Ícone do site Titi Vidal

Plutão retrógrado em Capricórnio: mais uma chance pra repensar as mudanças

De 22 de abril a 2 de outubro Plutão, planeta das grandes transformações, está retrógrado. Essa eterna dança dos planetas no céu permite que possamos fazer tudo no ritmo certo, fazendo e refazendo, caminhando e retomando, transformando e reformatando tudo que é necessário.

Plutão vem pedindo transformações estruturais profundas e especialmente nessa fase, com Saturno também em Capricórnio, vem pedindo mais responsabilidade e certeza diante de cada passo e situação de vida. Tem pedido, ou melhor, exigido, desapegos, mudanças e outras coisas que nos tiram o controle de partes importantes da própria vida.

É um período intenso e onde temos capricórnio em nosso mapa natal, temos sentido muito isso. Mudanças que já vem de alguns anos e agora sob o olhar rigoroso e fiscalizador também de Saturno. Agora, com ambos retrógrados, é nossa chance de respirar e rever o que já aconteceu e, pra muita gente, a oportunidade de se preparar para mudanças ainda mais intensas que vem  pela frente.

A ordem é mudar, mas a partir da base, da raiz, na estrutura. Terremotos na nossa alma. Chão  que é tirado dos nossos pés. A necessidade de olhar a  vida com mais realidade  e não de dentro da falsa torre que construimos em torno de nós mesmos.

É hora  de ver  sobre quais castelos de areia sua vida foi construída. Só tende a ficar o que foi feito em terra realmente firme. Como na Carta da Torre do Tarô, um raio vem do alto e desmantela tudo (no caso dos trânsitos de Saturno e Plutão em Capricórnio, em alguma ou algumas áreas específicas). Mas, o que realmente tem base, essência e estrutura,  possivelmente balança, mas não cai.

E é sempre na retrogração que podemos respirar mais aliviados (pelo menos um pouco mais) observando o que está acontecendo com a nossa vida, mas é sempre também um período de aviso: Plutão retrógrado vai passar por onde já passou antes e quando ficar direto outra vez, passará de novo e, como já avisou e deu a chance de mudar, pode forçar a barra e mudar tudo de uma vez. Mas vale lembrar: Plutão sempre avisa e dá chance de você dar um passo antes.

Bora aproveitar essa retrogradação pra pensar nisso tudo ?

 

Sair da versão mobile