Ícone do site Titi Vidal

Mover Montanhas

Sou, antes de tudo, um ser humano que ama o que existe de maravilhoso na vida e tem horror ao que ela tem de cruel
(“Chorar, amar, rir, compreender”, de Edgar Morin)

No último domingo de abril foi realizada a cerimônia de entrega do Oscar 2021. Assisti alguns dos filmes indicados, nas diversas categorias, mas outros estão na minha lista de espera para vê-los.

Não vou comentar sobre as películas, mas vou querer mencionar sobre algumas das canções que foram indicadas para premiação deste ano. Várias delas com forte mensagem social, por força da temática dos filmes para os quais foram criadas, mas que transcendem a tela e se relacionam com a dura realidade social do nosso tempo atual.

Gabriella Sarmiento Wilson, cantora, compositora e multinstrumentista americana, de 23 anos, mais conhecida como H.E.R., já ganhou 4 Grammys em sua trajetória. Agora, obteve o Oscar de “Melhor Canção do Ano”, em 2020”, com a balada “Fight for you”, que fez em parceria com Tiara Thomas e D’Mile, para o filme “Judas e o Messias Negro”, de Shaka King. “A Liberdade vai nos manter fortes…se você apenas esperar, a liberdade não é de graça… A Liberdade não está pendurada nas árvores”.

A cantora e compositora britânica Celeste (Celeste Epiphany Waite) se tornou a 5ª artista a liderar a pesquisa “Sound of…”, da BBC e ganhar o prêmio “Estrela em Ascensão”, no Brit Awards, em 2019. Em parceria com Daniel Alexis Pemberton, compôs a canção “Hear my voice”, que integrou a trilha do filme “Os 7 de Chicago”, de Aaron Sorkin. “Deixe-me ver uma mudança através desses olhos… Escute minha voz, escute meus sonhos. Vamos fazer um mundo no qual acreditamos”.

Leslie Odom Jr. é ator e cantor americano, que em 2016 ganhou os prêmios Tony por sua atuação como ator/cantor principal e o Grammy de “Melhor Álbum de Teatro Musical”. No filme “Uma noite em Miami”, de Regina King, ele atua como ator e cantor no papel de Sam Cooke, considerado o “Rei do Soul”. Ele escreveu, em parceria com Sam Ashworth, a canção “Speak Now” – “Escuta, escuta. Enquanto a tempestade em seu coração está se alastrando. Ouça, escuta aos ecos de mártires orando… Eu juro que nunca encontraremos um caminho para onde estamos indo, sozinhos”.

No filme “Estados Unidos vs Billie Holiday”, de Lee Daniels, a atriz, cantora e compositora americana Andra Day (Cassandra Monique Batie) dá um show de interpretação como Billie Holiday, atuando e cantando vários de seus sucessos. Aqui vou destacar seu trabalho como compositora com a canção “Rise up”, que mesmo sendo um registro de 2016 continua tão atual – “Mas eu vejo isso em você. Então nós vamos sair disso e mover montanhas… Tudo o que precisamos é de esperança”.

Soul ganhou dois prêmios – Melhor Filme de Animação e Melhor Trilha Sonora Original – no Oscar 2021. O personagem principal é Joe, um professor de música do ensino médio apaixonado por jazz, mas cuja vida não é como ele esperava. Ele descobre o sentido verdadeiro da vida, quando viaja a uma outra realidade para ajudar outra pessoa a encontrar sua paixão. Aqui destaco a canção “It’s all right”, de Sam Cooke, nas vozes de Jon Batiste & Celeste.

https://www.youtube.com/watch?v=txdUE10OopA

De fato, a necessidade de ação alimentou a convicção, ou melhor, a esperança.
E a esperança alimentou a necessidade de ação

(“Chorar, amar, rir, compreender”, de Edgar Morin)

Crédito da foto: Mariano Arriaga

Sair da versão mobile