Ícone do site Titi Vidal

“Outros Jeitos de Usar a Boca” é um livro forte de poemas de Rupi Kaur

Já começo avisando no começo desse texto: esse livro é difícil de engolir. Quando você ler Rupi Kaur em qualquer capa fique sabendo que está prestes a se deparar com poemas intensos, que falam de temas dolorosos, difíceis e em tom de protesto.

Em “Outros Jeitos de Usar a Boca” a poetisa fala sobre estupro e abuso sexual (em muitas poesias a gente tem até que parar pra respirar um pouco de tão difícil que é imaginar uma situação como aquela), relacionamentos, términos, brigas, amor próprio e sororidade. Tudo misturado em textos que nos faz sentir sensações diferentes a cada palavra.

Entendo que em textos como esses, cada um irá interpretar de uma forma, sentir de um jeito… Pode ser até que tenham pessoas que não consigam passar do capitulo “Dor”, porque de fato machuca saber que existem mulheres que passaram por aquelas situações. Mas Rupi Kaur é assim: intensa e de palavras fortes. E, calma, o livro termina com poesias “mais leves”, mas que ainda assim passam um recado importante.

Esse pode ser o livro que fará despertar seu amor por poesia, ou aquele que mostrará que esse realmente não é seu gênero. Na minha opinião, sempre vale dar uma chance. E se não der, tudo bem. O importante é que você tentou.

Sair da versão mobile