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Para trabalharmos felizes precisamos dos conflitos

Como consultora em felicidade profissional e eficiência, é muito comum me perguntarem se auxilio meus clientes a fugirem de discussões ou como as pessoas podem agir para agradarem chefes e colegas. Quando explico que faço justamente o oposto disso, o espanto é visível.

Vamos considerar um ponto importante do trabalho: o relacionamento. No meu caso – e acredito que no da grande maioria dos profissionais (se não todos) – estou sempre em contato com outras pessoas, como clientes, fornecedores, parceiros. E, assim como em qualquer tipo de relacionamento, preciso estar atenta ao outro e fazer concessões, mas nunca deixando de lado as minhas prioridades, o que não posso abrir mão e minha autopreservação.

Margaret Heffernan deixa isso bem claro no livro “O Poder das Pequenas Mudanças”: “a aversão ao conflito e o desejo de agradar são universais e drenam nossa energia, iniciativa e coragem.” Por isso, quando nos colocamos de lado na tentativa de deixar o outro feliz, a nossa felicidade em trabalhar vai embora. E se não nos sentimos bem, não conseguimos construir relações positivas. Assim, impactamos de forma negativa o ambiente e alcançamos  o efeito contrário.

Posso falar tudo isso com propriedade, porque tenho me aprofundado nesse tema há alguns anos e também pelo meu sol em libra, que tende a me levar sempre a agir para agradar o outro e evitar conflitos – característica que também aparece em outros signos e aspectos astrológicos.

Foto: Headway em Unsplash

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