Ícone do site Titi Vidal

O ano de 2020 e O Abismal: hexagrama água sobre água

Cuidado com o abismo, mas se cair nele, não ceda ao medo!

No I Ching, o hexagrama água sobre água (dois trigramas que representam o elemento água) formam, no livro de Richard Wilhem, O Abismal (Água), posição de número 29, e no livro de orientação taoísta de Alfred Huang, Escuridão. Independente da linha de interpretação, um dos significados correntes é de estar “em um poço dentro de um poço” ou “em um abismo dentro de um abismo”, e está diretamente relacionado à natureza do elemento que sempre flui e que pode parecer inofensivo, mas, neste caso, falta terra para conter uma corrente que pode causar danos.

É um hexagrama que fala de um perigo inevitável; uma vez dentro deste perigo, é muito difícil sair dele, por isso, o melhor seria nem entrar nesta situação (numa consulta ao oráculo que o resultado seja este hexagrama, isso isso serve de advertência). No entanto, muitas vezes não podemos escolher e somos levados em uma correnteza, semelhante ao que vivemos coletivamente neste ano de 2020. Ninguém escolheu entrar em uma pandemia. Aconteceu, e agora precisamos lidar com isso. E agora, como saímos deste abismo? A água se movimenta sempre para baixo, então o movimento natural aqui indicado é sempre cair (daí também o abismo). Como se percebe, é preciso extremo cuidado neste momento.

O sentimento relacionado ao elemento é o medo, mas a virtude associada é a sabedoria. Se nos deixamos dragar pelo medo, fica mais complicado ter a presença necessária para aprender e conhecer o momento. Com o tempo, o aprendizado se transforma em experiência, e a experiência leva à sabedoria. Sobre este hexagrama, Confúcio comenta:

“A água flui ininterruptamente e chega à sua meta:

a imagem do ABISMAL repetido.

Assim, o homem superior caminha em constante virtude e exerce o magistério.”  (P. 392 do livro de Richard Wilhem).


O homem superior no I Ching é código para a pessoa que não insiste em ir contra o fluxo dos acontecimentos, mas aquele que sempre procura aprender com os obstáculos e não se deixa abater por desejos egoístas e mesquinhos. A advertência do sábio tem o objetivo de mostrar que, à exemplo da água que flui sem parar, o homem também precisa consolidar em si, sem parar, o aprendizado do que é o melhor para si e para o coletivo, assim como o “exercício do magistério”, que se dá também pela repetição de exercícios. Assim, neste ano água de 2020, tenha cuidado – não se deixe levar na correnteza do medo, aprenda e repita sempre o que é sabido que funciona (desde uso de máscara até não gastar o desnecessário), e busque o que for necessário para dominar o medo.


Crédito da imagem: Pixabay 

Sair da versão mobile