Ícone do site Titi Vidal

O que significa estar vivendo o trânsito de um planeta?

O céu em movimento e o nosso mapa astral

Estamos sempre falando sobre trânsitos planetários em textos, posts e consultas.

Mas você sabe o que significa um planeta em trânsito e quando estamos vivendo isso em nosso próprio mapa astral?

Cada um de nós tem um mapa astrológico natal, uma espécie de retrato do céu no instante do nascimento, que marca nossas características de personalidade e vida, nos diferentes aspectos e assuntos da vida.

Esse mapa astrológico natal vale por toda vida e, de alguma forma, vamos vivendo esse mapa de diferentes formas e em diferentes níveis de profundidade a cada fase da nossa jornada. Ou seja, o mesmo mapa vale pra vida toda, apesar de podermos viver esse mesmo mapa de diferentes maneiras.

Mas o céu está em constante movimento e conforme os planetas vão se movimentando, dizemos que estão em trânsito.

Sempre que falamos que um planeta está em um determinado signo, dizemos que ele está transitando por esse signo. Por exemplo, neste momento, Plutão está em Aquário, então dizemos que Plutão está transitando pelo signo de Aquário, ou seja, passando por esse signo.

Enquanto isso, nosso próprio mapa vai sentindo esses movimentos de diferentes maneiras.

Além do mapa natal em si, que recebe cada influência de uma determinada maneira, existem diversas técnicas astrológicas de previsão, que vão acontecendo simultaneamente.

Uma das mais importantes e precisas chama-se progressão secundária, e é uma espécie de movimento do nosso mapa no tempo. O mapa vai se desenvolvendo e interagindo com ele mesmo, indicando acontecimentos significativos e, ainda, como vamos reagir a cada momento, ou seja, a cada trânsito.

E existem os trânsitos astrológicos, ou seja, o movimento atual de cada planeta no céu que, de onde está, influencia nosso mapa natal e momento.

Por exemplo, Plutão em Aquário está transitando pela área do nosso mapa onde temos o signo de Aquário.


Então, afinal, o que é estar vivendo um trânsito?

Por exemplo, no caso do trânsito de Plutão por Aquário, quem tem planetas em Aquário ou em Leão, Touro e Escorpião, está vivendo ou viverá nos próximos anos um trânsito de Plutão. Isso porque, ao transitar por Aquário, fará aspectos com planetas aquarianos num mapa e em outros signos também.

O mesmo no caso de Urano em Touro, que está fazendo trânsitos importantes para planetas em Touro, Escorpião, Leão ou Aquário.

Além disso, os planetas sempre estão transitando em alguma área de nossa vida, ou seja, passando por uma casa astrológica e, ali, temos sua manifestação acontecendo.

Mas, em geral, trânsitos são mais fortes quando o planeta ingressa em uma casa astrológica ou quando toca um planeta, seja por conjunção, oposição ou quadratura (mais fortes), trígono ou sextil.

Assim, quando dizemos que alguém está vivendo um trânsito, é porque um determinado planeta está passando por um ponto importante num mapa (entrando numa casa, especialmente as angulares, ou tocando planetas, principalmente os pessoais).

Entender seus trânsitos ajuda a compreender seu momento

Ao compreender seus trânsitos atuais, principalmente dos planetas de trânsito mais lento – Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, ajuda a entender seu momento e tomar melhor suas decisões rumo ao futuro.

Quer saber mais sobre isso?

Escreve pra gente pelo email contato@titividal.com.br e vem fazer sua consulta astrológica 🙂

Sair da versão mobile