Estudar um novo idioma, fazer um curso, exercitar-se. Quem nunca começou a fazer alguma dessas atividades e desistiu no meio do caminho? Eu já passei por isso diversas vezes — com esses exemplos e com outros — e quando me dava conta de que havia largado um plano, ficava bastante decepcionada. Comecei, então, a pensar nos motivos que me levaram a desistir daquelas atividades antes de concluí-las ou de alcançar meus objetivos com elas. Cheguei a algumas conclusões para nunca mais abandonar um plano no meio.
Verifique sua disponibilidade
antes de começar alguma coisa nova, é importante entender se tem tempo e energia para se dedicar a ela. Além disso, é fundamental compreender se a sua disponibilidade irá permitir que atenda as suas expectativas. Por isso, nada de se matricular em um curso de inglês e estudar apenas 1 hora por semana na esperança de se tornar fluente no idioma em 2 meses.
Faça contas
além da disponibilidade de tempo e energia, é preciso verificar se tem fôlego financeiro para realizar a nova atividade. É comum as pessoas desistirem de algo por não conseguirem arcar com seus custos, o que gera bastante frustração e preocupação.
Entenda a relevância
verifique se o que pretende fazer é importante para você naquele momento. Pode ser que fizesse sentido há algum tempo e não mais quando você decidiu colocar em prática. Por exemplo: por mais que o seu sonho sempre tenha sido fazer um curso de design, será que nesse momento da sua trajetória profissional e do mercado de trabalho não será mais útil aprender programação?
Avalie o andamento
é comum aquela empolgação do início diminuir conforme caminha com uma atividade, porque deixa de ser uma novidade. O que você não pode é deixar a vontade desaparecer. Mas se isso acontecer, é sinal de que uma mudança precisa ser feita. Por isso, verifique com frequência como se sente em relação ao que realiza. Por exemplo, se você não percebe avanço na sua performance fazendo aulas particulares de inglês, esse pode ser um sinal de que precisa fazer outra atividade ou buscar uma nova metodologia.
Tenha opções
ao colocar em prática as dicas acima e perceber que algo precisa ser mudado, verifique as alternativas que possui. Por isso, é importante sempre ter uma lista com outras atividades que deseja colocar em prática. Assim, em vez de sentir que abandonou algo no meio, você percebe que substituiu um plano por outro mais viável, mais interessante.
Se depois de colocar em prática todas essas recomendações, você perceber que não tem conseguido seguir adiante com o que planejou, pare, pense e entenda porque desistiu – esse artigo pode ajudar. Ao identificar a razão, você evita cair de novo nessa armadilha.
Para saber mais sobre o que fazer para nunca mais abandonar um plano no meio, entre em contato.
Foto: Emma Matthews Digital Content Production – Unsplash