador caso as coisas não comecem, agora, a seguir outra direção…
E se pensarmos que a semana de Lua Nova coincidirá com o prazo pós-“feriado” que em geral tem feito números da pandemia aumentarem, é uma boa indicação de que devemos ser cuidadosos e responsáveis agora, para que as coisas não fujam ainda mais do controle depois.
Eu sei o quanto é difícil passar esses momentos longe da família e digo isso sentindo na pele o que significa estar isolada e distante das pessoas que eu amo. Mas, ficar longe, nunca foi tanto sinal de respeito e prova de amor, e está ai uma firme Lua minguando em Capricórnio para concordar comigo.
Falando no próximo ciclo, nada como uma Lua Minguante tão produtiva para fazer seu ritual da Lua Nova
É uma ótima semana para sentar e planejar o próximo ciclo. Como comentei acima, será um ciclo potente e intenso, ao mesmo tempo cheio de energia de coragem e iniciativa, mas também de ansiedade e riscos, e nos pedirá muita responsabilidade e cautela.
Por isso vale a pena planejar com bastante calma, pensando no que priorizar e onde colocar de fato energia. Para te ajudar, eu e a Lygia Pontes, com quem ministro o curso Ciclos Lunares e Produtividade (que não acontecerá nos próximos meses porque a Lygia iniciará uma nova jornada e entrará em licença-maternidade em breve) preparamos um material super especial para te ajudar nesses passos. Enquanto não retomamos o curso (que, prometemos, voltará o quanto antes e com algumas boas novidades que já estão planejadas) deixaremos sempre disponíveis materiais que podem te ajudar a planejar cada ciclo.
Faça seu ritual da Lua em Áries!
O primeiro ciclo de Lunação após o ingresso do Sol em Áries merece atenção especial. Ao adquirir seu Ritual da Lunação Ariana, você receberá um material exclusivo e especialmente preparado por mim e pela Lygia Pontes, com detalhes sobre o ciclo ariano que iniciará em breve. Além disso, receberá o ritual da Lua Nova com coordenadas para fazer de forma objetiva e produtiva. Também contará com o mapa de atividades para tirar os planos do ritual e fazer com que cada um deles aconteça.
Se você conhece seu mapa e sabe em que área da sua vida a lunação acontece, pode colocar ainda mais energia nisso. Mas, se você não sabe, não se preocupe, a ideia é justamente pensar nos assuntos que estão em sua mente e em seu coração e considerar todas as casas astrológicas, de acordo com as coordenadas que você recebe junto com o ritual. Afinal, uma vida equilibrada inclui atenção para todas as áreas da nossa vida.
Saiba mais sobre este momento
Como estamos acompanhando, são tempos realmente intensos e desafiadores, mas temos que compreender o sentido disso tudo e aproveitar da melhor maneira possível cada oportunidade.
Essa semana de Lua Minguante, portanto, é ideal para fechar ciclos, mas também produtiva e cheia de realização e nos permite começar coisas novas – desde que elas já venham sendo planejadas ao decorrer das semanas anteriores.
Além disso, é um bom momento para selecionar temas e projetos e planejar o futuro.
Para saber mais, você pode conferir o horóscopo semanal, que voltou a ser postado aos domingos, mas que nessa semana chegou adiantado para compensar a falta da semana anterior.
Aproveite para ler o horóscopo de abril, no qual conto um pouco mais sobre o céu deste mês que já começou intenso.
Escute o podcast Astrológicas, que apresento com a Isabel Mueller, que aos domingos apresenta o céu da semana e toda quarta feira tem o astrologuês. Por sinal, o último astrologuês é sobre as casas astrológicas, o que pode ser um lindo guia para fazer seu ritual da Lua Nova. Você pode ouvir em Gshow, Globoplay e demais plataformas de áudio e no site em podcasts você tem cada episódio que já foi ao ar com os links diretos para ouvir onde preferir.
-
Mapa Astral OnlineR$180,00
E antes de me despedir, tenho mais um convite para te fazer…
Agora em abril vou ministrar mais uma edição do curso de Lenormand, um dos meus baralhos preferidos, que uso diariamente em atendimentos e também em minha vida pessoal. Será um curso intensivo, incluindo os módulos 1 e 2. Clique aqui para saber mais e inscreva-se pelo email contato@titividal.com.br.
Uma Páscoa cheia de amor para você e seus queridos…
E que possamos de fato renascer para uma nova realidade que, por mais difícil que pareça, é possível, mas depende de cada um de nós. Eu estou aqui fazendo a minha parte, e você?
Um beijo, um abraço apertado, e uma Páscoa com muito amor e saúde!
Titi