Ícone do site Titi Vidal

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM CAPRICÓRNIO

FINAL DE ANO COM REVISÕES

Dezembro vem com Mercúrio fazendo a sua última retrogradação de 2023, que inicia dia 13 e vai até dia 2 de janeiro de 2024.

Um movimento sempre muito comentado e pouco aproveitado. Mercúrio fica retrógrado pelo menos três vezes ao ano e, ainda assim, tem sido malfalado por quem não conhece profundamente seus significados e oportunidades. Cada retrogradação é uma boa fase para reavaliarmos o andamento dos planos, buscarmos presença em nossos diálogos e reduzirmos o ritmo acelerado que nos envolve em uma compulsão de informações com pouca absorção e entendimento.

Mercúrio é um astro bem pop, um dos mais falados e conhecidos. Nos possibilita criar pontes, está associado aos caminhos, pensamentos, estudos, vendas, negociações, compras, como entendemos o mundo e como nos fazemos ser entendidos.

Em Capricórnio, ele busca a realidade dos fatos e a praticidade das decisões. Não se fala demais, entende o tempo, necessidade de maturidade e compromisso com o que propagamos.

Limites são entendidos e estabelecidos, pensamos sobre o trabalho, os resultados, e nos atentamos mais aos fatos do que aquilo que é dito.

Aliás, o ideal é desenvolvermos a nossa humildade, entendendo quando podemos e devemos falar.

E para não cairmos nas fake news astrológicas e nem nos desesperarmos com o que pode surgir de informação por aí, vale entender algumas coisas sobre esse movimento que acontece 3 vezes ano, e copilamos aqui alguns dos vários textos sobre esse movimento:

Além disso, dentro desse percurso, Mercúrio irá se unir com outros planetas, traçando e retomando alguns diálogos, pensamentos e ideias, que precisam de uma reorientação.
Logo no dia 18 de dezembro, ele aspecta Júpiter que está em Touro, fortalecendo a oportunidade de nos abrirmos aos bons aprendizados, especialmente aqueles que nos apresentam a visão de novos horizontes, onde a mente se dilata e focamos nossos pensamentos em ideias possíveis de serem alcançadas. Tal encontro vem muito a calhar nessa fase final de 2023, favorecendo metas mais realistas, sem perder o otimismo e esperança.
Alinhado com Saturno, dia 21, caminhamos de forma prudente, entendendo muito bem o que está sob a nossa responsabilidade, tendo consciência do que afinal ressoa com nossas vontades e necessidades, reorganizando nossos métodos de trabalho e ambições.
Importante destacar que este aspecto nos ajuda a planejar o futuro e chega em ótimo momento, às vésperas do fim do ano. Mas também pode nos cobrar mais responsabilidade, ao trazer mais consciência do que de fato está acontecendo.
Podemos inclusive receber notícias que nos façam entrar ainda mais em contato com a realidade.

Dia 23 Mercúrio, retrógrado, volta para Sagitário, nos inspirando a resgatar sonhos e projetos que possam ser colocados em prática no futuro. Isso pode incluir projetos que envolvam cursos, viagens, reencontros e conversas importantes.
Já, no dia 27, temos a conexão de Mercúrio retrógrado com Marte e Netuno, e podemos nos perceber envolvidos por assuntos confusos, histórias distorcidas, indecisões e enganos, marcando dias mais delicados, atenção redobrada com aquilo que vamos ler, com o que vamos nutrir nossas mentes. O silêncio pode ser aliado, para não deixarmos nossas mentes ficarem atordoadas a ponto de nos perdermos de nós.
Ao nível prático, o cuidado com viagens deve ser redobrado, desde os horários até documentos, visto que dentro dessa época o fluxo se acentua e com essa configuração no céu podemos passar por fraudes, perder documentos ou até nos confundirmos com coisas básicas.
Lembrando que com a saída da retrogradação no dia 2 de janeiro todos esses encontros se repetem, até que então, ele siga rumo a novos horizontes, abrindo as possibilidades e nos apresentando novas histórias ou novas formas de lidarmos com histórias antigas.
A mensagem é clara, qual a nossa responsabilidade dentro dos desafios e o que está em nosso alcance? O que não funciona fica nítido e vem ao encontro da consciência.

*Texto: Titi Vidal com colaboração de Bruna Barella Fernandes e Mariana Bassan.

Sair da versão mobile