Ícone do site Titi Vidal

Quando posso pedir aumento?

Pedir aumento está entre as atitudes mais desafiadoras para os profissionais. Mas, em muitos casos, não dá para fugir disso, já que em algumas empresas, esse reconhecimento não vem de forma espontânea. Por isso, é importante se preparar no dia a dia para essa conversa.

Avalie suas realizações

Antes de encerrar o seu dia de trabalho, reflita sobre o que conquistou, em que se destacou, que elogios recebeu. Anote tudo para não esquecer. Esse tipo de informação é um excelente argumento para justificar um aumento de salário.

Conheça o seu papel na empresa e suas metas

Saber o que é esperado de você e o que deve entregar é essencial para identificar se tem feito um bom trabalho ou superado as expectativas.

Saiba quando pedir aumento

Observe a liderança e o ambiente para definir o melhor momento para ter a tão temida conversa. Saber quando gestores estão de bom humor, se a situação financeira da empresa está favorável são fundamentais para que você seja pelo menos ouvido.

Prepare-se para a conversa

Escreva um roteiro. Liste todos os pontos que justifiquem o seu pedido de aumento, suas conquistas, realizações, de que forma tem auxiliado a empresa. Você não precisa ler o texto, mas ele irá ajudar a memorizar o que precisa mencionar.

Agradeça e formalize o combinado

Após a conversa, envie um email para o gestor agradecendo pelo tempo e pela conversa positiva. Você também pode mencionar que volta a entrar em contato no prazo combinado, já que, geralmente, é necessário um tempo para confirmar a possibilidade ou não do aumento.

Além dessas recomendações, é essencial ter sempre uma atitude responsável no trabalho, por exemplo, cumprindo prazos, fazendo entregas de qualidade e contribuindo com um ambiente positivo. Sem isso, é muito provável que por mais positiva que seja a conversa sobre o aumento, o seu objetivo não seja alcançado. Por isso, mãos à obra!

Foto Nik MacMillan on Unsplash

Sair da versão mobile