Ícone do site Titi Vidal

Saturno e Netuno retrógrados

Porque sempre é tempo de mudar

Saturno e Netuno vão retrogradar.

Esse é um movimento constante dos planetas no céu: como uma dança, aparentemente vão e voltam no zodíaco, dando voltas em nosso universo pessoal.

Saturno fica retrogrado de 29 de junho a 15 de novembro, enquanto que Netuno fica de 02 de julho a 07 de dezembro.

Retrogradações acontecem sempre e, em princípio, não são preocupantes. É um movimento astronômico que se dá pela aparente impressão de que os planetas estão “caminhando” na direção oposta à do Sol, ou seja, voltando pelo zodíaco. Isso acontece já que estamos todos “girando” em torno do Sol (Terra e demais planetas), porém estamos na Terra e, do ponto de vista dos observadores, que somos nós, parece que Sol e planetas giram em tornos de nós. Dependendo da posição onde cada um está, essa ilusão de ótica nos faz enxergar as retrogradações.

Bom, do ponto de vista astrológico, isso tem suas implicações e significados. Ao retrogradar, um planeta nos pede para repensar seus assuntos.

Além disso, nos oferece novas oportunidades naqueles trânsitos que já vêm acontecendo.

Saturno retrógrado em Peixes, pra gente olhar pra dentro

Ao retrogradar em Peixes, Saturno quer um olhar mais responsável para dentro de nós mesmos. Entrar na intimidade da nossa alma para recuperar nossa estrutura interior. Quer que possamos dar mais atenção para nossas emoções, para a saúde mental e para nossa história de vida.

Uma oportunidade para rever estruturas e estratégias, buscar bases mais sólidas e raízes mais profundas.

Saturno retrogradando também nos dá uma chance para encerrar ciclos e recomeçar.

Onde estamos vivendo o trânsito de Saturno, somos levados a encarar mais uma vez a realidade daqueles assuntos antes de seguir em frente.

É importante termos discernimento e responsabilidade diante de tudo que nos acontecer nesse período.

Netuno retrógrado em Peixes, pra gente resgatar sonhos

Netuno em Peixes

Ao retrogradar, Netuno pode nos trazer de volta sonhos e ideais adormecidos.

Pode nos inspirar ao mostrar que nem tudo estava perdido.

Porém, pode trazer de volta ilusões e tristezas que pensávamos ter superado.

Precisamos aproveitar essa retrogradação como uma oportunidade para retomar sonhos e paixões e para olhar mais de perto para tudo que estamos sentindo neste momento.

É mais um aspecto que reforça a importância de olhar para a própria história de vida, as emoções e as questões mais intimas e particulares.

Toda retrogradação é também uma tomada de fôlego antes de seguir em frente

Muitas vezes precisamos dar um passo atrás antes de dar dez para a frente.

Uma retrogradação é sempre um respiro, um tempo pra gente pensar e repensar as coisas.

No caso de Saturno e Netuno, o que estamos vivendo por onde transitam, seja na casa onde se encontram no momento ou planetas que estão tocando.

(Você pode pedir um PS Astrológico pelo email contato@titividal.com.br pra saber como isso te influencia).

Temos a oportunidade de retomar, refazer ou ressignificar as coisas.

É uma espécie de segunda chance que a vida nos oferece.

Se na primeira vez que eles passaram por ali não tivemos os melhores resultados, agora podemos fazer diferente. De novo e de novo, já que, ao retrogradar, o planeta passa outras 2 vezes por ali, uma vez retrógrado e outra quando ficar direto outra vez.

Sonhos não envelhecem

É interessante o fato de ambos, Saturno e Netuno, retrogradarem em Peixes, no mesmo signo, para que possamos lembrar da importância de correr atrás de sonhos e projetos de vida.

Fazer acontecer, com a força e a inspiração que vem de dentro, confiando naquilo que sentimos, pensamos e desejamos.

Retrógrados, em Peixes, podem nos lembrar do que já sonhamos um dia, percebendo que sempre é tempo de sonhar e transformar tudo em realidade.

É hora de honrar a história que contamos até aqui

Ambos estão em Peixes e, no caso de Netuno, nos últimos graus do signo, depois de anos desse trânsito. É o último signo do zodíaco, o que nos ajuda a compreender a história toda e as consequências do que vivemos antes, que estamos sentindo agora.

Isso vale para nossa vida pessoal e para os assuntos coletivos. Basta olhar a aceleração das mudanças climáticas, por exemplo, e para tudo que está acontecendo em termos de meio ambiente, assunto ligado ao signo de Peixes.

Ao compreender o passado, podemos reescrever o futuro

E é também sobre isso que essas retrogradações vão falar.

Saturno e Netuno têm um importante encontro marcado, no signo de Áries, só em 2026.

Ingressarão juntos no primeiro signo do zodíaco, prometendo mudar a história, com grandes novidades que devem vir pela frente.

Até lá, precisamos entender o processo, compreender o passado e escolher nossas melhores sementes e sonhos para levar adiante.

E, antes que seja tarde demais, temos que aproveitar o momento para repensar valores, estruturas, atitudes e tudo mais que possa nos levar a viver uma vida melhor, em um mundo melhor.

Tenho certeza que essa retrogradação que vem pela frente tem tudo para nos ajudar.

Lembrando que Plutão também está retrógrado, em Aquário, onde já vem anunciando essas grandes mudanças que vêm pela frente.

Que possamos olhar para tudo que for preciso e aprender cada lição, conscientes de que a vida sempre nos dá opções, segundas e terceiras chances e a chance de retomar, mudar ou recomeçar as coisas.

Sair da versão mobile