Você gosta de livros de mistério e suspense? Apesar das prateleiras estarem cheias de autores premiados de thrillers, de vez em quando é bom voltar no tempo e ver como esse tipo de história ganhou a atenção do público. E ler Agatha Christie é uma ótima maneira de fazer isso.
Logo no começo de O Misterioso Caso de Styles, na edição da Globo Livros, há uma introdução onde se explica que esse foi o primeiro romance publicado da autora britânica (de acordo com que ela narra em sua autobiografia). A iniciativa partiu de um desafio de sua irmã, que disse que ela não era “capaz de escrever uma boa história de detetive”. E Agatha Christie foi — e muito!
Nesse livro, mr. Hastings foi passar uma temporada na casa de seu amigo John Cavendish quando uma tragédia acontece: uma morte sem precedente, envolvendo testamentos, problemas de relacionamento, disputas familiares, supostas traições… São tantas coisas ao mesmo tempo que a gente chega até a se perder em meios aos personagens. O importante é só não esquecer os fatos.
Em meio a vários nomes, foque sempre no que Hercule Poirot, um detetive belga, tem a dizer. Sua visão do ambiente e leitura das pessoas da trama a fazem se pegar em meios a vários: “O que? Como ele notou isso?’.
Livros de mistério são muito legais! Vale a pena investir nele para passar o tempo.