Ícone do site Titi Vidal

Não existe evento ruim ou caro

Toda vez que eu falo isso, recebo pelo menos um olhar de reprovação. Mas quando eu completo a frase, dificilmente alguém segue discordando: “O que existe são oportunidades perdidas de fazer networking”.

Vamos fazer uma conta básica:

Esse foi o valor médio que investi em cursos, palestras, workshops e aulas nos últimos meses. E todos eles foram em São Paulo. Se precisasse viajar e pagar hospedagem, o investimento seria ainda maior.

Considerando que nem todos os eventos atenderam as minhas expectativas, eu poderia ter ficado bastante incomodada com o dinheiro gasto – sem contar o tempo perdido. Mas em todos eles eu coloquei em prática uma atividade que fez valer cada real e cada minuto investidos: o networking. 

Por isso, consigo dizer que mesmo não tendo saído satisfeita com o conteúdo apresentado em alguns desses eventos e, consequentemente, tenha achado que foram caros, eles me proporcionaram um benefício incrível: eu pude conhecer profissionais de diferentes áreas de atuação, pessoas interessantes e que têm contribuído com o meu crescimento profissional e pessoal.

Assim, sempre que você estiver em dúvida se vale a pena ou não investir em um evento, pesquise não apenas os palestrantes e organizadores. Verifique o público-alvo, que empresas estarão presentes, quais serão as oportunidades de interação com os participantes (intervalos e almoço, por exemplo). Muitas profissionais vão a eventos esperando ampliar sua rede de contatos, mas nem todas se sentem confortáveis em abordar um desconhecido. Por isso, se você tomar a iniciativa, irá ajudar a si mesmo(a) e as outras pessoas.

Foto: MD Duran no site Unsplash

Sair da versão mobile