Ícone do site Titi Vidal

Saturno retrógrado em Capricórnio

De 17 de abril a 06 de setembro de 2018 Saturno, que rege entre tantas outras coisas o tempo e a estrutura, está retrógrado. Ele está em sua casa, Capricórnio, confortável para cobrar e recompensar, para mostrar a vida como ela é na realidade, para lembrar dos tempos e limites de cada um e da vida. Agora, retrógrado, quer ter certeza se estamos pensando e repensando sobre isso.

E para isso pode mudar muita coisa de direção. Pode cobrar um pouco mais. Fiscalizar, como adora fazer. Saturno retrógrado é sempre um convite para rever estruturas e bases, para revisar tudo que estamos fazendo e para que cada um de nós possa desacelerar e se for preciso até dar um passo para trás, para poder caminhar com mais firmeza daqui para frente.

Pode ser um momento para rever, revisar e refazer coisas estruturais, para repensar rumo de vida, para fortalecer mais a base de alguma coisa. Pode ser a hora de finalizar coisas que atravancam a vida e de começar ou resgatar projetos de vida fundamentais.

Saturno é também um fiscal, um auditor, que vai apontando erros e acertos, que vai cobrando resultados e retrógrado pode fazer esse papel com ainda mais rigidez. Isso porque se está retrógrado, está voltando a um ponto por onde já passou antes. E se já avisou que era preciso fazer ou mudar alguma coisa, agora vai ter certeza se você está fazendo essa lição de casa direitinho. E fica a dica: depois de passar por ali retrógrado, ainda passará direto outra vez. E ai de quem não tiver feito o que ele pediu.

Mas isso não é para assustar ninguém, porque ele não faz nada sem avisar. Ele não faz nada sem te dar uma chance. Ele sempre conta com antecedência o que vai acontecer e quem decide o que vai fazer com isso é você. E apesar de muitas vezes ser até um tanto duro ou cruel por onde passa, trazer limitações e restrições, desafios e dificuldades, e até um certo sofrimento, Saturno é dos mais justos de todos os planetas e se você está fazendo o que deveria fazer, ele sempre vai te recompensar, na justa medida do seu esforço. É por isso que tanta coisa boa e importante na nossa vida acontece com o apoio indiscutível de Saturno. E tem mais: o que conquistamos com Saturno, ninguém tira da gente, afinal, fizemos por merecer.

Saturno é como um pai cobrador, rígido, que impõe limite e mostra o essencial da vida. Mas que valoriza nosso esforço e reconhece tudo que fazemos com resultados bem firmes e concretos.

E ele não quer saber de drama ou lamentação. Saturno rege a sabedoria e pede maturidade. Em capricórnio, está feliz e à vontade para fazer e exigir o que deve ser feito. E é bom que seja assim mesmo. Os próximos anos ele ainda está em Capricórnio e logo mais tem um encontro desafiador com Plutão, que pode trazer grandes mudanças para o mundo e para cada um de nós. Vamos nos preparar para viver bem esse momento?

Então vamos em frente, um passo de cada vez, pisando em terra firme e em total contato com a realidade, ok? Saturno pede, mas reconhece. Saturno cobra, mas recompensa. Saturno é justo, pode ter certeza. E sempre te dá uma ou mais chances de dar o passo por conta própria. E como nos faz crescer! Depois de um trânsito de Saturno, ficamos maduros e fortes para sempre.

Que essa retrogradação nos permita rever as bases e estruturas, o quanto somos maduros ou precisamos ser mais, o quanto usamos nossa sabedoria e experiência de vida a nosso favor, e o quanto temos mesmo consciência dos limites pessoais, alheios e da vida. Saturno ensina sobre o tempo, que não volta atrás, mas permite olhar para o passado para acertar e viver melhor no futuro. E é isso que uma retrogradação de Saturno também nos oferece.

E não vamos perder essas oportunidades, certo?

Saiba mais:

 

 

 

Sair da versão mobile