Ícone do site Titi Vidal

Saturno em Aquário

De março de 2020 a março de 2023

Saturno está no signo de Aquário. Saiu de uma de suas casas, Capricórnio, e foi para a outra, Aquário. Ambos são signos onde Saturno sente-se à vontade para agir e ser em sua máxima potência e expressão. Mas tende a ativar facetas diferentes em cada um dos dois signos.

Depois de toda rigidez, necessidade de poder e controle e todos limites alcançados, em Aquário, Saturno pode desejar transcender e levar ainda mais além certas conquistas e determinações.

Por muito tempo, Saturno foi o último planeta do qual tínhamos conhecimento, já que é o último visível a olho nú. Por isso, entre outras coisas, seus significados falam sobre os limites. É o planeta da responsabilidade, da estrutura, das regras.

EM Astrologia Mundial, Saturno rege também situações mais desafiadoras, fala sobre os momentos de mais pessimismo e a necessidade de mais responsabilidade coletiva. EM Aquário, essa necessidade de responsabilidade social fica ainda mais potencializada.

Saturno está relacionado à fome, recessão, pobreza, os serviços e produtos básicos, a população mais idosa, os defeitos e a infra estrutura. Tem a ver com resistência a mudanças, queda no consumo, o custo de vida e o poder executivo, entre muitos outros signifciados.

O signo de Aquário, por sua vez, está muito relacionado ao coletivo, ao social. Tem a ver com os governos paralelos, as ONGs, a tecnologia de ponta, as invenções, a Astrologia, as grandes revoluções. Tem a ver com mudanças nos hábitos e costumes, a independência, o progresso, o choque cultural, entre outros temas.

Saturno em Aquário pode trazer à tona a necessidade de ir contra as estruturas já estabelecidas e reconstruir regras, hábitos, rotinas, consumos e outras coisas importantes que dizem respeito à toda população.

Em Aquário, Saturno cobra uma responsabilidade mais coletiva, social, lembrando que os limites de um são limites de todos, assim como as conquistas e mudanças, que também são de todos.

Podemos esperar movimentos culturais, políticos, econômicos e sociais importantes para os próximos anos, em virtude de mudanças necessárias impostas não apenas por este trânsito, mas por todo contexto do céu deste momento.

Saturno fica retrógrado em maio de 2020, retornando para Capricórnio em julho de 2020. Torna a ingressar em Aquário em dezembro. Neste retorno para o signo de Capricórnio, pode testar as novidades já em vigor para avaliar se o cenário de fato mudou ou se ainda temos mais alguma coisa a aprender, infelizmente, às duras penas diante de tudo que está acontecendo neste momento.

Os avanços tecnológicos podem ser grandes aliados neste momento em que Saturno está em Aquário, especialmente diante de um cenário no qual outros aspectos já trazem esse indicativo.

EM Aquário, Saturno fará uma quadratura com Urano, aspecto que infelizmente costuma indicar momentos de retração na economia mundial e a necessidade de mais investimento em infra estruturas que se mostraram deficientes diante de testes, problemas e tensões. Há, em geral, uma desaceleração na economia. Pensando em Urano em Touro, isso é de fato necessário em um momento no qual pede-se novas formas de produção e consumo e um repensar coletivo de valores e tendências, inclusive econômicas.

Temos bastante trabalho pela frente, mas este trabalho precisa ser feito de forma conjunta – Saturno em Aquário – com muita responsabilidade (Saturno) diante do coletivo (Aquário) e com muito respeito às diversidades e diferentes formas de se pensar, que, neste momento, mais do que em qualquer outro, precisam se unir em busca de um bem maior.

Sair da versão mobile