Ícone do site Titi Vidal

Lições sobre tempo e limites: Sol oposto Saturno

Esses dias Sol e Saturno estão opostos no céu. O clima geral pode ser de mais demora, mais desafios, mais responsabilidades. Pode parecer que de uma hora pra outra tudo fica mais difícil, mais demorado, exige mais esforço. O tempo não é aquele que a gente planejou, mas sim o tempo imposto pela vida.

Das coisas menores e mais simples, como o trânsito ou outras coisas do cotidiano, às maiores e mais importantes da vida, como decisões e situações fundamentais, podemos perceber que não adianta planejar demais se precisamos contar com o ritmo e tempo e disponibilidade dos outros ou da própria vida. Podemos notar que a vida pode até estar nos testando, impondo dificuldades pra ter certeza se é mesmo isso o que a  gente quer.

E vale a pena mesmo fazer esse balanço. Saber se estamos no caminho certo. Saber se isso é mesmo importante. Saber se podemos ou devemos mesmo prosseguir. E se a resposta for não, nada de ter medo de desistir ou mudar a rota. O céu está ajudando a fazer esse movimento tão necessário que é ajustar a rota e se colocar em direção ao destino certo. Caso a resposta seja um sim, e temos a certeza de ir em frente, então podemos reunir forças e recursos e seguir adiante, pois com certeza seremos recompensados por cada esforço e dedicação.

Mas é importante seguir o fluxo da vida, ter paciência com o que demora, com os atrasos e dificuldades. E também curtir com tempo e qualidade as coisas boas da vida, num ritmo mais lento, desacelerando desse mundo caótico e sempre tão agitado que estamos vivendo ultimamente.

Porque o ensinamento de Saturno também tem a ver com isso: desacelerar, viver o tempo, com tempo, caminhar de forma mais lenta e profunda, preferir qualidade à quantidade, viver de fato a vida.

Por isso o céu também convida para uma pausa (e olha que sorte um feriado prolongado no meio disso?). Pausa pra pensar na vida, pausa pra não pensar em nada, pausa pra simplesmente viver a vida. Então vamos ?

(Saturno já está oposto ao Sol – e também a Mercúrio – há uns dias e assim continua até dia 21 de junho)

Sair da versão mobile