Ícone do site Titi Vidal

Reconhecer e seguir a naturalidade das polaridades

Este mês fiz o curso on-line da Sociedade Taoísta de São Paulo (http://sociedadetaoista.com.br/sp/) “Taoísmo e a visão da morte”, e algo se abriu à minha frente: um sentimento mais claro sobre a extremidade dos opostos. Vivenciamos em vida uma situação de luz e percepção de um ciclo claro: dia, noite, dia, noite. Na morte, simplesmente não sabemos. É  o escuro total, não vemos e nem sabemos nada deste outro ambiente; ou se mesmo é um “ambiente”!

 

O TAO, ou O Caminho, é composto pelas duas polaridades, como já falamos aqui. Num primeiro momento parece um caminho muito claro, simples. E realmente é. Então por quais motivos insistimos em situações, às vezes, que, apesar de obscuras e confusas, não conseguimos abandonar? Aprender a reconhecer os primeiros sinais de polaridade das diversas situações do nosso dia-a-dia é um conhecimento útil para decidir  qual corrente vamos seguir. E a melhor corrente, sempre, é aquela que segue a naturalidade, O Caminho. O sinal de que estamos seguindo o caminho da naturalidade é quando temos paz mental. Simples, mas difícil de alcançar.

 

A polaridade Yang simboliza o  Céu, que também é um hexagrama denominado, na tradição taoísta do estudo do I-Ching, “Criativo”. Céu claro, no qual se pode ver mais longe, condição para se reconhecer a paisagem a longo alcance, entender o cenário, saber para onde e como precisamos nos mover. É também a polaridade da energia para a realização de todas as tarefas, de forma ordenada e incessante. É quando nos sentimos integrados e seguros, com clareza a respeito de todos os detalhes do momento no qual nos encontramos.

 

A polaridade Yin simboliza a Terra, que, por sua vez, também é um hexagrama, “Abrangência”, pois a terra se estende por todo o planeta. É a noite, quando está escuro e quando vemos só o que está mais perto; portanto, não temos noção do cenário. Se torna arriscado agir de maneira mais enérgica, como na polaridade Yang, pois uma iniciativa muito abrupta para seguir adiante em um momento de escuridão é perigoso; quem sabe o que nos aguarda mais à frente? Pode ser um abismo. É hora, então, de observar mais e esperar os estímulos externos, enquanto cultivamos um estado de receptividade interna aos sinais do universo.


Assim, quando muitas dúvidas são despertadas em determinadas situações na nossa vida, e mesmo que nos sintamos pressionados ou que efetivamente nos pressionem para uma tomada de decisão, desconfie: esta é uma situação Yin. As dúvidas talvez existam porque ainda não conseguirmos ver o todo, pois o ambiente está contaminado por mais obscuridade que clareza. Isso não é à toa, são os sinais da naturalidade, do fluxo dos acontecimento. Nestas situações, sinta, antes de tudo; medite, pense com calma, procure informações de fontes confiáveis. O momento histórico no qual vivemos, num mundo recheado de “fakes” de todo o tipo, é uma típica situação Yin – quase ninguém sabe nos dizer com clareza o que é verdade e o que é mentira. Portanto, não é hora de agir com toda a certeza do mundo. É hora de observar, aguardar, esperar por informações de fontes confiáveis que nos ajudem a sanar as dúvidas de uma maneira clara.

A maneira clara de tomar decisões é Yang. É quando não agimos totalmente tomados por sentimentos de qualquer tipo, mas quando nossa mente e ideias estão claras para ver os sentimentos em jogo. Não é abrir mão do sentimento, mas sim, entendê-los de maneira mais objetiva e menos passional. Assim, situações Yangs são aquelas que nos exigem respostas rápidas, posições firmes, ausência de qualquer tipo de hesitação.

 

É preciso observar atentamente quais sinais predominam, dentro e fora de você. Se há ausência de dúvidas, uma histórico e um prognóstico claros que indicam as consequencias da decisão a ser tomada, então é uma situação Yang, na qual provavelmente suas dúvidas serão esclarecidas devidamente, de forma racional, argumentativa, sem apelação demais aos sentimentos de qualquer tipo. Caso contrário, se há muitas dúvidas e uma incerteza quanto ao histórico do cenário em jogo e das consequencias da decisão, então, aguarde um momento mais propício para decidir, um momento mais Yang, de mais clareza.

 

Seguir o fluxo da naturalidade é seguir o caminho com menos conflitos e dúvidas, o caminho da mente e coração em paz. Um caminho de conflitos, brigas e dúvidas é um caminho Yin. Portanto, use a sabedoria ancestral do I Ching para alcançar mais paz mental e, nunca esqueça – preste a atenção aos sinais!

 

Imagem: Estátua de Lao Tzu, o grande sábio do Taoísmo, na montanha Laoshan, leste da China. Observe que o sábio aponta para o Céu (acima) e para a Terra (abaixo), indicando que o trabalho humano é caminhar e equilibrar as polaridades. O Tao, ou a Iluminação, é quando superamos as polaridades.

Sair da versão mobile