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Redes sociais: aliadas do networking

Fazer e manter contatos é essencial para o sucesso profissional. Afinal, praticamente todas as atividades realizadas no trabalho envolvem outras pessoas, por exemplo, uma venda ou a participação e aprovação em um processo seletivo. Por isso, o networking precisa ser realizado de forma estruturada e frequente. Mas como incluir mais uma tarefa na agenda, que já é tão ocupada?

Esse tipo de pergunta costuma surgir porque muita gente acredita que fazer networking é ter encontros presenciais ou gastar horas do dia em longas conversas. Mas essa atividade pode ser feita de uma forma mais prática: pelas redes sociais. Nesse caso, o LinkedIn é o principal aliado. Assim, quem tiver um perfil no site pode e deve estar disponível para falar com os demais membros. Também é importante tomar cuidado com o que faz nessa rede pois, cada post, curtida e comentário faz com que os demais usuários criem uma imagem de você. Quando ela é bem utilizada, os resultados podem ser incríveis.

É claro que também é possível usar as redes sociais “mais pessoais” para fazer networking. Porém, nesse caso, ou o seu contato deixa claro que você pode segui-lo(a)/ser amigo(a) dele(a), deixa esses canais abertos para qualquer pessoa ou vocês precisam ter algum relacionamento fora do ambiente profissional. Nunca invada um espaço privado sem ser convidado(a). Para não errar, coloque-se no lugar da pessoa: você gostaria que um contato 100% profissional visse o que você compartilha com seus amigos e família?

Portanto, se você não encontra tempo para fazer networking, será que a razão não é outra? Afinal, no Brasil, passamos, em média, 3h34 nas redes sociais (a média mundial é de 2h16), de acordo com o relatório 2019 Global Digital,  da We Are Social. Aproveite os momentos em que está em uma sala de espera ou apenas passando o tempo no seu celular para fazer algo que irá auxiliar você a alcançar o sucesso profissional.

Foto: Tim Bennett no site Unsplash

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