Ícone do site Titi Vidal

Páscoa, Lua Cheia e o Céu do Momento

Sabia que a Páscoa é agendada de acordo com o céu?

Você sabia que um dos principais eventos cristãos é marcado de acordo com o céu?

Você sabia que a Páscoa sempre é comemorada no primeiro domingo de Lua Cheia após o ingresso do Sol em Áries? Isso mesmo! Uma das celebrações mais importantes da igreja católica é definida de acordo com o Céu.

Ou seja, este evento tem sua data móvel justamente porque depende do céu para ser marcada. Isto é, esse evento cristão de tanta importância é agendado anualmente de acordo com um movimento celeste. Acontece sempre no primeiro domingo após a Lua Cheia imediatamente após o equinócio de primavera (para o hemisfério norte) e de outono (para o hemisfério sul). O equinócio acontece justamente com o ingresso do Sol no signo de Áries, o que marca o início do ano astrológico.

A Páscoa sempre é celebrada no primeiro domingo de Lua Cheia após o ingresso do Sol em Áries (ou seja, na primeira Lua Cheia do ano astrológico)

Ou seja, a Páscoa é celebrada na primeira Lua Cheia após o início do ano astrológico, o que significa que ela é marcada de acordo com os ciclos celestes. Para os cristãos, a Páscoa está relacionada à ressurreição de Jesus Cristo. Curiosamente, é o momento em que o Sol aparentemente cruza a linha do horizonte rumo ao hemisfério norte, o que para os antigos representava uma espécie de retorno do Deus Sol.

Por se tratar da ressurreição de Cristo, é também um evento associado a um ritual de passagem e à ideia de renascimento e renovação. Apenas uma “coincidência” com o momento astrológico que celebra o início do ano, quando o Sol inicia mais uma volta pelo zodíaco e começa tudo de novo.

O coelho, símbolo da Páscoa, é associado à esta data por ser símbolo também de fertilidade. Como estamos também falando de uma Lua Cheia, isso também se confirma pelo céu. Mais fertilidade ainda por se tratar da primeira Lua Cheia após o ingresso do Sol no signo de Áries, que marca o início de um novo ciclo.

Alias, os ovos são uma boa imagem simbólica daquele que rompe uma casca e renasce totalmente novo e modificado, ou seja, é a própria imagem de um renascimento.

A Lua Cheia da Páscoa de 2022

Em sintonia com o movimento de renascimento, a Lua fica cheia no dia 16 de abril no signo de Libra e, com o Sol em Áries, ambos, Sol e Lua, fazem um aspecto desafiador com Plutão, um convite às mudanças e transformações mais profundas.

Vale lembrar que acabamos de viver a grande conjunção exata entre Júpiter e Netuno no signo de Peixes.

A Lua Cheia em Libra coloca ênfase nas relações, trocas e compartilhamento. Aquele momento para percebermos se há mesmo troca justa em cada relação que vivemos – sejam elas pessoais, familiares ou profissionais.

Ao nos colocar em situações-limite, com a presença de Plutão e a própria energia de transbordamento da Lua Cheia, o céu também nos oferece recursos para construirmos as novidades.

Marte e Saturno em harmonia com Sol e Lua neste momento são as ferramentas necessárias para agir com consciência e responsabilidade e persistência rumo ao novo.

É um céu que também nos oferece ideias novas e inspiradoras, com Mercúrio e Urano juntos em Touro.

Um momento para encontrar equilíbrio entre tradição e modernidade, entre razão e emoção, entre eu e o outro.

Com Marte e Vênus em Peixes, onde Júpiter e Netuno ainda estão em contato, temos um céu inspirador e cheio de magia, com sonhos e sincronicidades que vão nos orientando nessa desafiadora jornada da vida.

É um momento de transbordamento e intensidade, mas cheio de fertilidade e oportunidade, especialmente para quem deseja mudanças.

No clima da simbologia da Páscoa, é hora de transformar. É o momento certo para demonstrar amor e afeto e compartilhar o que temos de melhor, com equilíbrio e responsabilidade.

Que seja um momento fértil e positivamente transformador para todos nós.

Aproveito para desejar uma Feliz Páscoa, cheia de amor e boas novidades para todos nós!

Sair da versão mobile