A sombra da retrogradação de Mercúrio
Já sabemos que de tempos em tempos planetas ficam retrógrados e que, no caso de Mercúrio, isso acontece 3 vezes por ano.
São momentos voltados às revisões e reflexões, durante os quais mudar de ideia pode ser uma ótima ideia.
Somos levamos a rever certas situações, repensar nossas ideias e revisar planos e projetos. São oportunidades para os reencontros e ajustes de rota.
Mas podemos sempre enfrentar alguns contratempos, especialmente nas comunicações, nos negócios e na agenda, já que algumas coisas mudam de direção e somos levados a ter que repensar tudo para nos reajustarmos à nova realidade.
Ao retrogradar, um planeta, como no caso de Mercúrio, astrologicamente falando volta nos graus dos signos, por onde acabou de passar. Ou seja, se ele está em um determinado signo fazendo sua trajetória, ao retrogradar volta por esse mesmo signo e, muitas vezes, chega a voltar ao signo anterior.
Em nosso mapa, isso gera uma repetição com direito a revisão dos assuntos em questão.
Ou seja, já devemos estar atentos a tudo que acontece, ligado à natureza desse trânsito, durante esse período que chamamos de sombra da retrogradação, ou seja, a partir do momento no qual Mercúrio passa pelo grau até onde irá retrogradar quando a retrogradação estiver em curso.
É muito provável que sejam esses alguns dos assuntos que terão revisões e mudanças, por exemplo,.
E desde que Mercúrio ingressa na sombra da retrogradação, muitos dos famosos efeitos da retrogradação em si já tem início.
E o mesmo vale para o período pós retrogradação, até que ele chegue novamente até onde chegou antes, quando começou a retrogradar.
É sempre bom lembrar que em Astrologia tudo é ciclo e que nada acontece da noite pro dia e que sempre um período antes as coisas já começam a se desenhar.
No caso das retrogradações de Mercúrio, portanto, vale ter atenção sempre um pouco antes e lembrar que não devemos ter medo desses momentos.
Se vamos precisar rever, revisitar ou revisar alguma coisa é porque aquilo não foi bem-feito antes ou não nos cabe mais nesse momento, daquele jeito. Até porque a vida é constante movimento e sempre precisamos ressignificar, mudar, repensar.
Que bom que existem as retrogradações para que possamos repensar e nos ajustar às novidades e mudanças constantes da vida.
E se os mal-entendidos e falhas de comunicação acontecem nesse período, é também porque algo precisa mudar. Afinal, Mercúrio retrógrado só nos incomoda hoje em dia porque somos apressados, hiper conectados e sem paciência para ler, refletir e contemplar a vida.
Vamos sempre aproveitar esses períodos de Mercúrio retrógrado, incluindo a sombra da retrogradação, para rever a forma como temos olhado para tudo, nossos pensamentos, a forma como nos conectamos, como lemos e conversamos, como cuidamos da agenda e da rotina. Vamos aproveitar para retomar contatos importantes e projetos antigos, sem reclamar dos contratempos que vêm junto, porque é muito provável que antes da retrogradação, nós mesmos criamos um cenário pra isso se manifestar nesses períodos.