Ícone do site Titi Vidal

Ordens do amor – hierarquia

Ordens do amor

Para Bert Hellinger, existem leis que regulam os sistemas, inclusive o familiar e a harmonia desses sistemas depende desses princípios e regras. Para Bert, inclusive, a ordem precede o amor que, por maior que seja, só pode chegar se as ordens são reconhecidas.

Essas ordens são leis universais que definem a vida e as relações entre os seres humanos, desde seu nascimento até a morte e valem em qualquer cultura.

Ou seja, são leis universais que não pode, ser alteradas e sobre as quais não temos influencia. Pelo contrário, são elas que atuam sobre nós e delas dependemos para encontrar harmonia e paz, individualmente e como grupo/sistema.

A ordem precede o amor e ele só se desenvolve dentro dela. A ordem preexiste. Quando inverte a relacao e tenta mudar a ordem através do amor a relação está condenada ao fracasso. O amor se adapta à uma ordem e assim pode florescer, assim como a semente se adapta ao solo e ali cresce e prospera.

Quando a ordem é reconhecida, o amor flui.

As ordens do amor são hierarquia, dar e tomar e pertencimento.

 

  1. Hierarquia

Essa ordem inclui uma hierarquia da qual todos os membros fazem parte e disso também depende a harmonia do sistema.

Hierarquia é uma ordem de precedência e não de importância. Existe uma hierarquia cronológica, de quem chegou antes para quem chegou depois no sistema. Quem chegou antes precisa ter seu lugar reconhecido.

O ser é estruturado pelo tempo. É por isso que quem entrou primeiro num sistema tem precedência sobre quem entrou depois. O que existiu primeiro tem precedência sobre o que veio depois. Assim, o primeiro filho tem precedência sobre o segundo filho que, por sua vez, tem precedência sobre o terceiro filho.

A relação conjugal tem precedência sobre a relação de paternidade ou maternidade.

Quando essas hierarquias não são reconhecidas e respeitadas, há um desequilíbrio no sistema.

 

Os sistemas também tem hierarquia e nesse caso é invertida: o sistema novo tem precedência sobre o antigo. Assim, a família atual tem precedência sobre a família de origem, assim como um casamento atual tem precedência sobre um casamento anterior, desde que o anterior seja reconhecido, respeitado e honrado como o que veio primeiro.

Essa hierarquia não é exclusiva para o sistema familiar. Vale para grupos, organizações, etc.

 

Além do tempo e ordem de chegada, cada um que faz parte do sistema tem um lugar e papel específico e quando esse lugar não é reconhecido ou esse papel é trocado, o desequilíbrio também acontece, podendo influenciar todos que fazem parte do sistema, inclusive gerações futuras.

Sair da versão mobile