Ícone do site Titi Vidal

Saturno em Capricórnio

De 20 de dezembro de 2017 a 22/03/2020 (e depois de 01/07/2010 a 17/12/2020) Saturno, depois de quase 30 dias, volta pra uma de suas casas, Capricórnio, onde ficará confortável por todos esses anos e até um pouco mais, já que quando sair de Capricórnio vai para Aquário, sua outra casa.

Quando um planeta está no signo que rege, como é o caso, dizemos que o planeta está domiciliado e, portanto, com sua expressão e força aumentadas. Isso significa que o planeta fica mais a vontade pra ser o que ele é. Mas quem é Saturno?

Estamos falando do senhor do tempo, do planeta que rege nossas estruturas, a responsabilidade e tudo que exige mais esforço, dedicação e persistência. Ele também fala de limites e obstáculos, de medos e desafios. Em geral, dá muito trabalho, mas também nos recompensa na justa medida e proporção dos esforços que foram empenhados.

Quando está em Capricórnio, Saturno fica ainda mais exigente, responsável, buscando estrutura e certeza das coisas. Quer garantias concretas, resultados práticos. Quer recompensar quem ele acredita que merece e limitar quem não está colocando ma mão na massa.

Depois de passar por Sagitário e testar crenças, valores e propósitos, em Capricórnio quer ver cada um de nós agir de acordo com aquilo que realmente acredita. Pode trazer lindas recompensas, mas pode aumentar certos desafios e trazer ainda mais dificuldades.

Enquanto estiver por Capricórnio, Saturno ainda encontrará Plutão, que já está por lá há algum tempo, e juntos podem endurecer opiniões e gerar um momento mais conservador e extremo no mundo. Já sentiremos esses efeitos a partir do fim de 2018 e por todo ano de 2019, mas a conjunção exata só acontecerá em janeiro de 2020.

Por enquanto, vamos entrar nesse clima de Saturno em Capricórnio que pede mais dedicação aos nossos objetivos e propósitos, que busca resultados concretos e proporcionais ao esforço, que pede mais responsabilidade mas é super justo. Vamos acreditar que Saturno pode nos pedir pra enfrentar velhos medos e fantasmas, mas também pode nos recompensar pelo esforço de anos. Vamos entrar nesse clima de assumir mais responsabilidade por tudo que fazemos, sabendo que somos responsáveis pelos nossos atos e as consequências deles. Vamos ser mais verdadeiros com nós mesmos, com os outros e com a vida, e vamos acreditar que com tempo e paciência sempre podemos chegar no topo da montanha.

Ao longo dessa jornada de Saturno em Capricórnio teremos tempo (tempo, aliás, assunto preferido de Saturno, ainda mais em Capricórnio) pra falar sobre tudo que ele pode nos trazer, com calma, cada uma de suas facetas e possibilidades.

Vamos também dar tempo ao tempo, entender que a vida sempre sabe a hora certa e que tempos e limites foram feitos para serem respeitados. E também que tempo cura tudo, amadurece, desenvolve, faz crescer. Com o tempo, tudo se revela e se estrutura, tudo se resolve.

É curioso e importante pensar que Saturno chega em Capricórnio praticamente junto com Sol e Lua, perto do solstício, anunciando de fato um novo tempo. Vamos começar 2018 com o pé direito acreditando que isso vai nos ajudar e que temos que construir tudo muito bem feito, porque depois de feito, com Saturno, difícil de ser transformado. Saturno também fala de fins importantes, que vêm para que as novidades possam ter lugar. Mas Saturno é o mestre que nos ensina, cheio de toda sabedoria que tem sobre a vida. Ensina sobre tudo de mais importante que existe, especialmente a morte, a vida e o tempo.

E assim vamos, sem pressa e sem parar, tal qual o Eremita do tarô, nesse ritmo de Saturno chegando em Capricórnio, e mais adiante falaremos, com tempo, muito mais sobre isso. E vamos em frente!

 

Sair da versão mobile