Ícone do site Titi Vidal

Saturno Retrógrado

Porque não dá pra resolver nada com pressa neste momento

Saturno iniciou um movimento retrógrado (11/05) que acontecerá até dia 29/09, quando fica direto outra vez. Saturno, que está em Aquário, chega a retornar para Capricórnio neste período (02/07 a 17/12).

https://old.titividal.com.br/saturno-em-aquario/
Saturno em Aquário

Ao estar retrógrado, Saturno pede para revermos ainda mais as estruturas – especialmente aquelas que já foram ou estão sendo balançadas.
Se Saturno é uma espécie de auditor, que vai analisando com todos os detalhes tudo por onde passa, ao ficar retrógrado vai buscar aqueles arquivos ocultos, os cantos não observados, as janelas não abertas, aquilo que está ainda mais profundo, bem abaixo da superfície.

Ao ficar retrógrado, Saturno pode, ainda, abalar ainda mais certas estruturas e mostrar onde há ou não consistência, base, raiz, profundidade, verdade, ética, infra estrutura.

Enquanto ainda está – retrógrado – em Aquário, vem lembrar de forma mais precisa e profunda da necessidade de responsabilidade social e coletiva.

Ao voltar para Capricórnio, vem nos lembrar pela milésima vez sobre os temas principais deste ano tão difícil que estamos vivendo. Afinal, 2020 é um ano inteiro que acontece sob os efeitos do grande encontro que aconteceu em janeiro entre Saturno e Plutão, em Capricórnio.

https://old.titividal.com.br/o-grande-encontro-entre-saturno-e-plutao/
Lembre esses efeitos

Ao “andar para trás” , tanto em Aquário como em Capricórnio, vem frisar que é ano de entender mais sobre o tempo, de compreender sobre o ritmo certo das coisas, de olhar para o que em geral queremos não ver, de persistir se queremos algo que dure para sempre, de viver presente cada momento, de caminhar um dia de cada vez.

E, se por acaso, corremos de mais nos últimos tempos e fizemos as coisas de um jeito que não era o melhor de todos, é muito possível que agora tenhamos que dar alguns passos para trás antes de seguir em frente.

É muito possível que tenhamos que viver restrições e medidas de contenção mais severas, mais limitantes, mais desafiadoras. Tudo por conta de uma provável falta de infra estrutura que era maior do que imaginávamos, combinada com uma falta da responsabilidade social coletiva, que era tão desejada.

https://old.titividal.com.br/podcast/conjuncao-saturno-plutao-vale-por-todo-2020/
Já ouviu esse podcast?

Quando um planeta fica retrógrado, ele passa de novo por onde já passou antes. Assim, são três passagens pelo mesmo lugar. Podemos entender que muitas vezes a primeira vez dá um alerta, um sinal ou uma espécie de gestação. A segunda vez que ele passa, pode intensificar o que já estava acontecendo, ou trazer um amadurecimento. A terceira vez pode ser o grande final, o pior problema ou, se tudo deu certo, o consequente nascimento daquilo que foi iniciado na primeira passagem.

Além de Saturno, já temos Plutão retrógrado (25/04 a 04/10), enfatizando tudo que já temos conversando sobre este intenso ano de 2020. Júpiter ficará retrógrado logo em seguida (14/05 a 12/09).

E isso só reforça a necessidade de agora fazer um balanço diante de tudo que já passamos, que já vivemos, que já aconteceu, antes de tomar qualquer atitude precipitada ou tentar correr contra o tempo.

Afinal, Saturno é o senho do tempo, e agora ele caminha para trás, como se também estivesse voltando seus ponteiros para que possamos tentar de novo e, se tudo deu certo, fazer melhor desta vez.

Tempo presente, tempo passado, tempo futuro…ensinamentos tão importantes sobre tempo que Saturno nos traz agora, lembrando que tudo que é hoje assim é por causa do que foi feito (ou não foi feito) antes e que tudo que será no futuro, só será diante do que está sendo feito agora.

Ensinamentos também sobre limites que Saturno traz – e quantos, desta vez – restrições, limitações – individuais, coletivas.

Falando nisso, tudo isso vale para o coletivo, tão importante e também nos influenciando neste momento, mas também para o individual, porque em algum lugar do nosso mapa, estamos aprendendo, e também precisamos cuidar e, provavelmente, mudar.

Então vamos com calma, sem medo de precisar rever, refazer e retomar, de mudar de direção se for o caso, de aceitar as limitações e entender que se soubermos cuidar bem do aqui-agora, podemos construir coisas tão seguras e duradouras para nosso futuro, já que tudo que se constrói bem construído com Saturno, ninguém tira de nós.

Saiba mais sobre esse momento
Sair da versão mobile