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Saber se comunicar é saber ficar em silêncio

Durante a faculdade de Relações Públicas, era comum ouvir que eu estava no curso certo – Comunicação Social – porque eu gostava de falar com as pessoas, tinha facilidade para me apresentar em público e gostava de contar histórias. Eu adorava escutar isso, porque achava que essas eram as principais características de um bom comunicador.

Com o passar do tempo, eu me dei conta de que quanto menos eu falava, mais eu escutava, mais e, assim, conseguia me comunicar melhor. Vejo isso claramente no meu trabalho como advisor, consultora e palestrante em felicidade profissional e eficiência. Quanto mais eu escuto meus clientes mais claras ficam as necessidades deles e, consequentemente, mais eu consigo apoiá-los. Também percebo quantos contatos de qualidade eu fiz desde que adotei a postura de ouvir mais e falar menos. Outro ponto que destaco é o desenvolvimento do meu trabalho, visto que, ao prestar atenção ao que é dito, consigo ampliar meu repertório e aprender algo novo.

É claro que minha postura não mudou de um dia para o outro. Fiz isso aos poucos, com o apoio de pessoas em quem confio e também a partir de estudos. Destaco a seguir algumas recomendações:

É claro que colocar todas essas recomendações em prática de uma vez é um grande desafio. Por isso, se perceber que não irá conseguir, tente apenas uma: escute mais e fale menos.

Foto: rawpixel no site Unsplash

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