Dezembro vem com Mercúrio fazendo a sua última retrogradação de 2023, que inicia dia 13 e vai até dia 2 de janeiro de 2024.
Um movimento sempre muito comentado e pouco aproveitado. Mercúrio fica retrógrado pelo menos três vezes ao ano e, ainda assim, tem sido malfalado por quem não conhece profundamente seus significados e oportunidades. Cada retrogradação é uma boa fase para reavaliarmos o andamento dos planos, buscarmos presença em nossos diálogos e reduzirmos o ritmo acelerado que nos envolve em uma compulsão de informações com pouca absorção e entendimento.
Mercúrio é um astro bem pop, um dos mais falados e conhecidos. Nos possibilita criar pontes, está associado aos caminhos, pensamentos, estudos, vendas, negociações, compras, como entendemos o mundo e como nos fazemos ser entendidos.
Em Capricórnio, ele busca a realidade dos fatos e a praticidade das decisões. Não se fala demais, entende o tempo, necessidade de maturidade e compromisso com o que propagamos.
Limites são entendidos e estabelecidos, pensamos sobre o trabalho, os resultados, e nos atentamos mais aos fatos do que aquilo que é dito.
Aliás, o ideal é desenvolvermos a nossa humildade, entendendo quando podemos e devemos falar.
E para não cairmos nas fake news astrológicas e nem nos desesperarmos com o que pode surgir de informação por aí, vale entender algumas coisas sobre esse movimento que acontece 3 vezes ano, e copilamos aqui alguns dos vários textos sobre esse movimento:
*Texto: Titi Vidal com colaboração de Bruna Barella Fernandes e Mariana Bassan.