Ícone do site Titi Vidal

O tempo no tarô: tempo presente, passado e futuro próximos

O tarô fala muito do momento, podendo mostrar o passado e prever o futuro. Creio que podemos, como tarólogos, estabelecer uma relação pessoal incluindo a questão do tempo com nosso tarô. No entanto, penso que em termos de futuro, o tarô nos mostra o que tende a acontecer se não fizermos nada para alterar o rumo dos acontecimentos.
Acredito que sempre temos um mínimo de livre-arbítrio, que pode ir da mudança dos fatos até a forma de percepção ou de vivência do que tende a acontecer. Assim, prefiro encarar o tarô como algo mais ligado ao momento presente e ao futuro próximo. Analisar como uma previsão mais imediata, mais próxima. E mesmo este próximo é algo um pouco indefinido. Percebo que, na média, os jogos apontam o que tende a acontecer nos próximos 2 a 6 meses. Mas algumas vezes e para alguns consulentes isto tende a antecipar ou demorar mais para acontecer. Por exemplo, é possível fazer previsões que se concretizam na próxima semana e outras que demoram mais de um ano para acontecer.
     Acho que depende muito do que a própria pessoa entende como futuro próximo. Alguns comentam que próximo é um mês, no máximo. Outros me perguntam se então aquilo tende a acontecer nos próximos um ou dois anos. Distância grande entre ambas possibilidades e já vi previsões feitas pelo tarô variarem de um dia até anos. Uma outra questão ligada ao tempo no tarô é a determinação exata de quando uma previsão tende a se concretizar. E é algo comum de ser perguntado. Neste caso acho um pouco arriscado dar uma posição exata do quando, diferentemente da Astrologia, por exemplo, que permite uma exatidão maior na determinação do momento e do acontecimento no tempo. No caso do tarô, podemos pensar em algo aproximado e na velocidade dos acontecimentos. Por exemplo, o tarô nos permite analisar se uma situação tende a acontecer rapidamente ou se promete demora. Vemos isso avaliando os próprios arcanos maiores.
    Cartas como o Louco, o Carro ou a Roda da Fortuna, por exemplo, indicam que aquilo tende a se manifestar em breve, rapidamente. No caso do Eremita ou do Enforcado, temos uma demora, uma situação que tende a se prolongar no tempo. Ou seja, isto já é um indicativo de tempo. Mas podemos arriscar uma pergunta mais ousada, pedindo uma determinação de quando exatamente a coisa vai acontecer. Neste caso acho que podemos estabelecer critérios pessoais, como por exemplo considerar o número do arcano, a velocidade que a carta indica e fazer uma combinação neste sentido. Acredito que os arcanos maiores somente podem nos dizer algo sobre a possível velocidade, se tende a ser rápido ou não. Já os menores nos permitem saber de acordo com sua numeração, sendo que a corte pode nos ajudar a interpretar melhor estes números.
Exemplificando, pergunto em quanto tempo uma determinada situação irá se manifestar. Temos como resposta um 3 de qualquer naipe associado com um Pajem. Podemos entender que isto tende a se concretizar em torno de 3 dias após a consulta. Se o 3 sai ao lado de um Cavaleiro, o tempo pode ser projetado para 3 semanas. Se uma Rainha, meses e se um Rei anos. Mas isto é apenas uma especulação e uma mera possibilidade, pois pelo menos em minha visão é muito difícil definir uma data pelo tarô, pois podemos, inclusive, acelerar ou retardar os acontecimentos em nossa vida, isto sem falar na possibilidade de mudanças.
Sair da versão mobile