Ícone do site Titi Vidal

Saturno na casa 6 e a organização da rotina

Apesar de todas as dificuldades

Saturno acabou de passar pela minha casa 6. Em muitos momentos nos quais compartilhei sobre os acontecimentos relacionados a ele, muitos que me acompanham compartilharam seus desafios e fizeram perguntas a respeito. Agora, com o trânsito finalmente encerrado, quero contar um pouco mais a respeito desse que, na minha experiência atendendo tanta gente há tantos anos, é um dos mais chatos e desafiadores, uma vez que afeta questões importantes do nosso dia a dia, trazendo desafios quase que diários para nossas vidas.

Para começar, o que é um trânsito de Saturno?

Saturno é um planeta social, ou geracional, uma vez que é lento e compartilhamos sua presença por signo com outras pessoas que nasceram na mesma época que a gente. Ele leva aproximadamente 29 anos para dar uma volta completa no zodíaco, permanecendo em torno de dois anos e meio em cada signo.

Em um mapa natal, Saturno representa responsabilidade e estrutura, entre muitos outros assuntos. Onde temos Saturno no mapa, temos mais responsabilidade ou limitação, mais estrutura ou dificuldades nos assuntos daquela casa astrológica.

Apesar da fama de maléfico, um bom Saturno nos ajuda a ter coisas estáveis e duradouras na vida.

Por trânsito, Saturno vai estruturando cada área por onde passa. Ao atravessar uma determina casa astrológica, faz uma espécie de auditoria naqueles assuntos, apontando o que está ou não em dia e onde precisamos fazer mudanças urgentes. Enquanto nos oferece ótimos resultados daquilo que a gente vem fazendo e se dedicando, aponta onde falta estrutura e onde precisamos trabalhar mais para organizar e ter bons resultados.

Ao tocar um planeta, a mesma coisa acontece: temos desafios e resultados ligados àqueles assuntos. Acima de tudo, Saturno nos impõe alguns limites e determina um ritmo mais lento, afinal, quer nos ver desenvolver paciência e persistência.

Ao levar aproximadamente 29 anos para dar uma volta completa no zodíaco, este é o prazo de seu retorno ao ponto de origem no mapa, o famoso retorno de Saturno (clique e encontre artigos e podcasts sobre Retorno de Saturno).

Voltando às casas astrológicas, por onde passa vai colocando ali nossa atenção. É impressionante como, em geral, uma consulta astrológica costuma trazer como um dos temas de maior interesse do momento do cliente os assuntos tocados por Saturno. Isso acontece porque é uma área onde percebemos o que está acontecendo e aqueles assuntos nos demandam mais atenção e esforço.

Contamos bastante sobre isso em um episódio do Podcast Astrológicas:

Saturno na casa 6

Algumas casas astrológicas costumam trazer maiores desafios enquanto Saturno passa. Mas, antes de continuar esse texto, quero reforçar que cada caso é um caso e que os maiores desafios, em geral, são aqueles que estamos vivendo naquele momento e, portanto, todas as casas podem ser desafiadoras, da mesma forma que trânsitos de Saturno sempre podem ser maravilhosos, mesmo nas casas mais difíceis.

Dito isso, o que observo em meus atendimentos é que Saturno costuma ser muito desafiador quando passa nas casas 1, 6, 8 e 12, nem sempre pelos assuntos em si, mas pela presença constante. Na 1 por ser a casa do próprio corpo, que representa a própria pessoa e, assim, além de poder tocar em assuntos de saúde, costuma nos deixar um pouco mais pessimistas e mau humorados. Na casa 8, pela própria natureza interior, por tocar assuntos muito íntimos e representar uma verdadeira auditoria na vida como um todo. Em alguns desses aspectos, a casa 12 compartilha isso ao mexer com aspectos extremamente íntimos, emocionais e interior. E, por fim, a casa 6 por falar do nosso dia a dia e, assim, incluir uma dose de Saturno em nossa vida, todo santo dia.

Isso porque em trânsitos longos, não temos necessariamente a presença constante do planeta todos os dias. Temos momentos de maior ou menor atividade. Mas, por ser a casa 6 a casa da rotina, entre outras coisas, tudo que passa por ali nos encontra todos os dias. Qualquer trânsito desafiador nessa casa impõe seus temas em nosso cotidiano.

Saturno chegou na minha casa 6 trazendo junto a Covid pra mim e pra minha família. No mês de seu início, fiquei doente e, apesar de não ter sido a Covid mais grave, gerou uma Covid Longa, com sintomas que persistiram por bastante tempo (notei essas sequelas muito presentes em clientes com trânsitos de Saturno, Netuno e Plutão nas casas 1, 6 ou 12 ou tocando planetas pessoais, como Sol e Lua e/ou envolvidos com essas casas). Foi um período complicado em termos de saúde. Tive uma série de coisas que, apesar de não super graves, foram bastante chatas, demandando trabalho, tempo e dinheiro para que eu pudesse lidar com cada uma delas. Durante esse período, tenho até brincado que falei mais com médicos do que com amigos, já que além da minha saúde, tive questões de saúde na família, diversas vezes, trazendo mais demandas saturninas para minha rotina. O fim do aspecto, agora recente, foi com uma Dengue forte e debilitante, que me tirou do ar totalmente por duas semanas e ainda levou um tempinho a mais para que minha energia voltasse por completo.

Por sinal, é impressionante como, ao terminar um aspecto, da noite pro dia nos sentimos diferentes e, de uns dias pra cá, é como se, depois de 3 anos, minha energia tivesse voltado ao normal.

Mas, voltando ao trânsito de Saturno na 6, outra coisa que está ali são nossos bichinhos de estimação e, neste período, também tem sido difícil por aqui com eles. Perdemos dois gatos, que envelheceram e/ou adoeceram e morreram. Temos uma turma envelhecendo e demandando cuidados diários, como medicamentos, visitas frequentes ao veterinário e tratamentos mais específicos.

A rotina fica puxada durante trânsitos de Saturno pela casa 6. Em geral, há um aumento de demandas e responsabilidades, boas ou chatas, que precisamos dar conta.

As questões burocráticas aparecem pipocando todas de uma vez. De todos os lados. Coisas práticas para resolver, também. Essa é, por exemplo, a casa que rege o carro e os eletrodomésticos. O que, em geral, indica uma fase na qual teremos problemas também com eles. Coisas que quebram e que nos deixam na mão, por exemplo, demandando que a gente pare e resolva. Por aqui, não foi diferente.

Durante praticamente 3 anos, foi uma coisa atrás da outra, cada dia uma coisa extra pra resolver.

Os assuntos de trabalho também estão na casa 6 e é bastante comum que se trabalhe demais ou de menos durante um trânsito de Saturno pela casa 6. No meu caso, trabalho nunca faltou e as demandas ficaram ainda mais altas. Porém, em muitos períodos desse trânsito, as dificuldades do dia a dia, incluindo a saúde, me fizeram reduzir à força e trabalhar menos do que a demanda pedia.

Esse é justamente um dos grandes aprendizados de Saturno: não conseguimos fazer tudo que queremos e, então, precisamos aprender a abrir mão, priorizar e focar no que ele está pedindo (em geral, na casa 6, o grande chamado é organizar melhor a rotina e priorizar a saúde).

Mas Saturno nos ajuda muito nessa tarefa de organização e, na casa 6, modifica nossa rotina, mostrando que tudo tem um limite e que precisamos saber, além de priorizar, delegar. Nos ajuda a construir alternativas saudáveis, pensando também no futuro.

Foi nesse período, por exemplo, que consegui criar uma equipe de trabalho eficiente, para me ajudar a dar conta de toda demanda de trabalho sem prejudicar a saúde e as demais demandas do dia a dia.

Resolvi antigas pendências e deixei minha rotina organizada o suficiente para fazer a faculdade, por exemplo, que tenho conduzido em paralelo ao trabalho.

Agora, que finalmente o trânsito terminou, levo comigo todos os importantes aprendizados de ter percebido que não preciso dar conta de tudo ao mesmo tempo. Que é preciso parar para resolver aquilo que se impõe como prioridade e que a saúde deve vir sempre em primeiro lugar. Reforço aquilo que meu lado virginiano sempre me conta e inclui na rotina: dá pra fazer tudo que desejamos, desde que tenhamos organização, persistência e paciência. Não podemos atropelar as coisas, muito menos o tempo certo de cada uma delas.

Agora Saturno segue sua jornada, ainda aspectando diversos planetas do meu mapa natal e chegando em uma casa que também impõe seus desafios. Mas depois de aprender a conviver diariamente com Saturno, fica mais fácil entender como aplicar sua lógica em cada um dos demais assuntos e áreas da vida.

E você, por onde Saturno está transitando? E como você tem lidado com isso?

Lembro sempre que conhecer seu próprio mapa natal e momento astrológico é a melhor forma de conhecer também seus recursos e saber como lidar com cada um desses momentos.

Sair da versão mobile