O fim de um trânsito de Netuno em nossa vida
Trânsitos de Netuno não são fáceis. Vemos tudo de forma mais nebulosa, falta clareza e é muito comum que nos falte a avaliação adequada enquanto ele nos influencia.
Vamos começar falando sobre Netuno?
Netuno é um planeta de trânsito lento, geracional, que permanece aproximadamente 13 a 14 anos em um mesmo signo, marcando características de toda uma geração que nasce com ele no mesmo signo.
Clique aqui para saber o signo do seu Netuno
Além de características comuns a toda uma geração que tem Netuno no mesmo signo no mapa, é pela passagem de Netuno por um signo que vemos muito do que está em alta no mundo naquele momento: costumes, comportamentos, moda, cinema, arte e muito mais.
Atualmente, Netuno está no signo de Peixes:
Desde 2011 Netuno navega pelo signo que é também seu domicílio, onde se sente mais livre e confortável para viver plenamente todos seus significados.
Até 2025, temos essa importante configuração que nos chama atenção a grandes questões coletivas, como meio ambiente e as águas do mundo, entre muitas outras coisas.
Individualmente, onde já temos o signo de Peixes no mapa e que já somos mais suscetíveis à imaginação, fantasia, criatividade ou ilusão, estamos vivendo esse trânsito que costuma nos levar à ressignificar muita coisa em nossa vida. Isso porque é comum que certas coisas ali percam o sentido ou que fiquemos mais confusos sobre algo e, assim, somos levados a repensar e a mudar, mas de um jeito menos prático do que com Saturno, menos consciente, do que com Plutão e menos turbulento do que com Urano, apesar de que, em geral, trânsitos de Netuno costumam ser bagunçados. E, nem sempre, nos damos conta de que uma mudança está acontecendo ali.
Por ser tão lento, ele leva mais de 160 anos para dar uma volta completa no zodíaco, o que significa que ele não passa por todo nosso mapa durante toda a vida.
É por isso que costumamos dizer que ele rege o que é desconhecido, afinal, nunca vivemos aquilo antes nem viveremos outra vez.
Mesmo em um mapa natal, a área onde temos Netuno costuma trazer algumas situações confusas, esquisitas ou nebulosas ao longo da vida. Não raro, somos levados a repensar aqueles assuntos e encontramos outros níveis de profundidade nos temas daquela casa.
Quem tem Netuno forte no mapa (em um dos ângulos, como Ascendente ou Meio do Céu, ou em aspecto com Sol ou Lua, por exemplo), costuma sentir sua presença de forma intensa.
É comum que Netuno oferece muita inspiração a quem tem ele forte no mapa: intuição forte, sonhos frequentes, facilidade em entrar em contato com o mundo inconsciente e com a criatividade. Em alguns casos, pode haver confusão, ilusão frequente ou dificuldade de tomar decisões. Netuno, se não for bem vivido, pode trazer quedas de vitalidade e decepções ao longo da vida.
Mas como viver bem um planeta tão desafiador?
Costumo dizer que temos que dar a um planeta o que é dele. Em outras palavras, descobrir o que ele tem de bom e procurar viver isso ativamente.
No caso do Netuno, uma das melhores coisas é a arte. Outra, o contato com a natureza.
Isso significa que se envolver com arte, por exemplo, é uma boa forma de viver um Netuno forte no mapa. Aprender a tocar um instrumento musical, por exemplo. Apreciar arte. Desenhar, pintar, ouvir música.
Ou estar em contato constante com a natureza: ir com frequência pra praia, ou pra montanha. Passear no parque, ter uma horta em casa.
Espiritualidade é outro ponto alto de Netuno, mas que deve ser vivida com cautela, porque em se tratando de Netuno, sempre há o risco de desenvolver uma fé exagerada (e nem sempre na linha espiritual que seja mais saudável pra gente).
É importante saber ouvir a intuição, prestar atenção aos sonhos e respeitar os tempos internos.
Voltando aos trânsitos de Netuno
Eu tenho Netuno muito forte no meu mapa: ele está no meu Fundo do Céu, em aspecto com Sol, Mercúrio, Meio do Céu, Lua e Ascendente. Ou seja, é um dos meus planetas mais fortes no mapa. Acredito que vivo super bem essa presença de Netuno ao longo da vida, apesar de já ter vivido muitos desafios ligados a ele, já que um Netuno na casa 4 e aspectando tantos planetas e pontos importantes no mapa costuma trazer algumas surpresas, nebulosidades e instabilidades ao longo da vida.
Mas, no geral, por sorte e busca desde cedo por autoconhecimento, acredito que fui para os melhores lados de Netuno: contato com o inconsciente, criatividade, escrita, relação com a música (toco dois instrumentos), estou sempre em contato com a natureza, entre outras coisas que me ajudam a lidar melhor com Netuno (e gostar dele).
Nos últimos anos vivi um tsunami netuniano em minha vida. Um atrás do outro, ele fez aspectos com meu Ascendente, com ele mesmo, com minha Lua, Meio do Céu, Mercúrio e, por último, com o Sol. Enquanto ainda fazia aspecto com um deles já seguia para o próximo e, com isso, foram muitos anos aspectada por Netuno.
Nesse período, enquanto ele transitou (e ainda transita) na minha casa 7, também fui atraída por um público netuniano, ou seja, muitos clientes com Netuno forte no mapa ou vivendo um intenso trânsito de Netuno. Pude acompanhar de perto as maravilhas e os estragos que ele pode fazer na vida de alguém.
Estragos? Mas o que está mesmo acontecendo?
Digo estragos porque um trânsito de Netuno mal vivido pode ser desastroso. Apesar de muitos trânsitos de Saturno, Urano ou Plutão também poderem ser complicados, costumam ser mais conscientes. Ao viver um trânsito de Netuno, não raro a pessoa sequer tem ideia do que está acontecendo, do que está vivendo ou quais riscos aquilo pode trazer.
Ele gera uma espécie de névoa. É como se você estivesse caminhando sob neblina. E, quando por exemplo dirigimos debaixo de neblina, ou de uma forte chuva (o que também pode ser associado a Netuno), não podemos acelerar. Correr pode ser fatal nesses casos.
Vou dar um exemplo que cansei de ver acontecer. Alguém vivendo trânsitos tensos de Netuno para planetas ligados a relacionamento, como Vênus, se envolve em um relacionamento aparentemente mágico e maravilhoso. Porém, é uma ilusão. Mas a pessoa não percebe, joga tudo pro alto até perceber que fez a maior bobagem da vida dela. Ou, então, Netuno envolvido com questões financeiras e a pessoa faz um negócio acreditando ser o melhor de todos, quando, na verdade, é um golpe.
Claro que nem todos os trânsitos de Netuno, mesmo os mais tensos, necessariamente são assim. Mas é preciso ser uma pessoa consciente e estar atento para não entrar em roubadas durante trânsitos de Netuno.
Não é à toa que, muitos anos atrás, quando estudei Astrologia, o que eu mais tinha medo de viver na vida eram os trânsitos que vivi nos últimos anos. E, posso dizer, não foram mesmo os mais fáceis do mundo.
Das pragas às águas agitadas, um pouco de tudo
Um dos pontos mais importantes do trânsito de Netuno que vivi foi a desorganização que virou a minha vida. Sob fortes demandas de trabalho e maternidade, parei de dar conta de tudo com a organização virginiana que sempre busquei. De coisas mais abstratas e subjetivas à própria bagunça em casa, muita coisa fugiu do controle.
Vale reforçar que meu Netuno natal é na casa 4, da família e da casa, e esse foi um ponto que pegou muito. Além de ver muitos cantos bagunçados, apesar de muitas tentativas de organização, muita coisa relacionada à casa – e a Netuno – aconteceu.
Um problema no pressurizador fez com que uma mangueira se rompesse e uma grande quantidade de água com força derrubasse o teto dos banheiros, alagando toda minha casa. Nem conto o estrago (e o prejuízo) que foi.
Além de todas as pragas que decidiram baixar por aqui (na casa e na família). Tivemos piolho (minha filha pegou e eu peguei dela), surto de pulga (apesar de todos esforços pra manter a turma sempre com anti pulga em dia), formigas de todas as espécies (que conseguiram destruir alguns eletrônicos, como a impressora, que virou ninho delas e precisou ir pro lixo), caramujo africano (uma espécie exótica e tóxica para os nossos bichos), baratas e ratos na vizinhança que em alguns momentos decidiram dar um alô por aqui, só pra citar algumas criaturas netunianas que vieram fazer parte da minha vida durante os fortes trânsitos de Netuno que vivi.
Ao pegar Ascendente, logo no começo do trânsito, sofri um acidente feio, no mar (quer coisa mais literal?) e por sorte não morri afogada (nem minha família), e foi “só” um ligamento rompido (um pouco na conta de Saturno também) que levou “apenas” uns 2/3 anos para ser recuperado totalmente.
Bom, não foi só isso, mas acho que já deu pra ter uma boa ideia do que Netuno pode fazer com a gente, né?
A magia netuniana e as coisas boas que ele nos faz
Mas nem tudo na vida é problema e os aprendizados e presentes sempre vêm junto.
Durante esse período de Netuno, muita coisa boa aconteceu.
Eu voltei a tocar mais piano, um antigo hobby que me acompanha desde a infância, entre períodos de mais ou menos intensidade. Tentei aprender violão e, mais recente, na reta final do trânsito, comecei a aprender bateria, que virou uma nova paixão, da qual não pretendo abrir mão. De alguma maneira, a música se tornou algo ainda mais presente em minha vida.
Fui aprender sobre vinhos, outra coisa que eu gosto muito. Mas fica aqui o alerta para quem tem Netuno forte ou está em um trânsito importante dele: temos sempre que tomar cuidado pra não beber demais em um trânsito desses. Netuno rege as bebidas alcoólicas e as drogas, lícitas ou ilícitas e é sempre bom ter um cuidado extra nesse sentido.
Passei a fazer mais trilhas e ter mais contato com a natureza. Dar mais importância a isso. Fazer com mais frequência.
Voltei a anotar meus sonhos. Refletir mais sobre eles.
Enfim, muitas coisas boas aconteceram e entre essas e outras, decidi fazer a faculdade de Biologia, que também tem tudo a ver com Netuno.
Então, como viver bem um trânsito de Netuno e priorizar essas coisas boas?
A primeira coisa é o que falei acima: ter consciência. De quem somos, do que estamos vivendo.
E que maravilha é ter a Astrologia como aliada nessas horas! Saber quais são os riscos, quais são nossos recursos, o que podemos fazer. Isso ajuda demais.
A outra coisa é abraçar os bons temas de Netuno. Sair na frente. Deixar-se levar pela vontade de sair da rotina e se desorganizar, perceber que não dá pra controlar a vida (muito menos em trânsitos de Netuno).
Sempre quis aprender a tocar um instrumento? Ou sempre teve vontade de fazer uma trilha em meio à natureza? Talvez tenha chegado a hora.
Mas, atenção, em trânsitos de Netuno temos que tomar cuidado extra com tudo e saber quais outros trânsitos estão acontecendo ao mesmo tempo. Por exemplo, pra saber se sua trilha pode trazer algum perigo.
Quando a gente deixa fluir, a mágica acontece
Um segredo que em geral a gente só descobre na reta final do trânsito é se deixar levar mais pela intuição, pelos instintos, pelas emoções. Controlar menos a si mesmo e a vida e entender que às vezes podemos deixar os pratos caírem, que eles não vão se quebrar.
Porque, mais cedo ou mais tarde, em um trânsito de Netuno, você vai se desorganizar. As coisas vão fugir do controle. Você vai se sentir exaurido e sem dar conta de tudo.
Nesse momento, você terá que abrir mão e, então, começar a ressignificar tudo.
E, parece mágica (ou loucura), mas quando você abre mão de tentar controlar, as coisas passam a acontecer.
Dicas práticas para sobreviver a um trânsito de Netuno
Além de tudo que já falei, ficam mais algumas dicas importantes:
Tome Sol. Especialmente se o trânsito pegar seu Sol ou algo ligado a seu corpo. As próprias vitaminas podem baixar (é bom fazer um check up pra verificar). Por exemplo, comum Netuno-Sol trazer deficiência de vitamina D, enquanto Netuno-Marte indica baixa de ferro. Tomar Sol pode ajudar a trazer energia extra e clareza durante esse trânsito mais nebuloso.
Durma mais. É comum que o trânsito de Netuno aumente o sono. E o cansaço. E baixe nossa vitalidade.
Isso foi uma das coisas que senti muito nos últimos anos: sono e vitalidade muito mais baixa que o normal (especialmente nos últimos 3 anos, que coincidiram com Saturno passando pela minha casa 6). Fiquei doente muitas vezes, muito mais do que o comum. E precisei tomar muito mais remédio do que nos 20 anos anteriores. Sem brincadeira. Mais uma de Netuno.
Enfim, fica a dica pra respeitar a necessidade de dormir mais e descansar. É preciso ficar offline pra entrar em contato com a boa energia de Netuno. Isso significa que, além de dormir, você também precisa ler mais, viajar pra onde não pegue sua internet e desligar seu celular em alguns momentos do dia pra ficar totalmente offline.
Quando o trânsito acaba, a névoa se desfaz
É impressionante como podemos sentir – até no corpo – um trânsito acontecer.
Se de repente a gente se sente mais confuso quando esse trânsito começa, um dia a gente acorda e parece que está tudo mais claro, mais perceptível, que até o céu parece mais azul e o Sol mais brilhante.
Pois outro dia eu tive exatamente essa sensação. Fui checar e, bingo, o trânsito de Netuno tinha acabado definitivamente. Parece que de lá pra cá, muita coisa mudou. É sutil, é interno, é subjetivo, mas a energia volta ao normal, as coisas parecem mais claras, difícil explicar (quando se trata de Netuno, o negócio é viver).
Foi assim que eu me senti:
Mas isso também tem suas implicações. Ao ver tudo com clareza, também é comum a gente se dar conta de que muita coisa ficou deixada de lado, se desorganizou mais do que a gente gostaria, que nem todas as escolhas foram as melhores possíveis.
Mas, faz parte. Em cada momento, fazemos o que nos parece melhor naquele momento, não é mesmo?
E depois que um trânsito de Netuno acaba, a gente conta o prejuízo e corre atrás dele, mas consciente de tantos recursos mágicos que ganhamos nesse período e dos quais não vamos mais abrir mão. Afinal, se eles nos ajudaram a atravessar águas turbulentas ou uma neblina mais acentuada, eles nos ajudarão pra sempre.
Até porque outra sensação muito comum em trânsitos de Netuno é a de estar à deriva. E, agora, em terra firme e sabendo por onde as águas netunianas nos conduziram, ou melhor, para onde nos levaram, fica mais fácil lapidar os tesouros conquistados e seguir em frente, mais conscientes do que acontece dentro da gente, sabendo que há alguma força a mais que nos guia (independente de religião ou crença espiritual), que a natureza é sábia e que nossos sonhos podem ser nossos maiores conselheiros.
Netuno, obrigada por tudo
Reclamei muito desse trânsito nos últimos anos. Realmente passei momentos bem chatos e complicados. Tenho me perguntado mesmo porque certas “gavetas” (físicas ou internas) ficaram tão bagunçadas. Lamento por não ter tido mais força em alguns momentos que precisei. Mas, agora, me sinto mais forte e percebo que, sim, fui forte o suficiente pra atravessar, assim como vejo tantos clientes saindo desses trânsitos todos os dias. Atravessando utilizando recursos inimagináveis, que Netuno traz lá das profundezas da nossa alma.
Estou feliz com as escolhas netunianas que fiz e sei que coisas como a bateria, o contato mais intenso com a natureza e a Biologia vieram pra ficar.
Porque nada que vivemos com Netuno (e com Urano ou Plutão) é só por algum tempo. São experiências que nos transformam pra sempre.
Quer saber sobre seus trânsitos de Netuno? Agende uma consulta pelo email contato@titividal.com.br.
PS: Netuno pode ficar em torno de 15 anos em uma casa astrológica (mas não influencia o tempo todo, nem é sempre tão marcante. Ele fica em torno de 4 anos aspectando um planeta, sempre com momentos mais ou menos intensos.