porque é preciso resgatar os sonhos antes de realizá-los
Netuno fica retrógrado de 4 de julho até 09 de dezembro de 2025, sendo que dia 22 de outubro ele retorna para o signo de Peixes, onde fica novamente até dia 27 de janeiro, quando ingressa novamente e definitivamente no signo de Áries, onde ficará até 2039.
Após ingressar em Áries, dia 30 de março de 2025, e mostrar a que veio, agora Netuno retrograda para nos dar um tempo para assimilar as coisas e tomar um fôlego antes de seguir em frente.
A retrogradação de um planeta é uma condição astronômica, que acontece devido ao fato de todos planetas girarem em torno do Sol, mas estarmos assistindo a isso da Terra, que também gira em torno do astro-rei. Por isso, de tempos em tempos, temos a aparente impressão de que determinados planetas estão “caminhando” na direção oposta à do Sol, o que para efeitos astrológicos, leva o planeta em questão a voltar pelos graus dos signos do zodíaco. Do ponto de vista astrológico, é sempre um momento para rever, repensar e retomar assuntos que envolvem o planeta retrógrado.
Mas ao contrário do que muita gente acredita, retrogradações não são ruins. Elas são formas de acomodar os acontecimentos e oportunidades para repensarmos. Uma espécie de segunda chance cósmica que deveríamos saber aproveitar melhor.
Além disso, retrogradações acontecem sempre. Netuno, por exemplo, fica aproximadamente 43% do tempo retrógrado, como detalhei em um artigo anterior:
Fato é que Netuno, em Áries, promete grandes mudanças para o mundo. Vindo de Peixes, onde está forte por estar domiciliado, agora em Áries pede mais atitude e movimento. Mas também configura um clima mais bélico e intenso, como já estamos observando. Especialmente porque seu ingresso em Áries coincide com o de Saturno, sendo que ambos têm um encontro marcado no grau zero de Áries em fevereiro de 2026.
Agora, com a retrogradação, ganharemos tempo para nos prepararmos para tempos talvez desafiadores que temos pela frente. E repensar nossas atitudes, afinal, em Áries, Netuno também espera isso de nós.
É essencial aproveitarmos essa retrogradação para repensar metas, sonhos e objetivos, para assimilar os últimos dias, semanas, meses e anos e entender o que desejamos de novidade daqui por diante.
Ao voltar para Peixes, vai nos lembrar dos sonhos que tínhamos, do que desejávamos antes de deixar tudo correr solto ou se perder em meio a ilusões.
Do ponto de vista coletivo, essa retrogradação pode fazer com que muito seja repensado, inclusive guerras, conflitos e tensões. E, a depender de como se desenrolar esse período, podemos ter novos rumos ou uma intensificação desse clima a partir de fevereiro de 2026.
Individualmente, por onde Netuno transita em nosso mapa natal poderá ter a volta de algum assunto ou podemos ter uma trégua em determinadas questões. Mas é essencial aproveitar para repensar essa área da vida.
De um jeito ou de outro, o importante é não ter medo e saber aproveitar essa fase para refletir, repensar, resgatar sonhos e usar mais a intuição, especialmente quando Netuno reingressar em Peixes durante sua retrogradação.
Individual ou coletivamente, vale também ver se resolvemos todos assuntos que Netuno nos trouxe em Peixes, antes de seguirmos para as novidades do Netuno em Áries.
Esse momento é mais uma segunda chance em um momento tão intenso e transformador, no qual muita coisa está acontecendo ao mesmo tempo.
Podemos pensar que em 2025 estamos tendo uma prévia do que vem pela frente, a partir de 2026, e a partir de agora, com Netuno retrogradando e em seguida outros planetas que irão retrogradar, teremos um tempo para tomar fôlego, para repensar rumos, para rever a vida e ajustar a rota.
Que saibamos aproveitar!