Ícone do site Titi Vidal

O que você vai celebrar hoje?

Recentemente, durante uma reunião, um cliente me disse que havia tido uma semana péssima, que nada havia dado certo no trabalho. Fiquei bastante surpresa, porque ele vinha em um ritmo bom, em que estava colocando em prática muita coisa que sempre quis e precisava fazer, inclusive melhorar a forma como se relacionava com os colegas de empresa.

Começamos, então, a avaliar dia por dia para entendermos o que havia causado aquela mudança na rota tão repentina e desanimadora. Foi aí que ele ficou surpreso: percebeu que todos os dias havia feito algo importante e que o estava ajudando a construir o caminho profissional desejado.

A questão é que aquela semana teve diversos episódios estressantes e que acabaram engolindo os demais acontecimentos, principalmente os positivos. Se não tivéssemos feito aquela reflexão, com certeza ele teria ficado com a avaliação negativa da semana e, pior, carregado aquele sentimento ruim para os próximos dias, semanas e até meses.

Por isso é tão importante reservarmos um tempo, mesmo que poucos minutos, para avaliarmos o nosso dia e destacarmos pelo menos uma realização nossa – se for difícil incluir isso na agenda diária, faça uma vez por semana. Refletir sobre o que fizemos, mesmo que algo aparentemente pequeno ou uma decisão de não agir, é fundamental para tornar o nosso dia melhor e clarear nosso olhar sobre os acontecimentos positivos que estão sempre ao nosso redor e prontos para serem celebrados. 

Importante: quando fizer essa atividade, esqueça o “mas”. Essa pequena palavra costuma ter um impacto gigantesco em nossa vida, transformando qualquer fato positivo em negativo.

Foto: Priscilla Du Preez no site Unsplash

Sair da versão mobile