Ícone do site Titi Vidal

O celular da empresa deve ficar ligado na minha folga?

A resposta para essa pergunta é simples e inquietante: depende. Por isso, para não se perder ou agir de forma equivocada, pense nela com antecedência. Para se preparar, selecionei algumas recomendações do que fazer para o próximo dia de descanso:

 O que foi combinado quando você começou nesse cargo? 

Não tem problema perguntar na entrevista ou na contratação como é a dinâmica do trabalho, da área em que irá atuar e também o que a empresa e os gestores esperam de você. Com essas informações em mãos, dizer que estará totalmente desconectado(a) ou saber que não poderá deixar o celular longe fica fácil. Caso você não tenha perguntado isso quando começou a trabalhar na sua posição atual, converse com o(a) líder de sua área e entenda as expectativas dele(a) para esse momento.

Como você se preparou para a sua folga? 

É bem comum os profissionais se ausentarem do trabalho por alguns dias sem antes fazer um alinhamento com a equipe de apoio. Sem isso, qualquer fato novo que surgir, obrigará os profissionais que ficarão no escritório a acionarem você e, por isso, o seu celular deverá permanecer ligado o tempo todo. Também é possível que, devido à falta de alinhamento do time, você perca tempo e tranquilidade durante sua folga imaginando se tudo está caminhando bem.

Qual a natureza do seu trabalho? 

Nem sempre quem acha que deve estar o tempo todo conectado lida com emergências e crises. Por isso, não existe necessidade de ficar grudado no celular. Em alguns casos, mesmo os profissionais que devem estar atentos a qualquer acontecimento crítico, podem se desconectar, pelo menos por um período, porque houve uma preparação e, assim, os profissionais de apoio já sabem o que fazer.

Quanto você se sente seguro em relação à sua posição na empresa? 

Caso não se sinta à vontade para se desconectar totalmente, é provável que não esteja seguro(a) quanto ao seu papel na organização. Nesse caso, é essencial refletir sobre as razões desse sentimento e tomar atitudes para que ele não o(a) domine. A insegurança é uma das responsáveis pela sobrecarga de trabalho, já que, com medo de que alguém tenha um desempenho melhor, as atividades não são compartilhadas e/ou delegadas.
Depois de fazer essas perguntas a si mesmo(a), defina o que precisa colocar em prática para que possa se desconectar em sua próxima folga e comece a agir o quanto antes – mesmo que só tenha planejado um descanso para daqui alguns dias, semanas ou meses. Com certeza a sua produtividade irá aumentar, porque você conseguirá trabalhar com mais foco e também poderá recuperar as energias no seu descanso, mesmo se tiver que deixar o celular da empresa ligado.

Foto: Dominik Dancs no site Unsplash

Sair da versão mobile