Ícone do site Titi Vidal

Por que não posso dar uma olhadinha no mapa, por que se cobra pelo mapa e por que não é legal desmarcar consulta de última hora

Algumas informações básicas sobre os atendimentos astrológicos

-> por que não podemos simplesmente dar uma olhadinha no seu mapa

Muita gente acha que ser astrólogo é ter um dom especial pelo qual não se pode ou não se deve cobrar. Outros acham que ser astrólogo é ter uma espécie de bola de cristal (quem me dera!) capaz de olhar pra pessoa e enxergar todo seu futuro. Não é raro que amigos ou gente que a gente nem conhece venha perguntar alguma coisa sobre si mesmo em festas, eventos sociais, no supermercado ou nas redes sociais. As pessoas soltam sua data de nascimento, ou seu signo solar ou, para quem já conhece um pouco do próprio mapa, algum aspecto específico e pede pra gente falar alguma coisa. Como diz uma amiga minha, astróloga, isso é praticamente a mesma coisa que pedir um diagnóstico de saúde tomando um chopp com um amigo médico: “doutor, tenho uma dorzinha aqui, será que tenho alguma coisa grave?”.

Para quem não conhece Astrologia, imagino que esses pedidos são ingênuos, porque a pessoa acha mesmo que podemos falar sobre ela só de olhar pra sua cara ou só por saber o seu signo. A mensagem que mais recebo é “sou de tal signo, o que você diz pra mim hoje? ou pra essa semana?” ou “sou tal signo, vou casar com meu namorado?” e coisas do gênero. Pois, saibam, não é por mal que a gente não responde! Simplesmente não respondemos porque é impossível falar coisas tão precisas só por saber o seu signo solar.

Para quem quer uma informação mais genérica, sempre pode ler o horóscopo para o seu signo. Eu mesma escrevo horóscopos diários, semanais, mensais, anuais, para todos os signos, genericamente e para cada um deles. Mas, é sempre bom saber que horóscopo é apenas um recorte e uma previsão genérica, já que nada substitui a interpretação do seu mapa astrológico, natal, e suas previsões, que é único e nele, sim, podemos encontrar todas as informações sobre você e sua vida. Sobre horóscopo e sobre mapa astrológico, você encontra muitos artigos no meu site e também pode ler mais profundamente a respeito na minha dissertação de mestrado “Narrativas do céu: a presença da Astrologia nos meios de comunicação”, disponível para leitura e download no meu site ou no site da Faculdade Cásper Líbero.

Mesmo quando a pessoa tem seu mapa, e mostra pra gente, ou passa os dados de nascimento completo, é impossível dar uma olhadinha no seu mapa, superficialmente, e fazer um diagnóstico ou previsão clara e específica, e é uma falta de responsabilidade um astrólogo que faça isso. Em geral fazemos quando ainda estamos estudando Astrologia e queremos testar nossos conhecimentos, quando ainda precisamos praticar muito ou quando ainda temos a ingenuidade que isso é possível. Eu mesma já fiz muito disso na vida, lá no passado. Felizmente a gente vai percebendo que é uma insanidade fazer isso e, de novo, comparo com um médico que não pode dar um diagnóstico de câncer, por exemplo, só por um raio x que você fez e mostra pra ele numa festa.

Até mesmo quando a gente já conhece o mapa do amigo ou do cliente, faz com frequência, dar uma olhadinha no mapa é retomar todo o mapa, já que somos todo o sistema astrológico e tudo que faz parte do mapa. Nada é isolado e para responder qualquer coisinha sobre sua vida, temos que consultar todo seu mapa e previsões e esse é nosso trabalho. Por isso, é até falta de respeito pedir para dar uma olhadinha no seu mapa, já que esse é o nosso trabalho, cobramos para isso e da forma como em geral acontece, há uma clara desvalorização do nosso trabalho.

Apesar de muita gente achar que para ser astrólogo é preciso um dom e que por dom não se cobra, isso é pura falta de informação sobre o que é Astrologia e sobre o que é a profissão de astrólogo. Dom a gente precisa pra fazer qualquer coisa: para ser médico, matemático, engenheiro, advogado, psicólogo, arquiteto, músico, etc. E para qualquer ofício estuda-se muito e com a Astrologia não é diferente. O dom que precisamos ter é gostar de gente e gostar muito de estudar, porque estudamos anos e anos (provavelmente para a vida inteira), já que Astrologia é difícil, tem uma extensa parte teórica, muita matemática e a necessidade de conhecer profundamente a natureza humana. Investimos muito tempo, energia e dinheiro em cursos, livros e preparo pessoal, como autoconhecimento e estudo de áreas afins, para podermos ser de fato bons astrólogos. O mínimo que se espera é que possamos cobrar pelo nosso trabalho.

Na consulta, também olha-se o mapa como um todo

Num atendimento astrológico, todo mapa natal do cliente é analisado, ainda que o interesse da pessoa seja só saber sobre amor, ou sobre trabalho, como tudo está inter-relacionado e como somos todo nosso sistema astrológico, para qualquer análise precisamos olhar o todo do mapa. Mesmo para fazer as previsões astrológicas, tudo parte do mapa natal. Por isso que mesmo que a pessoa só tenha interesse em saber suas previsões (o que até é relativamente comum), o astrólogo precisa consulta todo mapa natal da pessoa, de onde partem as previsões. Por isso, não é possível dar desconto na consulta já que a pessoa só quer ver as previsões ou só quer saber de amor ou de trabalho. Eu, por exemplo, na primeira consulta que se faz comigo, eu sempre faço a interpretação do mapa natal, porque terei que interpretá-lo de qualquer forma para saber quem é a pessoa que está diante de mim e sobre o que as previsões irão se tratar. Nos próximos anos (em geral se faz o mapa uma vez por ano) começamos pelas previsões, por já conhecer o mapa do cliente, mas sempre voltamos para o mapa natal, para aprofundar e tocar pontos específicos que estão sendo ativados naquele momento, já que o mapa natal é fonte inesgotável de informação, pois contém tudo sobre quem somos e sobre tudo que viveremos ao longo da vida.

Quando o cliente tem uma dúvida após a consulta (e a gravação da consulta em áudio)

Quando após a consulta o cliente ainda tem alguma dúvida (eu permito perguntas após a consulta, mas isso é pessoal de cada astrólogo) temos que retomar todo mapa e não é tão simples e rápido assim fazer isso. Não podemos responder aleatoriamente, é preciso responsabilidade com tudo que se fala a partir de um mapa, seja na consulta ou após ela. Por isso também costumamos gravar a consulta, assim o cliente pode ouvir depois o áudio e só perguntar para o astrólogo alguma coisa que realmente não tenha ficado clara, ou algum assunto sobre o qual não tenhamos mesmo falado em consulta. Parece óbvio, mas recebemos emails e mais emails perguntando coisas que já foram faladas em consulta, e acabamos olhando novamente o mapa para responder a mesma coisa que já foi dita e registrada em áudio. Falando em áudio, se você for fazer uma consulta astrológica comigo ou com qualquer outro astrólogo, hoje ficou simples você mesmo gravar a consulta: praticamente todos smartphones tem gravação de áudio, eu mesma gravo no meu e depois envio, e como vivemos cercados de problemas tecnológicos e falta de tempo (falo por mim, pelo menos) se você mesmo gravar sua consulta já garante o áudio assim que sair da consulta para ouvir novamente quando quiser.

Sobre os formatos de atendimento, é possível que o atendimento seja presencial, ou seja, em um encontro pessoal com o astrólogo. Mas hoje em dia se faz muito também a distância, seja por whatsapp, skype, zoom, facetime, etc. É igualmente eficiente e possível, eu mesma faço muitos e não só pra quem está fora de São Paulo, mas pra muita gente que não tem mais tempo pra cruzar a cidade para fazer uma consulta. Também tem sido cada vez mais comum, não só pra mim mas para muitos colegas, que a consulta seja feita em gravação de áudio. Nesse formato de atendimento ,gravamos o áudio com a interpretação do mapa e/ou as previsões, enviamos para o cliente e depois tiramos as dúvidas por email. É tão eficiente que tenho muitos colegas que só fazem assim hoje em dia. Quando faço, tem funcionado super bem. Quem gosta de ouvir o áudio várias vezes depois, tem até preferido esse formato.

Por que quando você agenda uma consulta não é legal desmarcar de última hora

Nós que somos autônomos, não temos um salário fixo. Ganhamos de acordo com o que trabalhamos. Funciona mais ou menos assim: atendemos alguém, ganhamos dinheiro. Não atendemos, não ganhamos. Ao contrário do que muita gente infelizmente ainda acha, não somos gurus nem vivemos de luz. Temos que viver e temos os mesmos custos de vida de qualquer pessoa: temos que pagar aluguel ou financiamento ou condomínio, escola dos filhos, luz, água, seguros, condução, e todas as outras contas que todo mundo tem, sem falar dos investimentos com estudos, viagens, saúde e tudo mais que qualquer pessoa faz. Isso significa que cada horário é precioso. Por sorte, todos astrólogos que conheço amam ser astrólogos e é claro que não trabalhamos pelo dinheiro. Até porque ser astrólogo é um trabalho lindo e prazeroso, mas vocês não imaginam quanto preconceito ainda enfrentamos, especialmente pela ignorância e falta de informação sobre o que é Astrologia e sobre o que é ser astrólogo. Eu mesma, que deixei de ser advogada para ser astróloga (e taróloga e terapeuta) até hoje escuto coisas que seriam totalmente dispensáveis. Mas, enfim, o que quero dizer é que não trabalhamos pelo dinheiro, mas faz parte da troca justa que o universo nos impõe receber em troca do serviço que estamos oferecendo. E quando colocamos determinados à disposição, contamos com aqueles horários para nosso trabalho. E se você desmarca de última hora e não temos tempo de oferecer o horário para outra pessoa, além de outras pessoas que estão precisando de um horário não poderem marcar e precisarem esperar mais do que precisariam, deixamos de ganhar com aquele horário e pode ser que isso comprometa de alguma forma as contas do astrólogo que estava contando com aquilo. Pensa se você gostaria de ter uma parte do seu salário não paga de última hora?

Isso não vale só para astrólogos, vale para todos profissionais liberais, mas vejo que com médicos, por exemplo, é mais raro que isso aconteça, apesar de muitos  amigos médicos viverem reclamando disso também. É claro que imprevistos acontecem, mas quando não for um imprevisto de verdade, pense bem antes de deixar pra desmarcar de última hora, respeito é bom e todos nós gostamos. É por isso que cada vez mais astrólogos já pedem um depósito prévio, pelo menos de parte da consulta, para garantir que não perderão todo horário. Ainda não tive coragem de começar a fazer isso, mas tenho pensado seriamente nisso. Não é justo? Sem falar que no caso do mapa, é preciso calcular, imprimir e estudar o mapa antes da consulta. Ou seja, muitas vezes quando o cliente desmarca, parte do trabalho já foi feita e se ele desmarcou, foi um tempo perdido.

Lembre-se: ser astrólogo é ser um profissional como outro qualquer

Nós, astrólogos, somos profissionais como outros: estudamos para ser astrólogos, investimos tempo e energia nisso e fazemos um trabalho sério (infelizmente também temos picaretas nessa área, mas em qual área eles não existem?) e sugiro que  quem se interessa em fazer uma consulta de Astrologia possa se informar um pouco mais a respeito antes de agendar, até para saber como funciona a dinâmica da consulta e o quanto ela pode ser importante pra você e pra sua vida.

Assim como valorizamos demais esse conhecimento tão rico que é a Astrologia, também merecemos ser valorizados por cada pessoa que busca esse nosso trabalho, por cada um que se consulta com um astrólogo ou mesmo por quem só quer ler o horóscopo ou as previsões que escrevemos.

Isso vale também para jornalistas e outras pessoas que vivem pedindo trabalho de graça

É muito comum, mais do que em muitas outras áreas, que se peça trabalho de graça pra gente. É só pra escrever sobre isso, só pra falar sobre aquilo. Mas esse é nosso trabalho e em geral quem pede nossa colaboração está ganhando para fazer o que está fazendo, e vai ganhar com o que escrevemos, falamos ou fornecemos de informação e conteúdo. E é muito comum que astrólogos façam mesmo isso de graça, porque criamos essa cultura, infelizmente. Mas, parece que aos poucos isso está mudando. Em geral o que fazemos para mídia em troca de divulgação traz pouquíssimo retorno em termos de atendimentos, apenas coisas muito específicas. Por isso, é justo que o astrólogo seja remunerado como todos outros envolvidos na produção das matérias estão sendo.

Esse texto não é um desabafo, é uma verdade sobre a qual astrólogos conversam e sobre a necessidade de conscientização a respeito

Estou para escrever esse texto há tempos. Hoje sentei e escrevi porque um cliente desmarcou de última hora, eu já estava com o mapa dele prontinho e ele não desmarcou por nenhum imprevisto de última hora. Poderia ter desmarcado antes, mas deixou pra fazer isso horas antes da consulta. Perdi o horário, tinha algumas pessoas aguardando horário mais próximo e não consegui preencher de última hora. Semana passada uma pessoa desmarcou num horário para o qual eu havia até contratado gente para ficar com minha filha, o que nem teria sido necessário.

Então, até podem encarar esse texto como desabafo, mas é também um texto informativo, porque sei que no fundo não é culpa de ninguém, mas sim de uma cultura que se criou, de falta de informação e de uma realidade que vivemos mas que precisa ser mudada.

Agradeço quem leu o texto até o fim 🙂

 

 

 

Sair da versão mobile