Um planeta está retrógrado quando temos a impressão, olhando da Terra, de que ele caminha na direção oposta a do Sol e ao invés de seguir avançando pelo zodíaco, ele caminha de trás pra frente nos graus dos signos. Claro que é uma ilusão de ótima, mas astrologicamente isso tem efeitos bem intensos para todos nós. Os efeitos, ao contrário do que muita gente diz, não são negativos. São neutros e cada um de nós vivencia à sua maneira, dependendo do próprio mapa natal e momento. Apesar disso, algumas questões são relativas a todos nós. E como quase sempre tem pelo menos um retrógrado no céu, vale a pena compreender melhor como cada um deles funciona. Abaixo, uma relação de todos os retrógrados em 2018:
Mercúrio retrógrado:
Mercúrio, planeta da comunicação, fica retrógrado sempre três vezes por ano e é o mais famoso dos retrógrados, já que sempre gera uma série de mal entendidos e problemas de comunicação e em nosso cotidiano. Apesar disso, é sempre um bom momento para rever, revisar e refazer, retomar projetos e contatos e mudar de ideia. Temos que tomar mais cuidado ao assinar contratos e fazer negócios, apesar de que muitas vezes é até o melhor momento para fazer isso, já que estamos mais pré dispostos a reler com mais atenção. Em 2018, Mercúrio fica retrógrado de 23 de março a 14 de abril, em Áries, pedindo revisões sobre a individualidade e as atitudes. Depois, fica retrógrado de 26 de julho a 19 de agosto, em Leão, pedindo revisões sobre o ego, a criatividade e a individualidade de cada um de nós. Por fim, de 17 de novembro a 7 de dezembro, quando fica retrógrado em Sagitário e retorna para Escorpião. Dessa vez, pedirá revisão de valores, crenças e sobre tudo que planejamos mudar na vida.
Vênus retrógrada
Vênus não fica sempre retrógrada e em 2018 fica de 6 de outubro, em Escorpião, até 16 de novembro, quando terá retornado para libra. O planeta do amor e dos relacionamentos retrógrado pede revisão nas relações, nos contratos e acordos. Pede pra gente rever o que gosta, como ganhar e gasta dinheiro e como lida com os prazeres e com cada pessoa que a gente ama.
Marte retrógrado
Marte, planeta da ação e da energia agressiva, da sexualidade e da forma como nos afirmamos na vida, fica retrógrado de 27 de junho, em Aquário, até 28 de agosto, quando terá retornado para capricórnio. Vem pedir revisão na forma como lidamos perante a sociedade, do nosso papel perante o mundo, nos grupos sociais e no trabalho. Vem pedir pra rever atitudes, como corremos atrás dos nossos objetivos e metas e também como nos posicionamos na vida.
Júpiter, planeta da expansão, fica retrógrado de 22 de março a 13 de julho, em Escorpião, pedindo uma bela revisão de nossos valores. Estamos mesmo agindo e transformando a vida de acordo com nossa ética, com nossas crenças e propósitos?
Saturno, por sua vez, planeta da responsabilidade e da estrutura, fica retrógrado de 18 de abril a 5 de setembro, em Capricórnio, pedindo uma boa revisão sobre nossas regras, estruturas e como lidamos com a responsabilidade. Se estamos mesmo conquistamos o que trabalhamos para merecer e o que temos que refazer para conquistar o que desejamos na vida.
Urano fica retrógrado de 8 de agosto em Touro, onde terá acabado de ingressar para transformar estruturas, desejos e muita coisa para todos nós. Terminará o ano retrógrado, em Áries, para onde volta para terminar o que ficar pendente.
Netuno fica retrógrado de 19 de junho a 25 de novembro, em Peixes, pedindo muito pra gente repensar o social, o coletivo, os menos favorecidos, os excluídos. Também nossas emoções e papel diante da sociedade.
Plutão, por sua vez, planeta das grandes transformações, fica retrógrado de 23 de abril a 2 de outubro, pedindo uma boa revisão nas estruturas capricornianas que agora também recebem Saturno. O que ainda falta mudar? O que ainda pode ruir?
Vale lembrar que cada um de nós viverá os retrógrados numa determinada área da vida, na qual teremos que repensar de acordo com a natureza de cada um deles. Além disso, para quem já tem eles retrógrados no mapa, esses costumam ser ótimos momentos.
Um feliz ano novo para todos nós! E vamos sempre em frente, mesmo durante cada uma das retrogradações, que são na verdade dança dos planetas para que possamos sempre rever e aprender mais com a vida.