Ícone do site Titi Vidal

Quem são os ladrões do seu tempo?

Quem são os ladrões do seu tempo?

Quem são os ladrões do seu tempo?

É muito comum ouvirmos (e dizermos), no final de um dia intenso de trabalho, em que não paramos nem um minuto, que não conseguimos fazer nada. Essa sensação surge principalmente porque deixamos de lado as nossas prioridades, tanto na vida pessoal quanto profissional. Isso acontece porque permitimos que as horas do nosso dia sejam roubadas. Para isso não acontecer, o primeiro passo é responder a pergunta “Quem são os ladrões do seu tempo?” A partir daí, basta criar uma forma de se proteger deles.

Uma das maneiras para identificar quem rouba os minutos e até horas dos nossos dias é usarmos a Agenda da Produtividade. Apesar de ser uma tarefa simples, ela é uma poderosa aliada na luta contra a perda de tempo. Minha recomendação é fazê-la por pelo menos uma semana. 

Anote todas as vezes em que sofrer alguma interrupção

Marque o início e o fim da interrupção ou por quanto tempo ela acontece

Liste também o que foi a interrupção: celular, família, redes sociais, pensamentos

Após uma semana seguindo esses passos, você consegue identificar padrões entre os seus ladrões do tempo e, assim, definir um plano de ação. É muito importante começar o combate às interrupções por aquelas que você tem maior controle, por exemplo, olhar o celular antes de terminar uma tarefa e deixar notificações ativadas o tempo todo em diferentes aparelhos. Com calma e tranquilidade, é possível melhorar a concentração e, assim, ter mais segurança para vencer os ladrões do tempo mais desafiadores, como as interrupções feitas por outras pessoas e as urgências de todos.

Para saber mais sobre como vencer os ladrões do seu tempo, baixe o ebook gratuito Organização para a Eficácia.

Foto: Estée Janssens no site Unsplash

Sair da versão mobile