Ícone do site Titi Vidal

Meu signo combina com o seu?

Compatibilidade astrológica e a importância de fazer a sinastria

É comum a gente se perguntar se o nosso signo combina com o de outra pessoa. Ao conhecer gente nova, “qual é o seu signo?” é uma pergunta frequente de muita gente. E de fato os signos podem se combinar mais ou menos com outros, mas tem muito mais coisa envolvida nessa combinação astrológica.

É importante saber que somos todo um mapa astrológico natal, ou seja, cada um de nós tem um mapa astral único e particular, que contém muitas informações ali dentro e que, ao combinar com o mapa de outra pessoa, nem sempre o signo solar será o mais importante.

A técnica astrológica que combina mapas chama-se sinastria e ela combina uma série de fatores. Primeiro, temos que analisar cada mapa de forma completa e entender quem é essa pessoa, com tudo que faz parte dela. É só a gente pensar que quando nos relacionamos, principalmente em relações mais duradouras, todos nossos aspectos, mais cedo ou mais tarde, vão influenciar essa relação.

Depois, cruzamos esses mapas, vendo aspectos de semelhanças e afinidades, tensões e desafios e como esses mapas se inter-relacionam.

As primeiras coisas que devemos pensar é justamente na combinação dos signos solares e lunares, para saber sobre afinidades mais essenciais, sobre personalidades. O Ascendente também entra nessa história e basta ter um dos três – Sol, Lua ou Ascendente compatível com um desses elementos no mapa do outro para já termos algum ponto em comum. Por exemplo, se meu Sol combina com a Lua de outra pessoa, provavelmente em algum ponto importante já vamos nos conectar.

Quando pensamos em relacionamento afetivo e atração, é justamente a relação desses três pontos – Sol, Lua e Ascendente, com Vênus e Marte incluídos, que vamos ver o quanto nos sentimos atraídos por alguém. Por exemplo, o Vênus ou Marte de alguém em bom aspecto ou no mesmo signo de Sol, Lua ou Ascendente do outro, ou uma boa relação entre Vênus de um e Marte do outro. Pronto, temos atração e conexão que já permitirão a relação ir um pouco mais a diante.

Mas, curiosamente, muitos dos aspectos que vemos em Astrologia como atração, tratam-se de tensões astrológicas e isso significa que para uma relação ter sequência e durabilidade, outros aspectos precisam estar presentes.

É aí que entra a necessidade de encontrarmos um número maior de afinidades entre os mapas e são esses mesmos pontos que mais importam: Sol, Lua, Ascendente, Vênus e Marte.

Vênus e Lua

Indo um pouco além, Saturno em aspecto com Sol, Lua, Ascendente ou Vênus também pode indicar uma relação mais longa e duradoura, enquanto a presença de Júpiter pode trazer mais expansão e felicidade para a relação.

Na verdade, isso tudo é bem complexo e as melhores relações costumam incluir afinidades e tensões, já que os desafios garantem a durabilidade da atração e da paixão e a dinâmica para que a relação não se torne monótona, enquanto as afinidades garantem a harmonia e a capacidade de criar mais intimidade e duração. Além disso, temos que incluir Mercúrio nessa história, porque sem boa comunicação, por mais maravilhosa que uma relação possa ser, em algum momento teremos grandes problemas.

Apesar da complexidade e de ser sempre ideal fazer ambos os mapas e sinastria de forma mais completa, aqui vão algumas dicas para pensar em suas relações.

Ao descobrir os signos de cada um desses pontos e planetas(Dá pra descobrir gratuitamente neste link: https://titividal.com.br/mapa-gratuito/) : Sol, Lua, Ascendente, Mercúrio, Vênus e Marte, veja o quanto de afinidade existe entre você e a pessoa de quem você gosta.

Signos de ar (Gêmeos, Libra, Aquário) tendem a se harmonizar bem com os de fogo (Áries, Leão, Sagitário), enquanto os de Água (Câncer, Escorpião, Peixes) tendem a se harmonizar melhor com os de Terra (Touro, Virgem, Capricórnio).

Os signos opostos costumam ter uma tensão inicial e um grande potencial de relacionamento a médio/longo prazo, já que em essência contém semelhanças e ao mesmo tempo trazem importantes aprendizados:

Áries – Libra

Touro – Escorpião

Gêmeos – Sagitário

Câncer – Capricórnio

Leão – Aquário

Virgem – Peixes

Signos de mesmo elemento costumam ser extremamente compatíveis e com essência parecida. Ter o Sol, Lua e/ou planetas pessoais em signos de mesmo elemento é, em princípio, garantia de intimidade, afinidade, profundidade e boa relação.

Signos de fogo: Áries, Leão, Sagitário

Signos de terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Signos de ar: Gêmeos, Libra, Aquário

Signos de água: Câncer, Escorpião, Peixes.

Lembre-se: está valendo o Sol de um em Áries e a lua do outro em Sagitário, por exemplo, ou Vênus de um em Gêmeos e a Lua de outro em Libra ou, ainda, Marte de um em Câncer e o Vênus do outro em Escorpião.

Isso tudo mostra o quanto vamos além do signo solar e isso vale especialmente para nossos relacionamentos. E isso também aumenta demais as chances de compatibilidade.

Além disso, ainda que determinados signos, em princípio, não combinem entre si, quando a relação como um todo funciona, é possível driblar os desafios conhecendo as características do signo do outro e respeitando as diferenças. Além disso, todos nós temos todos os signos no mapa e quando a pessoa com quem nos relacionamos tem um determinado signo, ela projeta esse sol em determinada área da nossa vida, iluminando esses aspectos.

Ou seja, todo mundo pode nos ajudar a crescer, aprender mais sobre nós mesmos e nos desenvolver. Além disso, todos mapas podem se combinar, mais ou menos. Por sinal, é extremamente raro vermos uma sinastria 100% maravilhosa ou trágica. E é por isso que aprendemos tanto com cada relação.

Assim, ao invés de se perguntar sobre o quanto o outro combina com você, podemos começar a nos perguntar o quanto o outro nos ajuda a crescer. Afinal, se houver amor em um relacionamento, podemos aprender a conviver com diferenças, sendo que quando o amor não está presente na relação, não tem compatibilidade que se sustente.

Agende sua consulta pra fazer uma sinastria pelo email contato@titividal.com.br.

Sair da versão mobile