Ícone do site Titi Vidal

Os desafios da liderança

Ser líder não é uma tarefa simples. É preciso gerenciar a equipe, administrar as diversas ferramentas das empresas dedicadas à gestão dos recursos humanos, influenciar o time e dar o exemplo em suas atitudes e comportamentos. No meio de tudo isso ainda estão “as atividades para as quais o profissional foi contratada”, como eu já ouvi algumas vezes.

É muita coisa e, por isso, ter aliados é essencial. E eles estão muito próximos: são os integrantes da equipe. Quando temos um time unido, a responsabilidade é dividida e todos passam a zelar pelo bom desempenho do grupo. Por exemplo: se um profissional está sobrecarregado e com dificuldade de cumprir prazos, pedir ajuda não é um problema – na verdade, o apoio chega antes de ser solicitado, porque a necessidade já foi percebida. Com isso, a liderança não precisa estar o tempo todo olhando tudo e todos. O time flui em harmonia.

Para chegar nesse nível de integração, é preciso construir um ambiente colaborativo. E isso é possível por meio de algumas atitudes:

Existem outras atitudes que podem ser tomadas pela liderança para tornar o ambiente de trabalho colaborativo, mas eu considero essas as mais relevantes. Porém, no meio de toda a correria do dia a dia, pode ser que você se esqueça delas. Ter um mapa natal com aspectos que indiquem ansiedade, como uma lua em áries (experiência própria), também pode impedir que você se lembre dessas atitudes. Se isso ocorrer, não se preocupe. Aplique as duas regras de ouro para um bom relacionamento pessoal e profissional: reciprocidade (não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você) e peça desculpas, quando perceber que cometeu um erro.

Foto: rawpixel no site Unsplash

Sair da versão mobile