Ícone do site Titi Vidal

Se a Astrologia é tão mais complexa, por que escrever horóscopo?

Minha relação com Horóscopo

Quando comecei a estudar Astrologia, lembro de ter dito para mim mesma nunca escrever horóscopo.

Eu mesma achava o horóscopo algo mais superficial e estereotipado e que nem sempre fazia mesmo sentido. O que foi totalmente explicado quando descobri que por tanto tempo sequer eram astrólogos a escrever, mas sim jornalistas ou qualquer outra pessoa que estivesse disponível na redação de um jornal.

Poucos anos se passaram entre eu me formar em Astrologia e escrever o meu primeiro horóscopo.

Como uma pioneira na Comunicação da Astrologia na Mídia, logo fiz meu site (que na época ainda era um blog) e fui entrando nas redes sociais que foram surgindo. Não demorou muito para eu ser chamada para dar entrevistas para portais e escrever sobre Astrologia em alguns sites, jornais e revistas.

Foram anos colaborando com diferentes revistas e jornais. Inclusive a Revista Cosmopolitan, para onde eu escrevia não apenas horóscopos nas revistas impressas, como nas redes sociais da revista, além de matérias especiais, para o impresso e o digital.

Cheguei a escrever para tantos lugares que uns anos atrás passei aproximadamente 15 colunas para alunos meus darem continuidade.

Além das revistas, sites e jornais, tive a oportunidade de fazer horóscopo para a televisão. Anos atrás, para o Programa Mulheres, na TV Gazeta e, mais recente, no Programa Melhor da Tarde, na Band TV.

Apesar da mídia ser diferente, o conteúdo do horóscopo nos diferentes canais costuma ser muito parecido, especialmente revistas e televisão.

Inclusive estudei sobre isso quando fiz Mestrado em Comunicação Social (defendi minha dissertação em 2015).

Inovação na forma de fazer horóscopo

Na verdade, antes de fazer mestrado, fiz uma pós graduação em Jornalismo. Na época, eu já utilizava as redes sociais, desde o Orkut e, quando fui fazer a pós, já era bastante ativa no Twitter e no Facebook, as principais redes da época.

Eu inclusive fui uma das 5 primeiras astrólogas do Brasil a usar as redes sociais como se usa hoje em dia e decidi estudar isso para minha monografia. Praticamente não havia bibliografia sobre o assunto e minha monografia acabou se tornando uma grande referência na época.

Inclusive porque levei para esse estudo muito do que eu praticava na época, que já era uma maneira bem diferente e inovadora de falar sobre o céu do momento.

Foi nesse momento, inclusive, que eu entendi a importância do horóscopo e de todo conteúdo que levamos para o público leigo que, por mais superficial que seja ou pareça, é uma forma de ir contando dia após dia sobre o quanto a Astrologia é uma área do conhecimento incrível e super efetiva não apenas no autoconhecimento como na tomada de decisões.

É uma narrativa que se conta dia após dia e, concluída minha monografia, veio o convite para fazer o mestrado e seguir estudando o tema. Mas, no mestrado, comparei também as novas mídias com as mídias mais tradicionais e foi uma experiência bem interessante e reveladora.

Origem e importância do Horóscopo

Durante meus estudos acadêmicos, tive a necessidade e oportunidade de me aprofundar na História da Astrologia e, com isso, também em saber mais sobre os antigos almanaques e as origens do horóscopo.

Entendi, ao olhar para a relação dos astrólogos com a mídia, da mídia com a Astrologia e do público com tudo isso, que o horóscopo é uma forma de contar uma história que, de alguma maneira, toca a vida das pessoas. Ao abordar o signo de alguém, conseguimos falar sobre tendências a partir do que está acontecendo naquele momento ou período para cada um deles. Por mais recortado que isso seja, é o signo o que todo mundo sabe quanto ao seu próprio mapa e essência astrológica.

Ao ser escrito por um bom astrólogo, o horóscopo é capaz de contar coisas importantes sobre o céu do momento e oferecer orientações eficazes. O ideal, claro, é que o astrólogo oriente sobre a importância de se buscar uma consulta mais personalizada e completa para a tomada de decisões mais importantes. Apesar disso, o horóscopo é capaz de nos contar sobre o clima geral de cada momento.

Especialmente quando saímos dos veículos de massa e as grandes mídias, indo para sites de astrólogos e redes sociais, nas quais cada profissional consegue aprofundar um pouco mais sobre o céu de cada momento e oferecer mais elementos para compreensão de cada fase.

Mais inovação na forma de falar sobre o céu de cada momento

Com o tempo, novas redes sociais surgiram, além de outras plataformas e formas de comunicar, não apenas Astrologia, mas tudo.

Canais de Youtube, podcasts… E eu tive a oportunidade de estar à frente em muitas dessas novas formas de falar sobre o céu.

Criei o primeiro podcast de Astrologia do Brasil, o Céu da Semana com Titi Vidal, na Deezer. Foi uma experiência super legal, um podcast criado do zero quando esse tipo de mídia ainda era uma grande novidade, em 2018. Durante todo período que tive o podcast, até 2021, ele foi o conteúdo não musical mais ouvido de toda Deezer mundial.

O Céu da Semana seguia o formato oficial do horóscopo, com um geral para todos + previsões para cada signo, mas de forma muito mais aprofundada que o conteúdo escrito e em maior conexão com o público.

Foi assim que surgiu o convite para o Astrológicas, o podcast incrível que tive na Globoplay com a Isabel Mueller, no qual, ao longo de 2 anos, entregamos episódios inovadores sobre o céu do momento, sem divisão por signos e muito mais profundo, além de entrevistas e muito conteúdo traduzindo o “astrologuês” e os diversos assuntos e temas da vida, com o olhar astrológico. Foi sucesso total.

Clique aqui para ouvir os episódios do Podcast Astrológicas

Além dos meus podcasts, já tive a oportunidade de participar como convidada/entrevistada de mais de 50 podcasts, o que é sempre uma alegria, poder levar conteúdo astrológico, incluindo previsões gerais, para um público cada vez mais diversificado e maior.

Clique aqui para conferir minha participação em diferentes podcasts

Aliás, diariamente faço esse exercício de compartilhar o céu de forma profunda e acessível, seja no horóscopo mais básico ou em qualquer outro conteúdo sobre o céu do momento.

E sei o quanto isso inspira pessoas a querer saber ainda mais sobre Astrologia. Esse público vem em busca de mais conteúdo astrológico, sobre o céu do momento e todos outros temas astrológicos.

Ainda mais com tantas novas maneiras de se compartilhar o céu.

Por sinal, mais recente fiz uma nova pós graduação, dessa vez em Influência Digital, na qual pude atualizar minha primeira pesquisa.

Por isso signo fazendo horóscopo com amor

Há muitos desafios em se fazer horóscopo. Por mais simples que pareçam, não são fáceis de escrever. Eles precisam contemplar muitas possibilidades em um pequeno recorte para os signos, por exemplo. Precisam ser bem feitos, tecnicamente e em termos de linguagem.

Como já contei em um artigo acadêmico que está publicado em um livro, o horóscopo ao mesmo tempo mostra e esconde a Astrologia, mas, de um jeito ou de outro, acabo achando que mais abre as portas para a curiosidade das pessoas, do que o contrário.

E é por isso que sigo fazendo com amor e ocupando todos os espaços possíveis.

Seja em minha coluna em Universa(UOL), no meu site, nas minhas redes sociais ou diferentes mídias, levar Astrologia é maravilhoso.

É uma forma incrível de contar que a vida é movimento, que os ciclos são constantes e não só nos influenciam, como nos orientam.

Na verdade, como sempre digo, não é bem uma questão de como o céu nos influencia, mas o que fazemos sob cada céu. E é isso que o céu do momento que levamos quer fazer: contar mais sobre o clima de cada momento para que possamos viver cada momento da melhor forma possível.

E, claro, também quero mostrar uma pontinha de toda beleza astrológica e inspirar pessoas a virem conhecer mais, seja lendo mais a respeito ou fazendo uma consulta astrológica personalizada e completa.
Afinal, é sobre levar autoconhecimento e desenvolvimento ou transformação pessoal. É sobre transformar pessoas e mapear caminhos possíveis, oferecendo um universo de recursos para quem quer tomar decisões de forma mais consciente e positiva.

E você, como tem se relacionado com a Astrologia?

Sair da versão mobile