Ícone do site Titi Vidal

(Não) é culpa do Mercúrio retrógrado

O eterno repensar a vida

E lá vem ele outra vez. Três vezes por ano Mercúrio fica retrógrado e, apesar de também trazer muita coisa boa, ganhou a fama de culpado de tudo quanto é problema que acontece durante esse período.

Retrogradação é um movimento aparente de que o Planeta está “andando para trás”. Olhamos para o céu e temos a impressão de que ele está “caminhando” na direção contrária à do Sol. Isso acontece porque apesar da nossa impressão de que todos planetas e o Sol estão girando em torno da Terra quando, na verdade, estamos todos girando em torno do Sol. Assim, de tempos em tempos, planetas ficam retrógrados em suas voltas particulares em torno do Sol.

Astrologicamente, quando um planeta fica retrógrado, é hora de rever e retomar assuntos ligados a ele. De Mercúrio a Plutão, todos ficam retrógrados. Mas por que Mercúrio ficou tão mais famoso?

Porque Mercúrio rege coisas do nosso cotidiano e por isso notamos de forma intensa esse movimento. Durante os aproximadamente 20 dias de sua retrogradação, mexe profundamente com a comunicação, a agenda e a organização da rotina, e por isso sentimos na pele o que está acontecendo.

Enquanto Mercúrio está retrógrado, costumamos ter problemas de comunicação, mal entendidos, conversas truncadas, problemas em nosso celular, no computador, na impressora. Comum perder arquivos (por isso é tão importante fazer um back up completo antes ou logo que ele começa a retrogradar). Bastante comum, também, não entender o que os outros querem dizer e ninguém entender o que você diz.

Também podemos mandar mensagem para a pessoa errada, por isso toda atenção ao que escreve e para quem envia. Você pode mandar uma mensagem pro seu colega de trabalho falando mal do seu chefe que, sem querer, está copiado na mensagem. Pode contar algo sigiloso para quem não deve. Pode se declarar pra pessoa errada. E por ai vai.

Ao assinar um contrato (sim, você pode assinar!) leia atentamente tudo que está escrito e tenha certeza se está mesmo de acordo com todas as cláusulas, e se estão mesmo todas lá – consulte sempre antes um(a) advogado(a) – e também um(a) astrólogo(a).

É ótimo fazer um exercício de ouvir antes de falar, de pensar antes de reagir, de ler e reler e repensar sempre. No fundo, Mercúrio retrógrado, nesse sentido, pede pra gente fazer o óbvio, aquilo que devia ser feito sempre.

Ele se tornou um “risco” maior nas redes sociais, onde tudo é tão rápido e amplamente compartilhado. Você escreveu o que não devia? Já foi, sua mensagem já foi espalhada.

Mercúrio retrógrado é, também, a volta dos que não foram. É a coisa mais comum do mundo você receber mensagem do ex. Ou não se aguentar e mandar a mensagem pra ele. Pense sempre muito bem se vale mesmo a pena viver de novo.

Esse é aquele momento para olhar para o passado para aprender com os velhos erros – e não repetí-los mais. É o período ideal para rever as metas e os planos, mudar de ideia, ajustar a rota.

Pode ser uma fase preciosa para você retomar um velho sonho ou projeto, tirar uma ideia da gaveta e, agora, fazer acontecer. Também pode valer a pena retomar Contatos e rever pessoas importantes.

Talvez seja a chance para reconciliar. Para rever alguma coisa e, ao refazer, deixar aquilo ainda melhor. Pode ser um bom período para reler um livro, retomar um estudo, repensar um antigo plano de viagem ou movimento qualquer na vida.

Aquilo que não foi bem feito antes, pode precisar ser refeito. O que estava acontecendo, pode mudar de direção. A palavra que havia sido dada, pode não valer mais. O que for prometido nesse período, talvez não seja cumprido.

Mercúrio, desta vez, fica retrógrado no profundo e intenso signo de Escorpião. Mais um indicativo de que as reflexões, revisões, retomadas e reformas serão profundas, intensas e, quem sabe, definitivas.

Pode ser o tal refazer para que dessa vez fique muito mais bem feito. Retomar para que agora realmente tenha resultado. Repensar para de fato encontrar o caminho certo.

Não tenhamos medo de Mercúrio Retrógrado. Muito menos vamos culpar a ele por tudo que nos acontecer de ruim nesse período. Ele dá mesmo um certo trabalho porque deixa parte da rotina um caos. Inclusive porque podemos ter compromissos remarcados, desmarcados, complicados. A agenda muda de última hora, assim como as ideias. Mas nada melhor do que um momento como esse para rever as ideias, repensar o pensamento. Para resgatar coisas importantes que ficaram perdidas pelo caminho (e às vezes isso é literal, quando encontramos objetos que estavam perdidos).

Mas, lembre-se, é olhar para trás para seguir adiante, é mergulhar fundo para poder voar.

Vale lembrar que para quem tem mercúrio retrógrado no mapa natal, este é sempre um bom período e que mesmo para quem não tem, pode ser um momento interessante.

Retrógrados
Mais sobre planetas retrógrados

Quem é Gêmeos ou Virgem de Sol ou Ascendente costuma sentir um pouco mais na pele esses efeitos. Mas todos sentimos na área do mapa onde temos Gêmeos ou Virgem, onde Mercúrio natal está , mas , principalmente e para todos nós, onde temos o signo de Escorpião, que é por onde ele está retrogradando neste momento. Você pode descobrir isso fazendo seu mapa astrológico.

A retrógradação de Mercúrio vai de 31/10 a 20/11/2019 e tem mais informações a respeito no meu canal no YouTube. Inclusive sobre como cada signo tende a sentir mais (valendo também para seu Ascendente).

E pensando nessa época de fim de ano, esse também é um momento maravilhoso para rever tudo que você fez e viveu em 2019, e começar a planejar tudo que deseja para 2020.

Que seja um momento de revisões importantes e atitudes transformadoras, porque é isso que esse céu quer.

Sair da versão mobile