A organização é o primeiro passo em qualquer jornada de mudança: organizamos o que pensamos e como nos sentimos e o que queremos e como alcançaremos essa meta. Todo bom plano começa assim. A organização também é fundamental para a confiança, como falei em outro texto aqui na coluna Trabalhe Feliz. Também vemos que a organização é chave para a felicidade profissional. Afinal, quando somos mais organizados, conseguimos ser mais produtivos e, assim, nos sentimos mais realizados no final de um dia de trabalho.
Além disso, passamos a ter interações mais positivas com outros profissionais, como chefes, colegas e parceiros, já que podem confiar em nosso trabalho. E, assim, diminuímos as preocupações e situações de estresse. Com isso, criamos um ciclo positivo que nos auxilia a conquistar a felicidade no trabalho. Por isso, para nos sentirmos mais felizes no trabalho, precisamos avaliar a forma como temos nos organizado e nos planejado.
E como fazemos isso?
O primeiro passo é a criação do Mapa de Atividades, uma ferramenta que permite saber o que realmente precisamos fazer, quais são as nossas prioridades, entre outros pontos relevantes para alcançarmos a boa organização.
Em seguida, precisamos saber como o nosso tempo é realmente gasto, quais são os ladrões do nosso tempo. E isso é possível com a Agenda da Produtividade.
Após isso, é possível organizar a Agenda Semanal, uma ferramenta bastante conhecida de muita gente. Com ela, é possível saber o que realmente cabe nos nossos dias e do que devemos abrir mão.
Com esse passo a passo, é possível criar o ciclo positivo que nos auxilia a conquistar a felicidade no trabalho. Mas é muito importante lembrar que todo esse processo exige dedicação e disciplina e, em alguns casos, um acompanhamento mais próximo. Se for o seu caso, entre em contato.
Foto: You X Ventures no site Unsplash