Ícone do site Titi Vidal

Para onde o céu aponta

O nodo norte em Câncer e a importância de irmos de volta para casa

Os nodos lunares são pontos imaginários no céu, que refletem os pontos onde acontecem os eclipses (solares e lunares). Isso significa que toda vez que um eclipse acontece, Sol e Lua estão conjuntos e/ou opostos aos nodos. Por isso são chamados nodos lunares.

Seus significados são contraditórios e dependem muito da linha astrológica, tendo sido especialmente atribuídos a uma espécie de carma e darma. Para algumas linhas, são pontos de desafios e crescimento, indicando um ponto que nos prende (nodo sul) versus o caminho a ser seguido (nodo norte).

O nodo sul, além de um ponto onde podemos nos prender, algo difícil de ser abandonado, também costuma ser atribuído a talentos e/ou recursos inatos, ao passo que o nodo sul costuma ser muito associado à missão de vida e direcionamento.

De alguma forma, podemos precisar desenvolver as características daquilo que é apontado pelo nodo norte, e temos como recurso o que o extremo oposto nos traz, associado ao nodo sul.

Os nodos estão sempre em um determinado signo e casa e podem ou não tocar algum planeta.

Os trânsitos pelos nodos costumam trazer eventos e percepções significativos e decisivos em nossas vidas.

No seu mapa online, você pode saber mais sobre seus nodos lunares.

Os nodos para o coletivo

Coletivamente, de tempos em tempos os nodos mudam de signo, lembrando que nodo sul é sempre oposto ao nodo norte. São sempre retrógrados, o que significa que vão do fim ao início de determinados signos e, quando mudam, seguem para os signos anteriores do zodíaco.

Também ficaram conhecidos como cabeça e cauda do dragão, já que antigas civilizações imaginavam que quando um eclipse acontecia, a Terra estava sendo engolida por um Dragão que, em seguida, a expelia novamente.

Em novembro de 2018, os nodos ingressaram no eixo Câncer (nodo norte) e Capricórnio (nodo sul), destacando ainda mais o que já vinha sendo potencializado com o longo trânsito de Plutão e em seguida de Saturno pelo signo de Capricórnio.

De lá para cá, o céu já vinha pedindo um olhar para profundo para esse eixo e seus temas e desafios. A resposta já estava lá, antes mesmo de tudo se potencializar.

Os nodos cruzaram cada um desses planetas, e também algumas estrelas fixas importantes. Os eclipses todos que tivemos em 2019 aconteceram em cima dos nodos nesses signos e sabemos que foi quando tudo começou a ficar ainda mais intenso e desafiador.

Saiba sobre os eclipses que potencializaram tudo

Enquanto tantos planetas estavam (e alguns ainda estão) em Capricórnio, onde o nodo sul ainda se encontra, o nodo norte está ali o tempo todo no signo de Câncer, nos lembrando sobre para onde nossa atenção deveria se deslocar nesse momento, apontando uma espécie de caminho, de cura, de missão de vida.

Relembre o aspecto mais importante de 2020

É no mínimo curioso que o simbólico nesse momento se tornou tão literal, enquanto as difíceis previsões a partir de uma grande conjunção Saturno-Plutão seguida por Júpiter-Plutão e Marte ativando Júpiter, Saturno e Plutão, cujos efeitos seguirão ainda por todo ano, o nodo norte estava nos pedindo para irmos para casa.

Veja sobre Júpiter-Plutão

Estar em casa, neste momento, coisa que muitos de nós estamos fazendo, é também um conselho do céu. É um caminho, uma resposta. Um lembrete sutil sobre o quanto andamos focados por tanto tempo do outro lado desse conflito. Preocupados com tempo, ocupados o tempo todo, em busca de dinheiro, sucesso, reconhecimento e poder. O quanto nos afastamos de nossa família, da profundidade das relações, dos cuidados com a casa e a vida. O quanto deixamos de seguir os ciclos da natureza, de perceber os cuidados com alimentação e o corpo. A necessidade de desacelerar, lembrar que o mundo é feito de relações e pessoas, viver mais o aqui e o agora.

O nodo norte nos pede pra voltar de volta pra casa. Simbolicamente, nossa alma, nossa essência, os valores mais importantes, a família, a empatia, as relações. Literalmente, cuidar da nossa casa e da própria vida. Isso, aliado aos importantes aspectos mais lentos, como Marte e Saturno em Aquário por exemplo, nos lembrando que nunca foi tão fácil perceber o quanto ao fazer só a nossa parte, já estamos ajudando o mundo todo.

Em maio de 2020 os nodos mudarão outra vez de eixo, seguindo para Gêmeos-Sagitário. Mas teremos tempo para falar sobre isso mais adiante. Por enquanto, fica a dica para fazer a sua parte, ficar em casa, olhar para dentro, acolher o que está sentindo, curar suas próprias feridas para que possamos curar o mundo.

Sair da versão mobile