Ícone do site Titi Vidal

O que é o que no Tarô

 Acredito que todos os arcanos podem falar sobre qualquer assunto, a respeito de qualquer questão ou área de nossa vida. Por exemplo, uma Imperatriz pode falar de uma fase próspera profissional, com realização de projetos e lucros materiais, ou pode falar de um momento afetivamente pleno, de gravidez, do despertar do feminino, entre muitas outras coisas. É como a questão do positivo no tarô. Vejo que todas as cartas podem ser ao mesmo tempo positivas e negativas, depende sempre da tiragem, da pergunta, do posicionamento do jogo, entre outros fatores. Assim é com a significação das cartas também. Depende muito da pergunta, da disposição das cartas, do jogo feito, da interpretação e intuição do tarólogo. Ainda assim, podemos pensar de forma ilustrativa que arcano fala de que assunto, mas lembrando que analisar somente desta forma é tornar mais pobre a interpretação e o conteúdo do tarô.
    No caso dos arcanos menores isto fica mais fácil, pois de maneira bem genérica, podemos pensar que copas estão sempre ligadas ao amor, aos relacionamentos, ao estado emocional e a afetividade. Ouros sempre estarão relacionados ao dinheiro, as questões materiais, ao trabalho e a prosperidade. Paus são arcanos sempre relacionados a vontade, ao entusiasmo, a ação e a iniciativa. E espadas estão ligadas ao racional, ao intelectual, ao conceitual e aos pensamentos de maneira geral. Isto porque representam, respectivamente, os elementos água, terra, fogo e ar. É uma forma de se entender o tarô. E a partir daí podemos pensar em cada arcano menor como algo parecido sempre e relacionado com o naipe em questão. Por exemplo, um ás tende a ser um início, algo novo, que está nascendo e tem potencial para começar. Se for um ás de copas, estamos diante de um novo relacionamento. Se de ouros, de um trabalho novo. Um cinco sempre tende a falar de perdas e dificuldades. Se de copas, possivelmente que afeta o emocional do consulente, se de ouros, o dinheiro e o trabalho. Um rei será uma concretização, uma conquista, do assunto correspondente ao seu naipe. Talvez seja mais fácil, portanto, quando pensamos nos arcanos menores. Porém, olhando para os maiores, a visão dos arcanos fica muito limitada se fecharmos cada um deles para um único significado e assunto que ele representa. O que podemos pensar é o que cada um significa em cada um dos assuntos.
    Pensando novamente em exemplos, um imperador mostra algo que está conquistado, ou a necessidade de se ter mais estrutura, entre muitos outros significados. Mas pode estar relacionado ao trabalho, a saúde ou outro assunto qualquer. A roda da fortuna pode trazer mudanças bruscas, instabilidade, movimentação, e também pode ser em qualquer área ou assunto de nossa vida. Por estas razões entendo ser muito difícil qualificar arcanos maiores segundo assuntos, distribuindo-os por significados, fechando suas possibilidades. Acho que vale a pena entender o que cada um deles quer nos dizer em cada um dos assuntos e jogos que estão sendo analisados e interpretados pelo tarólogo.
Sair da versão mobile