Ícone do site Titi Vidal

Plutão caminha para trás

Mas nós podemos seguir em frente

De 25/04 a 04/10/2020 Plutão, planeta das grandes transformações, está retrógrado. Quando uma retrogradação acontece, determinados assuntos precisam ser revistos, repensados ou retomados. É comum que algum assunto ligado a ele mude de direção e é provável que aquilo que não foi bem feito precise ser refeito ou, ainda, que aquilo que não foi feito agora não tenha escapatória.

Diante de um momento tão tenso, intenso e transformador como esse, um Plutão retrógrado pode trazer coisas à tona. Pode revelar, resolver…ou, ainda, aumentar o problema e trazer determinados assuntos ao limite para que sejam finalmente resolvidos.

Enquanto alguns rumos mudam, outros níveis dos problemas podem aparecer. Infelizmente, também podemos ter retrocessos e a ampliação do que não estava sendo cuidado até então.

É um momento delicado e desafiador e uma retrogradação de Plutão pode potencializar e prolongar determinados problemas.

De qualquer forma, é importante observar os pedidos de mudança, e é fundamental não tapar o sol com a peneira. Plutão em Capricórnio tem literalmente mexido com a Terra. Desde 2008 Plutão vem pedindo mudanças profundas nas estruturas, do poder e economia, aos próprios cuidados com o planeta Terra. Já tivemos questões de todas as naturezas, incluindo terremotos e tantos vulcões em erupção.

Quando um planeta passa por um determinado ponto e depois retrograda, em geral mexe de novo com aquilo que já mexeu antes. E ainda passa por ali uma terceira vez, quando fica direto outra vez. Isso vale para o coletivo e para o individual, porque em algum lugar do seu mapa, Plutão também está trazendo grandes mudanças.

E ainda temos outros retrógrados pela frente, porque, de fato, ainda temos muita coisa pra (re) pensar nessa vida. E é importante ouvir o que a vida está tentando dizer, fazer o que precisamos fazer, seguir em frente com a certeza de que fizemos tudo que podia ter sido feito.

Para isso, talvez seja preciso dar um passo atrás e ter menos pressa. Seja como for, tudo precisa de mais atenção nesse momento.

Sair da versão mobile