Os ventos da mudança
Plutão em Aquário: grandes mudanças pela frente
Um dos principais aspectos e novidades de 2024 é a chegada de Plutão em Aquário, algo que só acontece a cada mais de 260 anos e que sempre revoluciona o mundo.
Por ser muito lento, Plutão fica de 14 a 40 anos em um mesmo signo. Por exemplo, Plutão está desde 2008 em Capricórnio e só sairá pra valer agora em 2024. Ele é sem dúvida muito transformador no contexto individual, mas coletivamente ele promove verdadeiras revoluções, transformações históricas, profundas e significativas.
As mudanças trazidas por Plutão costumam incluir a transformação de paradigmas e estruturas mundiais, sejam elas politicas, culturais, sociais ou tecnológicas.
São períodos históricos, que marcam grandes mudanças no mundo. São fases de avanços significativos que mudam a forma de enxergar as coisas. Verdadeiras revoluções na História Mundial.
A última vez que Plutão esteve em Aquário tivemos uma revolução industrial, descobertas impressionantes, incluindo a do planeta Urano e muitas mudanças significativas no mundo.
Tivemos uma série de revoluções, mas também de tratados de paz. Muitas constituições foram desenvolvidas naquele período.
Isso porque Plutão em Aquário pode falar sobre novas leis e direitos coletivos, novas regulamentações para as questões que envolvem determinados grupos.
Agora, Plutão ficará por 20 anos no signo de Aquário e promete, mais uma vez, mudar o mundo. Temos uma combinação de Plutão e Aquário, um planeta e um signo que gostam de mudanças. Sem dúvida, será um período transformador.
Um ponto importante a ser considerado é que da última vez que Plutão esteve no signo de Aquário, ele ainda não havia sido descoberto e, portanto, não existem estudos feitos por astrólogos da época, apenas feitos posteriormente, por astrólogos mais modernos.
Com avanços tecnológicos impressionantes, muita coisa importante e impactante deve acontecer. Reforçando que a descoberta de Urano aconteceu quando Plutão estava em Aquário (curiosamente, signo que também passou a ser regido por Urano), isso só foi possível graças ao avanço da tecnologia na época, que permitiu enxergar um planeta que não é visível a olho nú.
Nesse sentido, corrida espacial e importantes descobertas sobre o universo devem acontecer nos próximos 20 anos.
É interessante pensar que a chegada de Plutão em Aquário acontece no mesmo ano em que Júpiter e Urano tornam a se encontrar, um aspecto que ocorre a cada uns 13/14 anos, mas que também está ligado a importantes avanços e novas tecnologias e que foi justamente sob uma conjunção entre Júpiter e Urano que o homem chegou na Lua a primeira vez. Agora, em 2024, falam sobre viagens tripuladas (por humanos e robôs) para a Lua. Qualquer semelhança com o céu da primeira vez não é mera coincidência.
A Inteligência Artificial que já chegou com tudo tende a se desenvolver em níveis e proporções altíssimos, trazendo grandes impactos na nossa forma de ser, pensar, trabalhar e se relacionar. Já estamos vendo acontecimentos e novidades impressionantes nesse sentido e isso só vai aumentar intensamente, com grandes novidades e transformações práticas na vida de todos nós graças às novas inteligências artificiais, com seus prós e contras.
Nesse sentido, todas as tecnologias tendem a avançar, da internet aos microchips, dos tratamentos médicos às vacinas, da automatização de tudo aos grandes avanços em diferentes áreas do conhecimento.
Por sinal, guardadas as devidas proporções de cada época, o conhecimento sempre avança quando Plutão está em Aquário. Seja pelo surgimento de novos conhecimentos ou pela forma como se ensina e aprende, como se transmite o conhecimento. Períodos de Plutão em Aquário são de descobertas revolucionarias e impactantes, que mudam a forma como aprendemos e ensinamos, como vemos determinados assuntos.
Muitos dos avanços podem ter relação com o que conhecemos sobre o espaço, o universo. Mas também sobre nosso próprio planeta, Terra. Ainda mais vindos de uma passagem de Plutão por Capricórnio, que tanto mexeu com a nossa Terra.
Falando nisso, as questões e crises ambientais ganham força, com avanço nos problemas e também em novas tecnologias que podem nos ajudar a minimizar alguns desafios que estamos vivendo. Mas, de um jeito ou de outro, esse será um tema relevante, sobre o qual ainda falaremos bastante.
A forma como nos relacionamos é outro assunto em transformação. A tendência é vermos novas configurações e diferentes formas de relacionamento. Podemos ver mudanças significativas inclusive com relação à sexualidade, seja da relação das pessoas de forma geral com o sexo ou outras questões envolvendo amor, afetividade e sexualidade.
O uso da tecnologia e a dependência que temos de internet e redes sociais, por exemplo, é outro grande assunto em pauta. Veremos muitos problemas e notícias relacionados a isso e talvez já tenha passado da hora da gente repensar. Plutão em Aquário vem nos fazer repensar isso de forma profunda.
Muitos podem ficar mais obsessivos e compulsivos e dependentes da tecnologia, enquanto outros podem ter uma espécie de overdose tecnológica e buscar mais momentos offline.
As regulações e leis sobre a tecnologia também ficam evidentes. Seja nas questões de internet e redes sociais ou no próprio uso de qualquer tecnologia, incluindo novas descobertas e inteligência artificial.
Teremos muitos avanços científicos, como já dito, incluindo a medicina. Na área da cirurgia, veremos coisas incríveis, incluindo novos tipos de transplantes (esse é um tema que deve ficar muito em destaque). Muitas novidades nos exames, diagnósticos e tratamentos de doenças, com possíveis curas para muitas doenças sendo anunciadas. Questões ligadas à fertilidade e fertilização e também questões genéticas estão entre os temas do momento.
Tudo isso é muito bacana, mas também preocupante, especialmente pela velocidade e quantidade de coisas acontecendo ao mesmo tempo. E pelas questões éticas que podem surgir.
Por exemplo, cada vez mais veremos a evolução de sistemas que já existem que visam reproduzir a voz e o corpo de quem já morreu, ou formas de se prolongar a vida, a qualquer custo.
As questões ligadas ao trabalho também podem sofrer mudanças, com a tecnologia crescendo e o risco de certos trabalhos e atividades serem substituídos por robôs e ao mesmo tempo muitas novas áreas e capacidades surgindo e se desenvolvendo. Novos campos profissionais. Novas formas de se trabalhar. Novas competências precisarão ser desenvolvidas.
Quem detém o conhecimento, de qualquer natureza, mas especialmente tecnológico, também poderá exercer mais controle e isso, de certa forma, pode ser perigoso.
Há risco, inclusive, de guerras cibernéticas e tecnológicas.
Falando em guerras, infelizmente estamos em um ciclo de muitas, desde que Saturno e Plutão encontraram-se em Capricórnio. Muitas vieram depois, talvez atrasadas pela pandemia. Mas em meio a guerras presentes (e outras por vir) no mundo, há também o risco de novas tecnologias de guerra, capazes de gerar terror coletivamente. Isso também inclui notícias e rumores de coisas que talvez nem se desenvolvam, já que há também controle pela notícia (verdadeira ou falsa).
Veremos muitas soluções alternativas para muitas coisas, vindas com as descobertas e inovações sem limite.
O próprio sistema capitalista pode passar por grandes mudanças e transformações. Podemos ter crises financeiras, em bancos e empresas. Muitas empresas quebrando e outras se unindo, ou surgindo e se consolidando.
O controle pode mudar de mãos.
Pode haver uma nova revolução industrial, como da última vez que Plutão esteve em Capricórnio. Muita coisa pode mudar.
O próprio microchip, assunto de Plutão, está em tema no mundo. Há verdadeiras guerras e conflitos acontecendo a respeito de quem detém esse conhecimento e fabricação/fornecimento. Podemos ter crises nesse setor, assim como grandes novidades.
Os computadores também podem sofrer grandes inovações.
Toda tecnologia de ponta é regida com Plutão e, ao longo desses 20 anos que ele ficará em Aquário, muita coisa será popularizada e acessível a mais gente, provavelmente nos últimos anos desse trânsito.
Voltando às questões ligadas ao meio ambiente, um dos grandes e mais relevantes temas do momento, podemos ver o aumento de catástrofes naturais e, agora, incluindo ventos, ou seja, com ciclones e furacões de maiores proporções.
Da última vez que Plutão esteve em Aquário, tivemos furacões históricos. Agora, na chegada de Plutão novamente em Aquário, já temos visto ventos fortes, alertas de ciclones e furacões de grandes proporções.
Ou seja, dos pequenos aos grandes assuntos, mudanças serão impostas e muitas surgirão de cada um de nós, que passaremos a olhar muita coisa de outra maneira.
Podemos e devemos encontrar um jeito novo de olhar para as mesmas coisas. E um jeito sábio e construído ao longo do tempo para olhar com cautela e responsabilidade para as novidades.
As mudanças serão rápidas, será difícil acompanhar tudo ao mesmo tempo. Temos que tomar cuidado com o aumento do risco de stress, ansiedade e burnout.
É hora de cada um de nós se conscientizar da importância do nosso papel individual nos assuntos coletivos. Arcar com as consequências do que fizemos antes. E encontrar formas criativas e eficientes de minimizar riscos e efeitos futuros. Olhar diferente enquanto individuo e sociedade.
Os ventos da mudança chegam com tudo, tudo se acelera. Temos revelações importantes pela frente e muita instabilidade.
O conhecimento gera a transformação e será preciso se manter informado. Mas corretamente informado, sabendo, cada vez mais, separar o que é fato do que é fake.
Outro tema importante é a eletricidade e o próprio abastecimento energético. Podemos ter crises no setor, que incluem apagões importantes. Mas podemos encontrar novas formas de energia. Ou desenvolver mais o que já existe. Ou vermos chegar ao grande público o que hoje é caro, como a energia solar, fotovoltaica ou os carros elétricos.
Há um desenvolvimento científico importante, mas que pode levar a um excesso de racionalismo. Temos que tomar cuidado pra não negar o conhecimento comum, mas será importante também separar o joio do trigo, o que é sério do que não é, o que de fato é conhecimento do que não faz sentido.
Novas áreas da ciência e do conhecimento podem surgir.
A escola em si deve passar por transformações importantes. Como as crianças e jovens se formam, escolhem suas carreiras e desenvolvem suas potencialidades. Ainda mais com novas competências sendo esperadas.
Muitos de nós teremos dificuldades de acompanhar o ritmo frenético disso tudo. Ainda mais que esse não é o único aspecto que acelera. Em 2024 temos Júpiter chegando em Gêmeos, após um encontro com urano em Touro. A partir de 2025 Urano chega em Gêmeos. Depois Netuno ingressa em Áries. O mundo vai mudar muito e de forma muito acelerada. Precisamos nos preparar. Falaremos sobre cada um desses aspectos oportunamente.
Temos que ficar de olho em todo controle que quem tem acesso à informação e à tecnologia tem. Estamos vigiados e controlados o tempo todo. Ao usar a internet, ao fazer uma compra online. Ao passar por qualquer lugar cercado por câmeras. O uso que se faz de toda essa informação deve ser tema inclusive de regulamentação.
Há uma falta de privacidade e uma dificuldade cada vez maior de estarmos offline e isolados.
Ao mesmo tempo, o isolamento social tende a se intensificar, com muita gente desejando estar cada vez mais sozinha, com dificuldades maiores em se relacionar e interagir presencialmente, afetivamente.
E o que você quer proibir para após sua existência? Artistas já tem deixado em testamento avisado se a inteligência artificial poderá ou não fazer uso de sua imagem e voz. Veremos cada vez mais shows holográficos e tecnológicos de pessoas que já morreram.
Muitas plataformas de internet e redes sociais vão surgir. Muitas vão deixar de existir. Ou se reconfigurar.
O Google já anunciou pra 2024 uma grande limpa em seu sistema. Para onde vão as imagens e mensagens que eles vão excluir?
Os costumes sofrerão igual revolução. Nas artes, na moda, no audiovisual, na estética. O que será que vem pela frente? Muita coisa vai mudar.
A própria alimentação, a tecnologia que envolve a produção de alimentos e seu consumo. Da alimentação cada vez mais saudável à cada vez mais processada e fruto da tecnologia.
Até porque devemos ter escassez de certos alimentos, não apenas por esse trânsito específico.
Questões envolvendo taxações e impostos também devem se reconfigurar nesse período.
E muitos grupos e governos paralelos devem se formar nessa fase.
Muitos sindicatos também podem surgir, se extinguir ou se fortalecer.
A própria Astrologia deve passar por importantes mudanças, seja pelas novas descobertas e novidades tecnológicas, seja pelo seu posicionamento enquanto conhecimento.
De qualquer forma, prever tudo que vai acontecer enquanto Plutão estiver em Aquário é como tentar prever o imprevisível. Da última vez que ele esteve lá, o mundo era outro. São outros tempos. E o que Plutão traz, em Aquário, é justamente um mundo completamente novo, impensado até então. E muito rápido.
Serão 20 anos de grandes transformações, que nos deixarão impactados, animados e preocupados.
Vamos revolucionar nossas vidas e o mundo. Focar no bom conhecimento, em não ser igual a todos. Fortalecer nossa identidade.
Porque um risco é que cada vez mais todos queiram ser iguais. Os mesmos filtros, os mesmos procedimentos estéticos, tudo padronizado.
Vamos olhar para o outro lado e fortalecer quem somos, individualmente, felizes com nosso próprio jeito de ser, sem se deixar levar por tudo que se impõe coletivamente.
Vamos manter nossa inteligência, assunto também de Plutão em Aquário, mas cujo controle e manipulação podem nos fazer emburrecer cada vez mais enquanto sociedade para que sejamos cada vez mais controlados. Isso pode incluir manipulações políticas. Precisamos estar atentos.
Um livro publicado recente aborda muito bem essas questões: A máquina do caos, de Max Fisher:
(Sobre o livro) As redes sociais são provavelmente o maior experimento coletivo da humanidade. Mas qual o impacto delas no mundo? São ferramentas que apenas refletem a natureza das pessoas, ou estimulam comportamentos extremistas? A partir dessas perguntas, o repórter investigativo Max Fisher disseca o funcionamento das grandes empresas de tecnologia, construindo um panorama estarrecedor e dando um alerta para que repensemos com urgência nossa relação com as redes.
Clique aqui para comprar o livro
Individualmente, viveremos isso na área do mapa onde temos Aquário. É muito provável que para muitos de nós não mude o assunto, que o Plutão já esteja transitando por essa casa astrológica. Mas muda, agora, a forma de lidar.
Serão mais impactados aqueles que são de Aquário, Leão, Touro ou Escorpião, ou que têm planetas nesses signos. Porém, é um trânsito lento, vai pouco a pouco, primeiro influenciando apenas o comecinho do signo e assim por diante. E nos assuntos que esses planetas regem em cada mapa. E apesar de crises serem possíveis, incluindo perdas e transformações, podemos ganhar forças e encontrar muitas novidades nesses assuntos. São especialmente favorecidos os planetas em Gêmeos, Libra, Sagitário e Áries. Os desafios maiores estão para Aquário, Leão, Touro e Escorpião. Mas nada de sofrimento: é importante entender o contexto, o mapa natal em si e o que mais está acontecendo no seu mapa ao mesmo tempo. Daí a importância grande de fazer uma consulta astrológica e entender os reais significados e como aproveitar tudo isso da melhor forma possível.
Mais uma curiosidade importante: além de Plutão chegar em Aquário no mesmo ano em que Júpiter e Urano se encontram, o ingresso acontece no mesmo dia em que Sol chega em Aquário.
Sol e Plutão têm um encontro marcado dia 20 de janeiro, nos últimos suspiros de Capricórnio, em uma despedida triunfante e um ingresso, praticamente juntos, bem marcado e, de certa forma, assustador. Chegará mostrando a que veio.
E logo em fevereiro Marte também têm um encontro com Plutão, no começo de Aquário. Um aspecto que sempre é desafiador, que marca momentos mais intensos e violentos e que também pontua e intensifica os trânsitos de Plutão que já estamos vivendo (acontece a cada 2 anos) e, neste caso, já acontecerá no início, na chegada de Plutão em Aquário.
Ou seja, spoilers do que vem pela frente virão aos montes e, apesar disso tudo poder nos impactar, também nos permite antever e nos preparar, afinal, estamos falando de um trânsito que vai durar 20 anos e, portanto, nem tudo vai acontecer de uma vez.
Vale lembrar que Plutão já deu um pulinho em Aquário em 2023 e nos deu muitos spoilers do que vem pela frente. Agora, dia 20 de janeiro, vem pra ficar. Quer dizer, ainda volta por algumas poucas semanas para Capricórnio no segundo semestre (02/09 a 19/11), mas só pra nos dar um novo fôlego antes de voar definitivamente nos ventos aquarianos, que vão mudar a nossa vida, pra sempre.
Quer saber como Plutão em Aquário vai influenciar seu mapa/sua vida?
Você pode pedir um PS Astrológico com foco específico nisso e/ou agendar uma consulta completa, para análise do seu mapa, momento e previsões futuras. Envie uma mensagem para o email contato@titividal.com.br.