Ícone do site Titi Vidal

O que é Astrologia

A sociedade humana sempre buscou inscrever-se no cosmo e inscrever o cosmo em si mesma. – Edgar Morin

 

Astrologia é um saber complexo, que inclui outros saberes, como Astronomia, Medicina, Filosofia, Psicologia, Matemática, entre outros. Ela é composta de técnicas e teorias complexas, que incluem cálculos e diversas interpretações. São infinitos os elementos pertencentes à Astrologia. Ao contrário da aparente simplicidade e superficialidade percebida na leitura de um horóscopo de jornal, que considera apenas os doze signos astrológicos, em poucos caracteres, para as previsões genéricas de bilhões de pessoas do mundo, interpretar uma pessoa, evento, ciclo ou situação a partir da Astrologia leva em consideração muito mais do que isso.

São pelo menos dez planetas, doze signos, doze casas, quase cem estrelas, diversos aspectos (ou ângulos que se formam entre planetas e pontos importantes encontrados a partir de cálculos matemáticos e astrológicos) e infinitos outros pontos, tudo isso combinado entre si, em uma dinâmica cíclica, com a repetição constante de alguns ciclos, mas com combinações totalmente únicas a cada instante.

O ABC básico da Astrologia, a partir do qual uma interpretação astrológica é possível, parte dos signos, dos planetas e casas astrológicas. Além deles, muitos outros pontos e combinações são possíveis, mas tudo começa a partir daí.

Em um mapa astrológico, por exemplo, cada um dos planetas e/ou símbolos estão em um dos doze signos e em uma das doze casas, formando ângulos, ou relações, entre si. Os signos dão a qualidade aos planetas e a às casas e portanto são fundamentais em qualquer interpretação astrológica. Justamente por isso, costumam ser o primeiro conteúdo astrológico a ser ensinado e aprendido pelos astrólogos e serão apenas eles abordados neste trabalho.

A Astrologia contém um alfabeto próprio. Esse alfabeto é composto de diversos símbolos que representam os planetas, signos e outros pontos. A linguagem astrológica precisa ser interpretada por quem conheça seus símbolos e sinais.

           A Astrologia também é uma narrativa. É a narrativa dos ciclos da natureza e do homem. Conta a história dos ciclos celestes e sua relação com os acontecimentos terrestres, o que inclui a experiência humana. Olhando para o céu, podemos contar várias histórias, através dos ciclos que apesar de sempre se repetirem nunca combinam-se da mesma forma.

Como a Astrologia é um saber complexo, compreender todos os possíveis ciclos e narrativas é algo igualmente complexo. Isto porque ela é composta por infinitas possíveis combinações, que narram a história de toda humanidade com enfoques diferentes, que passam pelo clima, estações do ano, política, economia e a história individual de cada ser humano.

Ainda assim, é possível narrar os acontecimentos terrestres a partir dos ciclos celestes, ou astrológicos, que, para tanto, precisam de um intérprete, o astrólogo.

[1] MORIN, Edgar; CASSÉ, Michel. Filhos do Céu: entre vazio, luz e material. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

Sair da versão mobile